snake-bit Publicado Outubro 20, 2010 Publicado Outubro 20, 2010 boas, Estou a pensar seriamente em iniciar-me no mundo da aquario filia. A minha ideia é criar um a aquario comunitario, estando a pensar comprar algo 120x50. Agora as duvidas: - sendo que resido na zona do barreiro, onde poderei comprar o aquario, sendo que pretendia adquirir logo o kit complete (aquario, movel, filtros,...)? Algumas marcas em especial? - A nivel de plantas quais as melhores para iniciados? E para um aquario destas dimenões o que é que são plantas suficientes e a partir de quato é que é demais? - estava a pensar criar a zona de plantas num dos lados do aquario, tentanto criar ai uma pequena cruta com pedras ou algo do genero, que serva de refugio e "berçario" e depois criar uma zona mais aberta/ampla no lado comtrario do aquario apenas com algumas rochas e elementos decoraticos, tipo anforas, troncos, etc... Acham bem ou acham que o melhor para o equilibrio do aquario será estar tudo equativamente distribuido pelo aquario? - A nivel de peixes estava a pensar entre os seguintes - Neons (um cardume de 6/8 peixes) - Gupy (um cardume de 6/8 peixes) - 2 ou 3 botias palhaço - Uns Kuhlis (para limpesa do fundo) - Um casal de Betas - Uns escalares - uns discus pequenos - uns colisas - e gostava tambem de uns peixes em tonalidades amarelas... aceito sugestões. - e queria tambem uns daqueles peixes que se agaram ao vidro e o vão limpando... mais uma vez se aceitam sugestões. Não estou a pensar meter isto tudo ao mesmo tempo, são apenas alguns dos peixes que vi e gostei... provavelmente até estão aqui peixes que não se dêm bem uns com os outros. Para isso é que conto com o vosso auxilio. Quais os peixes que não posso mesmo ter em conjunto? Quais os a aquirir primeiro e ir inserindo? é que já me disseram que a agressividade de alguns peixes tem a ver com o facto de eles já estarem no aquario ou de serem inseridos num aquario onde já estejam os outros. Tenho um amigo que tem um aquario com praticamente estes peixes todos e mais alguns menos os escalares e as colisas e dá-se tudo bem... Será utopico da minha parte estrar o mesmo? Obrigado Citar
Tânia Filipa Publicado: Outubro 20, 2010 Publicado: Outubro 20, 2010 (editado) Boas, muito bem vindo. Quanto ao aquário como não sou da tua zona, não sei onde o melhor local para o comprares. Gostei da tua ideia de como pensas decorar o aquário, claro que depois metes aqui umas fotos e aí ao vivo e a cores é mais fácil de ajudar. Os peixes é como tudo alguns á partida não se dão muito bem, como por exemplo escalares que gostam de uma maneira deferente de neons e de guppies, mas se forem um dos últimos a serem colocados no aquário e ainda pequenos tens mais hipótese de se darem bem. Os betas, são territoriais também por isso a meu ver eles e os escalares devem ser dos últimos Os peixes que escolheste não são todos do mesmo ph, por este motivo caso os queiras à mesma deves ter o ph neutro, ou caso não consigas ph neutro, desde que não seja muito longe do pretendido, mais vale deixar estar do que andar com químicos para o alterar, pois com o passar dos dias, o ph tem tendência a voltar aos valores iniciais e essas oscilações ainda são piores para os peixes. Os peixes que se agarram ao vidro são ottos, também deves optar por coridoras, comem pastilhas de fundo e revolvem o areão, ou seja uma óptima equipe de limpeza e equipe porque deves ter no mínimo 3, mas o aconselhado é cinco da mesma espécie, há bem bonitas e com tanto chão bem podes comprar mais que uma espécie. sei que queres meter as kuhilis, mas elas às vezes andam tão escondidas e são tão rápidas que até nos esquecemos que as temos Conclusão quando o aquário estiver apto para os habitantes começarem a habitar, começa por um cardume de coridoras e uns 3 ou 5 ottos, também são de cardume, depois metes os neons também uns cinco no mínimo, estes cardumes em número maior dão muita graça ao aquário, metes as kuihlis Mais tarde Um trio de guppies depois os discus e as colisas e mais tarde os territoriais. Não sei se meteria estas espécies todas se calhar podias optar antes por ex: Ou neons ou guppies, ou escalares ou discus, mas tu é que sabes Vai dando noticias e boa sorte. Editado Outubro 20, 2010 por Tânia Filipa Citar
snake-bit Publicado: Outubro 20, 2010 Autor Publicado: Outubro 20, 2010 obrigado tania, em relação ás plantas sabes se as posso meter logo de inicio ou quanto tempo convem dar com o aquario só com agua e areão? E depois de ter o aquario com o areão, as plantas e as rochas, existe alguma regra a nivel de tempo para se começar a meter os peixes ou tem pura e simplesmente a ver com os niveis de PH da agua? Citar
Tânia Filipa Publicado: Outubro 20, 2010 Publicado: Outubro 20, 2010 Boas. Olha as plantas podem ser metidas logo no início quando fazes a decoração do aquário. Deves ter em atenção que existem algumas plantas que precisam de substrato, por isso pensa bem nas plantas que queres para poderes meter o substrato antes do areão. Deves seguir uma regra que é o Ciclo do Azoto, deves ler e cumprir é um bocado secante não permite que possamos meter logo peixes , mas agora existe um acelerador de bactérias, ou seja acelera o ciclo e permite que comeces logo no primeiro dia a colocar peixes , poucos, mas podes meter. Eu já montei dois aquários assim e não tive baixas. As bactérias compras em lojas de aquariofilia. Começa com os peixes de fundo, ou se não quiseres meter coridoras mete as cobrinhas e os ottos, depois aí de quatro ou cinco em cinco dias vais introduzindo mais uns poucos, mas CALMA, uns poucos não quer dizer que como vais meter por exemplo um cardume de 20 neons, não quer dizer que compres logo os 20, compras 4 ou 5, e isso por o teu aquário se bastante grande. Boa sorte. Citar
João Paulo Viegas Publicado: Outubro 21, 2010 Publicado: Outubro 21, 2010 Olá e bem vindo ao fórum 1 - Neons e Guppies têm necessidades especificas quanto, por exemplo, ao PH; 2 - O casal de Bettas, tem de passar a trio, e apesar da dimensão do aquário que pretendas, poderás ter problemas quanto ao comportamento do betta relativamente aos guppies. Podes ter sorte, podes ter azar; 3 - Discos têm caracteristicas muito especificas, convém ver atentamente as necessidades dos mesmos; 4 - As kulis é como já te disseram; 5 - O peixes que se agarram aos vidros podem ser imensos, no enanto daqueles que já te referiam os ottos são optimos a limpar determinadas algas, isto se as tiveres, porque senão terás que assegurar igualmente a sua alimentação; 6 - Pessoalmente a existência de mais do que um cardume a meio do aquário, será talvez excessivo, no entanto fica sempre ao teu critério; 7 - Determinadas espécies de peixes necessitam do seu espaço específico, de um esconderijo favorito. Estuda mais um pouco as espécies e verás que reduzes a tua lista em detrimento da qualidade de vida dos peixes. 8 - Plantas? O que colocar? Iniciado ou expert? Dá uma vista de olhos aqui: http://www.tropica.com/home.aspx Citar Ajuda em Aquariofilia Mas que raio é o Ciclo do Azoto? ex-membro FinwePalintir
Recommended Posts