Consumo energético dos termostatos


Recommended Posts

Boa tarde a todos, estou a pensar montar um aquário de 540 litros, agua quente e deparei-me com uma dúvida importante.. vou usar 2 termostatos de 300w e a temperatura da sala neste momento anda nos 20º, mas certamente vai cair quando chegar o frio.

Alguém faz ideia de quantas horas diárias o termostato poderá passar ligado para manter a temperatura aí nos 26º?

 

Cumprimentos

Vitor Vilar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Dar essa resposta é quase tão difícil como acertar no Euromilhões! Depende de muitos factores. Temperatura exterior, amplitudes térmicas que possam haver dentro da sala durante o dia, aquário tapado ou não, quanto tempo a iluminação está ligada ( sim também ajuda do aquecimento ), enfim, há muitos factores que vão determinar o consumo por parte dos termostatos.

 

O que custa é aquecer a água! Depois de atingir o nível desejado, os termostatos funcionam durante muito menos tempo.

 

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é.. :D entendo. O aquário vai ter uma tampa com apenas uma entrada de ar para poder oxigenar. Por exemplo durante a noite de ontem e o dia de hoje a temperatura aqui dentro manteve-se dentro dos 20º/20.5º. Mas sei que quando vier o frio isto cai alguns graus. O filtro é canister. Quanto a iluminação 8 horas diárias cerca de 300w.

 

Eu compreendo que não seja fácil esse calculo :), é mais para ter uma ideia por alto.. 8H 12h 16h.. diárias? Para ficar com umas luzes de quando poderei gastar.

Vitor Vilar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Sei quem te poderá dar exactamente o consumo quer do termostato, quer do filtro ou da iluminação ou mesmo tudo junto! Chama-se "Medidor de Consumos" e há-os de várias espécies. Abaixo fica exemplo de um:

 

p11404875452381.jpg

 

Tens de definir o preço por KWatt, e o período do bi horário, se tiveres. Depois disso dá-te o consumo naquele momento, o consumo total desde que foi ligado,e qual foi o maior pico de consumo que tiveste. Encontram-se à venda nas grandes superfícies.

 

Este foi adquirido numa cadeia de lojas, que não sei se posso dizer o nome, mas foi no Lidl :D . É uma questão de estar atento às campanhas que eles fazem todas as semanas. Custou acho que 19 aérios ou coisa que o valha.

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.