Recommended Posts

Publicado

Ora viva a todos.

Sou um apreciador da aquariofilia mas por falta de tempo/coragem nunca me iniciei.

Como a minha pequena é completamente maluca por peixes pensei fazer-lhe uma surpresa.

A ideia será "tentar" montar um aqua de agua doce/quente, mas de tamanho reduzido (será para colocar ao lado da TV num buraco com 38cm de largura) e colocar lá alguns peixes.

Um dos peixes terá que ser obrigatoriamente um tubarão martelo (ela adora tubarões)

Aceitam-se sugestões quanto aos restantes habitantes (sei que não poderão ser muitos).

O orçamento para variar é algo reduzido contudo esta será uma base de inicio que poderá evoluir no futuro.

Sei ainda que as dimensões reduzidas do projecto obrigam a cuidados suplementares e a um melhor controlo.

Aceitam-se sugestões e dicas...

Publicado:

Atenção que o tubarão martelo precisa de muito espaço no aquário normalmente chega aos 45cm por isso esse espaço é pequeno ...

origem: Tailandia

esperança de vida: 10 anos

nome científico: Pangasius sutchi

família: Pangasiidae

tamanho: 0 para 45 cm

temperatura: 22 para 26 °C

Publicado:

Pois isso será um problema.

Pergunto inicialmente quanto tempo poderá aguentar num aquário destas dimensões? Qual a sua tolerância a "descuidos" isto é resistência a doenças etc...

Em alternativa posso sempre ponderar num cardume de neons contudo a ideia base passa sempre pelo turabão.

Mais uma pergunta, por exemplo camarões tb contam para a população? são bons limpa fundos? e para os vidros qual será o melhor trabalhador?

Publicado:

Tubarão nessa medida é para esquecer, crescerá atrofiado.

Camarões não contam em medidas mas a sua introdução deverá ter em conta os parâmetros da água como as companhias.

Publicado: (editado)

visitadas algumas lojas da especialidade venho agora uma vez mais pedir conselhos...

para o espaço disponível apontei para um aqua com 38 de largura e no max 40cm de altura, para estas medidas apenas consegui encontrar um aqua da tetra um Tetra Aqua Art Aquarium Kit 30l que custava a modica quantia de 85€ sem termómetro.

o orçamento disponível é inferior até porque se trata de um projecto para uma criança pelo que o interesse pelo aquário poderá rapidamente desaparecer.

Pergunto se existem outras ofertas/marcas para equipamentos semelhantes a preços de amigo...

Editado por psi20

Olá e bem-vindo

Acho o preço alto e porventura encontrará mais barato.

Existirão em algumas superfícies comerciais alguns kits mais baratos, mas de forma alguma darão para a espécie de peixe que refere.

A questão prende-se ainda com o que fazer quando o animal crescer. O que fazer com ele em adulto e não enquanto o mesmo é pequeno se servirá os propósitos para que foi comprado. O que lhe irá acontecer depois?

É o mesmo que se gostar de ter um S.Bernardo e ter apenas um andar e quando só se pode ter um caniche no mesmo ou ainda adorar-se um papagaio mas só ter uma gaiola para um canário.

Com os peixes é exactamente a mesma coisa. Sem tirar nem pôr.

Acresce ainda que aquários de dimensões reduzidas poderão ser mais difíceis de equilibrar do que um maior.

Atenção que não é impossível mas difícil, o que implicará um maior esclarecimento por parte do aquariofilia iniciado.

Não digo com isto que desista da ideia, longe disso, mas é preciso alertar pois empata-se o dinheiro no equipamento e nos animais e depois se alguma coisa correr mal desanimam todos e sofrem os peixes.

Recomendo alguma procura por equipamento em outros locais, pois continuo a achar o preço do aquário alto e procurar ainda mais informação sobre peixes de fácil manutenção.

Este fórum é o local certo, bem-vindo mais uma vez e boas escolhas.

Editado por João Paulo Viegas
Publicado:

depois de algumas pestanas queimadas finalmente conseguir ter um "bom" candidato para o espaço...

trata-se de um jebo 338

Dimensões: 38 x 27 x 46cm

Capacidade: 35l

Iluminação: 2 x 8w

Filtro Interno: 300l/h, 9-10w

ainda resta saber se consigo encontrar o dito à venda, contudo deixo já uma pergunta... que me dizem desta marca? desconhecia por completo a existencia da mesma. que tipo de cuidados tenho que ter na compra de um aqua novo, será preciso verificar silicone etc...?

Antes de comprar deve existir algum cuidado adicional:

1 - Visualmente, procurar riscos no aquário ou pequenas rachadelas.

2 - Se o aquário estiver empacotado/embalado, ter atenção se a embalagem, não está amachucada. Pode indicar mau acondicionamento ou ter andado aos tombos.

3 – Definir com a loja o que troca em caso de dano ou avaria do equipamento, como é o processo no caso de ser preciso exercer a garantia do produto.

Depois de comprar, em casa:

4 – Tentar desmanchar “a coisa” com calma e cuidado, para que não caia ao chão ou se risque.

5 – Colocar no local definitivo para não ter que andar a mover aquilo cheio de água.

6 – Verificar os remates da silicone (se tal não foi possível fazer na loja por o mesmo estar embalado)

7 – Limpar com um pano suave (para não riscar nada) e encher o mesmo de água para ver se não verte, deixando-o estar assim alguns dias.

8 – Colocar os equipamentos, de acordo com as instruções dos mesmos, a funcionar, deixando-o estar assim alguns dias.

9 – Tudo bem? Óptimo. Esvaziar, montar e decorar ao gosto.

10 - Dar inicio ao ciclo.

http://fins.actwin.com/mirror/pt/begin-cycling.html

11 – Esperar umas semanas para o restabelecimento do aquário e depois começar a pensar nos peixes que ficam bem ali.

12 – O resto…já se falou.

Boas escolhas.

A marca conheço mas nunca tive nada. Espera por mais opiniões.

Editado por João Paulo Viegas
Publicado:

cheguei a um impasse... como sabem finalmente encontrei um aqua dentro do orçamento disponível contudo apenas tem 30lt.

afim de não me precipitar vou dar algum tempo para ver se eventualmente conseguirei um aqua de 60lt dentro dos mesmo valores, a ver vamos...

entretanto já coloquei um tópico na secção procura-se pode ser que ande por ai alguém com um mono parado no sótão que possa disponibilizar...

Publicado:

ora viva, cá venho eu trazer novas noticias...

Tropecei com a possibilidade de comprar um aquário aquadream 60 por 80€

será parecido com este:

Dimensions (Length x Width x Height)

60 x 30 x 40 cm Volume 54 L

Iluminação:

1x15W T8

Filtragem:

Filtro Biologico Biobox 1 com termostato incorporado.

Agora vem as perguntas:

- acham que é uma boa compra?

- será conveniente colocar uma bomba de ar?

- a manutenção da biobox alguem sabe como se faz? e a durabilidade da mesma?

- será que este movel aguenta com o peso?

Estante

Publicado:

Olha para fazer uma surpresa à miuda, penso que será o ideal, uma vez que o investimento não será enorme.

A bomba de ar poderá servir para alguma decoração, se a rapariga gostar das bolhinhas.

A biobox, para mim, o unico inconveniente que terá é o facto de estar dentro do aquário, o que retira uma grande parte de espaço util para os peixes, no entanto não é dificil a sua manutenção depois de lhe apanhares o jeito.

A durabilidade da mesma? Com o normal cuidado que se deve ter e desde que não haja nenhum azar...

Quanto ao móvel tenho as minha duvidas, se bem que são "apenas" 54 litros (sem areão e decoração), no entanto se o mesmo for maciço...no IK@ não haverá nada?

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!