Problemas ( Algas e Folhas "furadas" ) [ Act. 22-1

Recommended Posts

Publicado

Bem após ter adquirido um tronco com umas annubias, mais umas annubias extras dadas pelo vendedor, estou com um pouco de receio.

Tenho umas fotos para uma melhor visualização dos problemas,

PP1.JPG

PP2.JPG

PP3.JPG

PP4.JPG

PP5.JPG

PP6.JPG

Em contrapartida tenho as minhas annubias que já se encontravam no aquário, que continuam a desenvolver-se muito bem,

NP1.JPG

NP2vsPP7.JPG

Gostava que me dessem uma solução para este problema, ou então o que leva a isto...

Obrigado,

Cumprimentos,

Nelson Ferreira

Os melhores cumprimentos,

Nelson Ferreira

673_1394.png

Publicado:

Parece-me almoço de pleco :D Não conheço nenhuma falta (nutrientes ou outra coisa qualquer) que faça isso e a única vez que tive uma planta assim, foi o maluco do pleco que lá andava.

No entanto, espera por mais opiniões porque para mim as plantas são um verdadeiro mistério.

Fica bem

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Publicado:

Olá,

O problema é nutrientes, partindo do pressuposto que tens a luz adequada para as plantas que manténs.

As fotografias ajudam é claro, contudo o mesmo sintoma de deficiência/excesso pode ser visto da mesma maneira em nutrientes diferentes.

De qualquer maneira.. se nos disseres o volume do aquário, quantidade/tipo de luz, injecção ou não de CO2, tipo de fertilização efectuada, se possível alguns parametros da água, ajudam na resolução de problemas.

Abraço

Publicado:

Tens razão, esqueci-me completamente do mais importante... :lol:

Dados:

Dimensão: 100x40x40

Volume: 150L

Luz:

- Uma das lampadas é das que veio com o aquário, encontra-se na parte que ilumina a frente do aquário, não tenho informações das lampadas.

- A outra é uma SOLAR Marin Day 18w ( 15000k )

- Utilizo um fertilizante, Freshwater Plant 250 ML.

freshwater.jpg

Injecção de CO2: A ser pensado ( se estiver na hora, utilizarei como é óbvio )

Quanto aos parametros dá água, só tenho noção do Ph = 7.5 / 8.

Estava a pensar adiquirir este pequeno medidor:

a_pHep.gif

MAs gostava de saber se em questão de preço/qualidade/durabilidade vale a pena.

Obrigado,

Cumps,

Nelson Ferreira

Nelson Ferreira

673_1394.png

Publicado:

Olá,

Mesmo não sabendo o valor de watts da lâmpada que veio com o aquário (que á partida não será nada por ai além), creio que a luz poderá não ser suficiente. Não sou a melhor pessoa para dar conselhos sobre iluminação, mas um espectro de 15K parece-me exagerado para plantas.

Na questão da quantidade de luz apontar para pelo menos 0.5 watts por litro; o fertilizante não conheço, mas pressuponho que seja para adicionar micros.

Antes de entrar em detalhes mais profundos sobre a nutrição, seria melhor pensar em aumentar a quantidade de luz e considerar a hipótese de injecção de CO2.

Depois destes dois assuntos resolvidos, vê como é que as plantas reagem. Se continuares a teres problemas, podes então virar-te para a questão dos nutrientes.

Abraço

Publicado:

Nelson, essas são as anúbias que te arranjei? Se forem estou :lol:

Estás com uma carência brutal de potássio. Vê se consegues arranjar um suplemento de potássio. Pode ser o da Kent também. Como elas estavam e como elas estão... 8)

Em relação às folhas com green spot não te preocupes, é normal, mas essas folhas esburacadas tenta resolver o mais rapidamente possível.

Its_me, nota que as plantas em questão são anúbias, não requerem muita quantidade de luz/CO2. Mesmo que as plantas tenham saído de um meio com muita luz para um meio com pouca luz, o máximo que poderia acontecer seria uma diminuição do crescimento das folhas e nas dimensões das mesmas.

Publicado:

Olá,

Não aconselhei o aumento da quantidade de luz só por causa das Anubias. A não ser que ele queira o aqua só com essa planta :( Quanto ao CO2 falei por experiência própria. Quando não tinha CO2 as minhas Anubias ficaram exactamente assim; quando comecei a utilizar melhorou.

De qualquer maneira, não excluo a hipótese de carência de nutrientes. Tem contudo em conta, que o CO2 é o primeiro nutriente procurado pelas plantas.

Abraço

Publicado:
Nelson, essas são as anúbias que te arranjei? Se forem estou  cheers  

Estás com uma carência brutal de potássio. Vê se consegues arranjar um suplemento de potássio. Pode ser o da Kent também. Como elas estavam e como elas estão...  :wink:  

Em relação às folhas com green spot não te preocupes, é normal, mas essas folhas esburacadas tenta resolver o mais rapidamente possível.  

Pois mas como te disse ando nisto há pouco tempo. :?

Isso da luz, falei-te naquela tampa que vou fazer vai demorar mais uma ou duas semanas ainda mas não está esquecida. 8)

Agora potássio, não sei como vou fornecer isso às plantas :lol:

Nelson Ferreira

673_1394.png

• 2 semanas depois...
Publicado:

Passado algum tempo a annubia começou a crescer:

AquaAnnubia22-1-05.jpg

Gostava de saber que planta é esta ( nome ciêntifico ):

AquaPlanta22-1-05.jpg

Mas a minha annubia que está no aquário desde que foi montado está com uns problemas, vou tratar de fazer trokas parciais todos os dias para ver se trato delas 8) , na foto abaixo nota-se bem o problema:

AquaProblema22-1-05.jpg

Desculpem o tamanho mas assim vê-se todos os promenores, gostava de saber o que é esses fiozinhos pretos, acho que se trata de umas algas. Gostava que me ajudassem nesta parte. :oops:

P.S. - mais informação em http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...5839&highlight=

Cumps,

Nelson Ferreira

Nelson Ferreira

673_1394.png