Recommended Posts

Publicado

Boas

Tenho de limpar os meus filtros exteriores e gostaria de saber qual a melhor forma, li que não convêm usar agua da torneira porque mata a colónia de bactérias por outro lado se uso a agua do tpa não me arrisco a destabilizar a colónia de bactérias pois é logo o filtro e a mudança de agua ao mesmo tempo, convêm lavar esponjas, cerâmicas etc. na mesma altura?

Já agora se poderem ajudar é que às vezes o obvio é o que temos mais dificuldade a perceber. :lol:

Publicado:

Eu nunca faço tpa e limpeza de filtro no mesmo dia... é uma pancada grande demais na colonia de bactérias.

Quando limpo o filtro faço assim:

- Abro o filtro mas não despejo a água do interior.

- Tiro fora as esponjas e lavo-as com água da torneira corrente e morna. Como as esponjas são principalmente para limpeza mecânica e não ninhos de bactérias, não me interessa as bactérias que perco. Lavo a esponja até não ter mais lixo. Costuma ajudar bastante bater com ela numa superficie para soltar os lixos entranhados. Prefiro ter uma esponja sem bactérias mas limpa de detritos, que uma com bactérias e detritos entranhados.

Além disso as bactérias que ficam nas cerâmicas e no próprio aquário são mais que suficientes. Estavamos feitos se só existissem nos filtros.

- Tiro os recipientes das cerâmicas um a um e dou-lhes depois uma passagem na água que está no filtro, só para soltar a porcaria maior.

- Despejo a água do filtro, lavo-o em água corrente morna e depois volto a colocar tudo no sitio, fecho-o e ligo-o no aquário.

A água do aquário vai para o filtro quando o ferro e reponho depois o que saiu com água nova.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Publicado:

Vivas.

Eu faço exactamente como o Darius. Apenas que não passo a cerâmica por água para a lavar (está no fundo do copo, é um EHEIM 2213). Como tenho turfa granulada por cima da cerâmica, não me dá grande jeito estar a tirar a turfa toca, para passar a cerâmica por água :lol:

De resto é tudo igual... despejo a água do filtro, limpo a cabeça e o rotor (ficam sempre com um pouco de lodo), monto tudo de novo. Ligo o filtro às mangueiras do aquário. Aproveito e ainda faço uma TPA (10-15 litros no máximo) + sifonação do fundo. Ferro o filtro no final e reponho a água que retirei (filtro + TPA).

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

Boas,

Aproveito aqui a deixa para perguntar como é que fazem para ferrar o filtro. Eu tenho um Eheim 2215 que lá de vez em quando lá manda uma bombada de bolhinhas...nunca consegui retirar a totalidade do ar de dentro do filtro!

Cumprimentos,

Luís Almeida

Publicado:
Boas,  

Aproveito aqui a deixa para perguntar como é que fazem para ferrar o filtro.

O meu ferra por ele... é um fluval 304 e basta abrir a valvula de segurança que a água flui para dentro do filtro sem problemas.

Quando deixo de ouvir a água a entrar no filtro uso o sifão que tem incluído só para expulsar algum ar que possa ter ficado, ligo depois à corrente e pronto.

No teu caso o ar que fica deve ser devido a teres que encher à mão. como não conheço bem o modelo que falas não te posso ajudar muito.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!