Paulo Lisboa Publicado: Janeiro 7, 2011 Autor Publicado: Janeiro 7, 2011 Depois de ter estado os últimos 15 dias do ano de férias, as coisas descambaram um bocadinho. Muitas algas nos vidros, algumas mortes dos mais adultos mas os nascimentos continuam a ocorrer a bom ritmo. Entre adultos e juvenis terei perto de 40 reds. Brevemente terei de pensar no que lhes fazer... Durante estas férias foi giro ver alguma malta do escritório a 'competir pelo direito' a alimentar ou a mudar água! Tudo malta muito madura, muito adulta, pois claro! LOL Tive ainda de cortar muito musgo que já estava enorme e cheio de algas. Cada vez estou mais convencido que a lâmpada é a causadora disto Aqui ficam algumas imagens (com uma pontinha de orgulho pelo vermelho intenso que as fêmeas apresentam!) 1 Citar Projectos antigos: Bateria 4 Aquários - Office Nano Wannabe - Rumo ao Sul(awesi) - RESET (180 litros) - Quiet Zone - Nano Reds
RACCAR Publicado: Janeiro 7, 2011 Publicado: Janeiro 7, 2011 Boas, Esse é um projecto muito parecido com o que tenho na minha mesa do computador mas em casa, por acaso é caso a pensar em colocar um aqui no trabalho eheheh. no que toca ao candeeiro tens uns na aki com lampadas pll de 11w com 6400k, podes ver o meu na minha assinatura. o custo é de 7,50 euros e o que tens que fazer é colocar papel de aluminio ou a fita de alumínio para fazer de reflector. Citar Paradise Lost 2 - Low Tech Nano Invertebrados - CBS e Red
h_saldanha Publicado: Janeiro 7, 2011 Publicado: Janeiro 7, 2011 (editado) Boas Paulo, Bem, esses Reds estão brutais, bem vermelhinhos :D Gosto bastante. E é bom saber que se reproduzem bem, os meus só agora decidiram arrancar com isso.lol. Quanto às algas... Não sei se será somente da luz. Poderás experimentar introduzir uma planta de crescimento rápido para consumir alguma coisa que esteja em excesso. Por exemplo uma Limnophila, que dizes? É apenas uma sugestão. Abraço e toca a tratar desse menino Editado Janeiro 7, 2011 por h_saldanha Citar http://www.flickr.com/photos/hugosaldanha/
Paulo Lisboa Publicado: Janeiro 7, 2011 Autor Publicado: Janeiro 7, 2011 @RACCAR: Isto nem projecto é! LOL Foi mesmo só para mostrar a alguns 'mamiferos' aqui do trabalho o quanto isto pode ser giro. Começaram por gozar, que iam buscar cervejas, que os iam grelhar, etc, etc. Agora passam por cá regularmente para ver como param as modas e se há mais crias ehehehheh. Quanto ao candeeiro, vou tentar ir lá hoje! Só não percebi bem a parte de meter alumínio. Tens link para esse candeeiro no site do AKI? Só para perceber melhor o que procurar... @h_saldanha: Não stresses com os teus. Isto dos Reds são os coelhos da água! É sempre a bombar! Só tens de dar-lhes tempo e manter as coisas em condições razoáveis. Quanto a meter plantas aqui... no can do... isto porque só meti areão suficiente para cobrir o vidro de fundo. É mesmo muito pouco eheheheh. E o aqua é muito baixinho! Vamos ver se muda com a compra do outro candeeiro. Citar Projectos antigos: Bateria 4 Aquários - Office Nano Wannabe - Rumo ao Sul(awesi) - RESET (180 litros) - Quiet Zone - Nano Reds
hugo feio Publicado: Janeiro 7, 2011 Publicado: Janeiro 7, 2011 (editado) Lemna minor, é melhor Não se nota, muito... E absorve os nutrientes em excesso com uma eficiência brutal, para além de que cresce muito... Se estiver a mais, é só passar com o camaroeiro na superfície e deitar ao lixo. Tenho aqui disso ás paletes :D Abraço, Edit: Li o que escreveste agora. Melhor ainda! A lemna é uma planta flutuante! Editado Janeiro 7, 2011 por hugo feio Citar
RACCAR Publicado: Janeiro 7, 2011 Publicado: Janeiro 7, 2011 passei agora pelo site do aki e não vem lá o dito. A importância do papel de alumínio é fazer de reflector para não se perder tanta luminosidade. Ou seja atrás da lâmpada forras o candeeiro por dentro com papel de alumínio. Assim que chegue a casa tento colocar fotos de como fiz, mas se pesquisares por aqui no forum em calhas vez montes desta aplicação com melhores fotos que as minhas. Citar Paradise Lost 2 - Low Tech Nano Invertebrados - CBS e Red
Paulo Lisboa Publicado: Janeiro 7, 2011 Autor Publicado: Janeiro 7, 2011 Não te preocupes com isso. Acho que já sei a que te referes. é forrar o plástico que está por cima da lâmpada, certo? Fiz algo assim no aquário que tinha com reds em casa (podes ver na minha assinatura com o nome Nano Reds, acho eu...) Fiquei com uma ideia do aspecto dele e vou procurar hoje ao final da tarde. @Hugo Feio: Vou ver se consigo controlar isto com o regresso das mini-tpas regulares. Obrigado pela dica! Citar Projectos antigos: Bateria 4 Aquários - Office Nano Wannabe - Rumo ao Sul(awesi) - RESET (180 litros) - Quiet Zone - Nano Reds
RACCAR Publicado: Janeiro 7, 2011 Publicado: Janeiro 7, 2011 sim é exactamente isso, desse modo a luminosidade são se dissipa tanto. Quando fores ver o candeeiro tem a preocupação da altura do candeeiro com a altura do aquário, para teres a certeza que a lâmpada fique por cima do aquário e não de lado. Citar Paradise Lost 2 - Low Tech Nano Invertebrados - CBS e Red
Paulo Lisboa Publicado: Janeiro 7, 2011 Autor Publicado: Janeiro 7, 2011 Assim farei. Medi o aqua e tem 17cm de altura. Obrigado pelas dicas! Citar Projectos antigos: Bateria 4 Aquários - Office Nano Wannabe - Rumo ao Sul(awesi) - RESET (180 litros) - Quiet Zone - Nano Reds
RACCAR Publicado: Janeiro 7, 2011 Publicado: Janeiro 7, 2011 Bom o candeeiro tem na base ao pé do interruptor a palavra "DIGILIGHT". Agora acho é que esta na altura de isso passar a ser um projecto, em vez de um abre olhos, para os teus colegas. Se já assim dessa forma consueguiste chamar e despertar a atenção deles imagina isso como um projecto...... Citar Paradise Lost 2 - Low Tech Nano Invertebrados - CBS e Red
Paulo Lisboa Publicado: Janeiro 8, 2011 Autor Publicado: Janeiro 8, 2011 Bem... para variar, não estou com grande sorte. Passei no Leroy Merlin e não tinham. Tenho de ver se vou a um AKI para ver se eles têm. Obrigado pelo nome! Citar Projectos antigos: Bateria 4 Aquários - Office Nano Wannabe - Rumo ao Sul(awesi) - RESET (180 litros) - Quiet Zone - Nano Reds
RACCAR Publicado: Janeiro 25, 2011 Publicado: Janeiro 25, 2011 Então e novidades deste projecto? Já terminou? ou os teus colegas foram buscar as mini de vez? Diz qualquer coisa. Citar Paradise Lost 2 - Low Tech Nano Invertebrados - CBS e Red
Paulo Lisboa Publicado: Janeiro 25, 2011 Autor Publicado: Janeiro 25, 2011 Cá continua Estive de férias e as coisas podiam ter corrido melhor. Noto que a população decresceu ligeiramente mas já está a aumentar novamente, ainda que continue a achar que já devia ter mais adultos. As fêmeas continuam com vermelhos intensos mas a colocação do candeeiro que me sugeriste (comprei no AKI), tendo luz branca, resultou num aspecto menos bonito que o inicial, pois a luz amarela ficava muito bem. Em compensação, as algas no musgo parecem estar a regredir Nos próximos dias vou tentar colocar uma foto. Citar Projectos antigos: Bateria 4 Aquários - Office Nano Wannabe - Rumo ao Sul(awesi) - RESET (180 litros) - Quiet Zone - Nano Reds
RACCAR Publicado: Janeiro 31, 2011 Publicado: Janeiro 31, 2011 (editado) Boas, A Luz amarela faz com que fique com um aspecto mais maduro, mas a branca é efectivamente melhor no combate ás algas. Quando esse musgo tiver sem algas e com o tratamento que os red lhe dão as novas folhas irão ficar com um verde quase flurescente. Eu tenho musgo á muito tempo nos meus aquários, como faço aquários low Tech essa é uma das plantas que tenho neles, até que não achava tanta piada assim ao musgo, mas agora no aquario dos camarões é que reparei no bonito em que se torna esse musgo, tenho aparado só as pontas e o musgo tá lindo. Editado Janeiro 31, 2011 por RACCAR Citar Paradise Lost 2 - Low Tech Nano Invertebrados - CBS e Red
Paulo Lisboa Publicado: Janeiro 31, 2011 Autor Publicado: Janeiro 31, 2011 é como dizes. A contrapartida é que as cores dos animais ficaram muito menos bonitas. De um vermelho forte e vivo, as fêmeas passaram a ter um vermelho escuro, a cair para o castanho... A ver se esta semana escovo as algas dos vidros e tiro nova foto, se bem que as coisas se mantêm exactamente iguais Citar Projectos antigos: Bateria 4 Aquários - Office Nano Wannabe - Rumo ao Sul(awesi) - RESET (180 litros) - Quiet Zone - Nano Reds
RACCAR Publicado: Março 23, 2011 Publicado: Março 23, 2011 Novidades??? Citar Paradise Lost 2 - Low Tech Nano Invertebrados - CBS e Red
Paulo Lisboa Publicado: Março 23, 2011 Autor Publicado: Março 23, 2011 Nem de propósito! eheheh Ontem tive de cortar o musgo pois já estava enorme! No resto, tudo igual. Ainda ontem vi novas crias mas noto que a população não aumenta, parece auto-regular-se, por assim dizer. Talvez traga para cá algumas pedras com outro musgo que teima em não se desenvolver no Quiet Zone. É que o musgo que tenho aqui parece gostar dos 11W do candeeiro de secretária que, se não me engano, me sugeriste. Citar Projectos antigos: Bateria 4 Aquários - Office Nano Wannabe - Rumo ao Sul(awesi) - RESET (180 litros) - Quiet Zone - Nano Reds
RACCAR Publicado: Março 23, 2011 Publicado: Março 23, 2011 Eu disse-te que o musgo ai com essa lâmpada é uma mina, agora é estranho é não veres a população a aumentar!!! Citar Paradise Lost 2 - Low Tech Nano Invertebrados - CBS e Red
Paulo Lisboa Publicado: Março 23, 2011 Autor Publicado: Março 23, 2011 Sim, por esta altura, depois de uma contagem 'à merceeiro', aponto para 45 a 50 indivíduos adultos, fora bebés. Confesso que esperava chegar a uma altura em que teria de começar a desfazer-me deles por excesso de população mas isso não acontece. Aliás, só por uma vez vendi 10 a um amigo daqui do fórum que tinha urgência em arranja-los. Citar Projectos antigos: Bateria 4 Aquários - Office Nano Wannabe - Rumo ao Sul(awesi) - RESET (180 litros) - Quiet Zone - Nano Reds
psycodream Publicado: Outubro 15, 2011 Publicado: Outubro 15, 2011 entao e actualizações deste aqua? ainda existe? cumps Citar
Paulo Lisboa Publicado: Outubro 16, 2011 Autor Publicado: Outubro 16, 2011 Existe sim. Tenho andado a trazer reds para o comunitário cá de casa pois ando a pensar em mudar os 'habitantes'. O musgo está enorme e vai levar uma valente poda Fotos é que não há... Citar Projectos antigos: Bateria 4 Aquários - Office Nano Wannabe - Rumo ao Sul(awesi) - RESET (180 litros) - Quiet Zone - Nano Reds
Paulo Lisboa Publicado: Fevereiro 4, 2012 Autor Publicado: Fevereiro 4, 2012 Registou-se ontem uma novidade neste pequeno aquário. Trouxe um dos meus CRS piorzinhos em termos de grade para ver como se adaptava aqui. Como esperava as coisas correram muito bem pois a água é boa (garrafões da Nestle com pH a 6,5 da máquina de água daqui do trabalho) e o aquário está muito bem maturado, com muitas algas. Acho que as cladophoras também ajudam a manter os níveis de nitratos bem 'calminhos'. Agora começo a pensar em trazer uma fêmea também mas vou deixar passar o fim-de-semana para depois decidir em função do que acontecer. Deixo umas fotos, depois de ter limpo o vidro da frente 1 Citar Projectos antigos: Bateria 4 Aquários - Office Nano Wannabe - Rumo ao Sul(awesi) - RESET (180 litros) - Quiet Zone - Nano Reds
Setany Publicado: Março 21, 2012 Publicado: Março 21, 2012 Ora Boas! Já Estamos em Março! E novidades?? Citar
Paulo Lisboa Publicado: Março 21, 2012 Autor Publicado: Março 21, 2012 Eheheheh Destaque para o facto de os três sakuras que estavam em casa no Quiet Zone terem vindo para este aqua e para o CRS (já velhinho) continuar por aqui todo contente! De resto, tudo na mesma... Citar Projectos antigos: Bateria 4 Aquários - Office Nano Wannabe - Rumo ao Sul(awesi) - RESET (180 litros) - Quiet Zone - Nano Reds
jpmartins Publicado: Março 22, 2012 Publicado: Março 22, 2012 Fantástico a evolução, sem grandes coisas e grandes chatices, e no entanto anda ai um CR na boa! Já agora, qual é a grade do CR? não será um intermédio entre a B e a C? ou é um B? Citar Cumprimentos, João Martins Aquariofilia copo de whisky, vê, comenta, e manda fazer o teu. Precisamos de mais participantes! jpmartins; Zaratrusca; Hugo Monteiro; ric17fcp; alvarenga; pp44.
Recommended Posts