Afinal em que é que ficamos?


Tânia Filipa

Recommended Posts

Tirem-me esta dúvida que encontrei no Google, quando fui procurar coisas sobre carvão activado e desde já muito obrigada.

 

"...Não tenho essa experiência mas li em varios sitios que realmente o carvão activado retira nutrientes uteis às plantas.

Pedro Borges

Jan 20 2004, 12:05 AM

Sim, é verdade, o carvão activado serve exactamente para absorver certos elementos da água, alguns destes são importantes para as plantas. Num aqua plantado não se usa carvão activado, concorre com o alimento das plantas.

 

Abraço,

Pedro

André Nóbrega

Jan 20 2004, 12:33 AM

boas!

 

discordo, o carvão não tem poder suficiente para adsorver os nútrientes no aquário necessários á vida das plantas em quantidades que as possam prejudicar. no processo de activação do carvão este fica com grandes quantidades de fosfato que são libertadas para a água.

o fosfato é um dos principais nútrientes utilizados pelas plantas.

acho que é desnecessário num plantado, nem o uso em casos de medicação, as trocas parciais são o melhor.

uso carvão activado para fazer cultura de vermes para dar aos peixes

 

 

Afinal posso meter o carvão activado no aquário com plantas ou não?

Editado por Tânia Filipa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O carvão serve para retirar alguns elementos da água e de facto sempre li que retira alguns micro-nutrientes que são utilizados pelas plantas.

 

Juntando ao facto de ter uma curta duração (um mês de utilização) o carvão costuma ser utilizado para retirar restos de medicação.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Na minha opinião depende sempre do propósito a que se deve a utilização do carvão activado, se é temporário para eliminação de elementos remanescente da utilização de medicação, ou se é para utilização continua para propósito de filtragem. Neste segundo ponto depende de vários factores, desde a quantidade de carvão utilizado, ao volume do aquario, flora existente e fauna, visto que por exemplo, se tens um aquario de dimensões reduzidas com pouca flora o uso de carvão activado pode retirar elementos traço ou micro-nutirentes que sejam necessários para as plantas, ja num aquario grande densamente plantado com fertilização o uso de carvão activado, apesar de não ser necessário, por ser utilizado com regulador de certos compostos quimicos presentes na agua, há mesmo quem utilize o carvão ativado em aquarios malawi, visto que a flora normalmente é reduzida, os aquarios são de dimensões consideraveis e a fauna produz uma elevada quantidade de amonia, em que o carvão activado ajuda a reduzir a presença desta atraves da sua absorção....

 

Em suma um aquario pode muito bem viver sem carvão activado, e a sua utilização pode ser simplesmente substituida com TPAs.

 

Cumprimentos

Editado por barman_dani
28592.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.