Recommended Posts

Publicado

Boas noites,

O problema é o seguinte, de há uns dias para cá o telescópio que tenho apareceu com um ponto branco na barbatana dorsal, entretanto começou a ficar um pouco maior o ponto e o peixe começou a andar com a barbatana encolhida, penso que coisa boa não deve ser, agradecia opiniões sobre possíveis causas e, principalmente, soluções para o problema.

Deixo aqui uma foto onde se nota a pequena mancha na barbatana dorsal.

DSC02364.jpg

Cumprimentos ao forúm e agradeço qualquer ajuda desde já.

Cumprimentos,

David de Jesus

http://peixedourado.blogspot.com/

Publicado:

Pode ser algum tipo de parasita ou protozoário...

Muitas vezes parece um ataque por parte de fungos mas não o é...

Claro que, nestes casos, estamos sempre a dar "um tiro no escuro". Normalmente só consegues saber que tipo de parasita é usando microscópio, etc.

Podes usar medicamentos para parasitas (tipo Costapur da Sera ou semelhante que contenha Azul de Metileno) ou formalina

Banhos de sal curtos também devem ajudar...

Cumprimentos,

Nuno

Publicado:

Boas,

Sobre o peixe, parece-me estar bastante melhor, pelo menos a barbatana já não está encolhida e anda muito activo, o ponto branco é que não desaparece mas pelo menos não aumentou de tamanho, isto desde há alguns dias para cá, o que usei como tratamento foi um medicamento da tetra chamado ContraIck, que penso que não terá muito que ver com o que me recomendaste mas fui o único que tive possibilidade de encontrar cá onde vivo, se a situação não se resolver vou procurar noutro lado o produto que me recomendaste.

O caso agora é que hoje reparei que o peixe apareceu com uma mancha branca na ponta de uma das barbatanas peitorais mas neste caso é uma mancha maior a ocupar uma área razoável da barbatana, será ou mesmo problema ou uma coisa diferente? Será recomendável fazer mais alguma coisa?..

Cumprimentos,

David de Jesus

http://peixedourado.blogspot.com/

Publicado:

Pode ser que esse medicamento elimine alguns parasitas.

Verifica se esse ponto está "em cima" de algum "raio" da barbatana. Pode, lá está, ser algum parasita. A água limpa ajuda nestes casos. Aliás, o aparecimento dos parasitas podem estar associados à "falta de higiene" no aquário.

Experimenta também mudar mais regularmente parte da água .

Cumprimentos,

Nuno