lagos Publicado Janeiro 6, 2005 Share Publicado Janeiro 6, 2005 Boas, Sou "novo" nestas andanças da aquariofilia, e, mais novo ainda no que se refere a ciclideos africanos dos grandes Lagos. Pois bem, tenho cá em casa 1 aquário de +/- 300 lts com os seguintes moradores: 2 Altolamprologus calvus black - 2 machos 2 Copadichromis borley - não sei se são casal 8 Cyprichromis leptosoma 2 Haplochromis ch 44 - 2 machos 3 Labidochromis caeruleus yellow - 1 casal e 1 alevim (1,5 cm) 2 Neolamprologus leleupi - não sei se são casal 2 Neolamprologus tetrocephalus - não sei se são casal 3 Otopharynx lithobates Zimbabwe - 2 machos e 1 fêmea 2 Pseudotropheus elongatus 5 Tropheus Kiriza 1 Tropheus duboisi 2 Synodontis petricola 2 Botia palhaço 2 Kribensis - casal Sei que não é preciso ler muito sobre o assunto, para perceber a confusão que vai neste aquário!!! Por essa razão, tratei de adquirir mais dois (aquários) com as seguintes medidas (100 comp x 50 alt x 40 larg) e (100 comp x 32 alt x 55 largura) - falta de espaço a isso obriga. Ahhh, e tenho dois aquariozinhos (10 e 5 lts) para eventuais doenças e ou alevins, e mais um de 50 lts que está arrumado pela tal falta de espaço. Agora, com estes novos aquários, e mais vale tarde do que nunca, é que venho solicitar a vossa ajuda (é sempre assim... o carro à frente dos bois) , que é a seguinte: Como distribuo os peixes pelos diversos aquários? Ou seja, que peixes deverão ficar no de 300, 200 e 170 lts? Desculpem o testamento, mas agradeço desde já a ajuda que me possam dispensar. Sérgio Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Diesel_Car Publicado: Janeiro 6, 2005 Share Publicado: Janeiro 6, 2005 Olás, Evitando as "lenga-lengas" do costume ("esses peixes estão mal..." blah blah blah ): Como distribuo os peixes pelos diversos aquários? Ou seja, que peixes deverão ficar no de 300, 200 e 170 lts? 170litros 5 Tropheus sp "black Kiriza" (o duboisi tenta vender, para evitar hibridações com os sp.) 200litros 2 Altolamprologus calvus black - 2 machos 8 Cyprichromis leptosoma 2 Neolamprologus tetrocephalus 2 Neolamprologus leleupi 2 Synodontis petricola 300litros 2 Copadichromis borley - não sei se são casal 3 Otopharynx lithobates Zimbabwe - 2 machos e 1 fêmea 2 Haplochromis ch 44 - 2 machos 3 Labidochromis caeruleus yellow - 1 casal e 1 alevim (1,5 cm 2 Pseudotropheus elongatus 2 botias palhaço (é arriscado...mas podes tentar) 50 litros 2 Kribensis - casal Cumps, Nuno Reis Diesel_Car....Vrummmmmmm! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
me163 Publicado: Janeiro 6, 2005 Share Publicado: Janeiro 6, 2005 Olá, antes de mais um Bom Ano Novo... E é uma boa resolução de ano novo, por ordem nessa confusão Quanto a mim, é simples. Tens de dividir isso em três biótipos distintos: Malawi Tanganhika Rios Africanos Eu colocaria o biótipo malawi no tanque (este no tanque maior), com os seguintes espécimes: 2 Haplochromis ch 44 3 Labidochromis caeruleus yellow 3 Otopharynx lithobates Zimbabwe 2 Pseudotropheus elongatus 2 Copadichromis borley No biótipo Tanganhika 100*50*40 colocaria : 8 Cyprichromis leptosoma 2 Altolamprologus calvus black 2 Neolamprologus leleupi 2 Neolamprologus tetrocephalus 5 Tropheus Kiriza 1 Tropheus duboisi 2 Synodontis petricola Por fim, faria um biótipo plantado no tanque 100*32*55 onde colocaria: 2 Botia palhaço 2 Kribensis - casal e mais alguns espécimes para ficar mais completo e bonito... Bem, esta é a minha sugestão. Não te esqueças de montar uns filtros bem potentes, especialmente no biótipo Malawi, pois os peixes fazem muita porcaria... Um abraço e boa sorte Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Visitante Publicado: Janeiro 6, 2005 Share Publicado: Janeiro 6, 2005 Olá Eu estou 100% de acordo com os Diesel. Não misturar os Tropheus com os outros tanganicas por causa da alimentação. Jacinto Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
dfelix Publicado: Janeiro 7, 2005 Share Publicado: Janeiro 7, 2005 170litros5 Tropheus sp "black Kiriza" (o duboisi tenta vender, para evitar hibridações com os sp.) Um aquário só para os Tropheus é realmente a medida mais sensata devido ás exigências de alimentação e compatibilidade com as restantes espécies. Não me parece que haja problemas de hibridização entre o duboisi e restantes. Até porque, o duboisi é das espécies de Tropheus mais distintas e bem definidas. Seria problemático sim, se tratassem de variedades de próximo grau parentesco e com padrão genético pouco definido, como é o caso do Ikola ou Mboko. O grave problema desse aquário, será sem duvida a agressividade inter e intra-específica. Apesar dos 170 litros serem porreiros para 6 Tropheus adultos... é capaz de ser espaço a mais para 6 Tropheus jovens... Não é uma certeza.... mas é um risco. A decoração terá de ser bem pensada... e a utilização "target fish" enquanto eles não atingem a dimensão adulta poderá ser uma opção caso apareçam sintomas de exagerada agressividade. Boa sorte! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
lagos Publicado: Janeiro 7, 2005 Autor Share Publicado: Janeiro 7, 2005 Desde já os meus agradecimentos às vossas prontas respostas. Vou tentar, se me é permitido, acrescentar algo ao que foi dito (sujerido), e tentar assim a melhor solução (se é que ela existe neste caso particular) Diesel_Car Infelizmente não vou poder utilizar o aquário de 50 lts, que estaria "reservado" para os Kribensis, pelo que vou ter ter que arranjar alternativa. Não tenho tido até à data, qualquer problema com os Botia - talvez devido ao seu tamanho (+/- 14 cm). dfelix Essa do "target fish", se é que percebi a ideia, parece-me maléfica. me163 Essa era a solução que eu tinha em mente, mas coloca-se o problema da alimentação. Diesel_Car e dfelix As alternativas dadas, parecem-me boas. Agrada-me a ideia de por os Tropheus no de 170 lts, se bem que deva optar só pelos black Kiriza, dos quais faço tensão de adquirir + 5 ou 7 de modo a ficar com um grupo de 10 a 12. eles ainda são juvenis (5 a 6 cm no máximo). O meu receio, é pelo facto do aquário ser muito baixo (32 cm). Não será problemático? Que dizem desta solução: 200 lts 5 Tropheus Kiriza (que passarão a 10 ou 12) 8 Cyprichromis (que deverão passar a 12) 2 Synodontis (haverá nesta solução, problemas por causa da alimentação)? 170 lts 2 Altolamprologus calvus 2 Neolamprologus leleupi 2 Botia 2 Kribensis 300 lts os restantes Observações: Os 2 Altolamprologus calvus, adultos, andam "pegados", pelo q não sei se deverei dar/trocar um, ou então comprar mais!!! O Duboisi, se calhar tb vou dar/trocar. Que acham disto tudo? Já sei que me estou a tornar chato, mas... Obg, Sérgio Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
whiteman Publicado: Janeiro 8, 2005 Share Publicado: Janeiro 8, 2005 Que dizem desta solução: 200 lts 5 Tropheus Kiriza (que passarão a 10 ou 12) 8 Cyprichromis (que deverão passar a 12) 2 Synodontis (haverá nesta solução, problemas por causa da alimentação)? Haverá, um dos grupos vai ser estar com a alimentaçao errada. E a meu ver vais ter peixes a mais 170 lts 2 Altolamprologus calvus 2 Neolamprologus leleupi 2 Botia 2 Kribensis Aqui também acho que os botia e os kribensi não fazem muito sentido por questao de ph, comportamentos e também de alimentaçao. 300 lts os restantes Penso que a melhor soluçao seriam as já dadas pelo Diesel, me163 e dfelix. Com menos um aqua penso que a melhor soluçao seria mesmo tentares "despachar" alguns dos peixes que tens podes fazer isso cá no forum ou entao nas lojas da zona.. Se quiseres amanha (sábado dia 8 ), como és da zona norte podes aparecer no Bar do Zoo por volta das 15h30 vai haver a habitual reuniao da APC Norte. É sempre uma boa altura pra trocares ideias e para te juntares ao viciados do "Vicio" (fora a redundancia) Abraço [[]] Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Ricardo Pinto Publicado: Janeiro 8, 2005 Share Publicado: Janeiro 8, 2005 A opcção que o Diesel deu é a mais correcta e sinceramente não estou a ver outra possível. 200 lts 5 Tropheus Kiriza (que passarão a 10 ou 12) 8 Cyprichromis (que deverão passar a 12) 2 Synodontis (haverá nesta solução, problemas por causa da alimentação)? Sim há, os tropheus são herbivoros e os Cyprichromis são omnivoros. Abraço, P.s: Acho que S. Mamede de Infesta arrisca-se ser a freguesia do país com mais ciclistas (perdão....ciclidofilos....ermm...africanos, tá claro!) Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Diesel_Car Publicado: Janeiro 8, 2005 Share Publicado: Janeiro 8, 2005 Olás, Mantenho a minha posição, a qual acho a mais correcta... Manter Tropheus com outros peixes é sempre algo muito arriscado, não só pela alimentação...mas também pela agressividade. A única mudança que vejo será a introdução dos synodontis no aquário dos tropheus. Com sorte, e caso tenhas um casal, ainda poderás assistir ao ritual "cuco" dos synodontis petricola (não é muito comum como nos multipunctatus, mas acho que também acontece). Mais uma vez a alimentação será um problema, a não ser que faças uma alimentação nocturna para os petricola. Cumps, Nuno Reis Diesel_Car....Vrummmmmmm! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
João Magalhães Publicado: Janeiro 9, 2005 Share Publicado: Janeiro 9, 2005 Olás, Mais uma vez a alimentação será um problema, a não ser que faças uma alimentação nocturna para os petricola. Cumps, Nuno Reis Diesel explica lá isso melhor cumps João Magalhães APC #45 http://joalmag.blogspot.com/ Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
lagos Publicado: Janeiro 9, 2005 Autor Share Publicado: Janeiro 9, 2005 Diesel_Car e onde meto os Kribensis, no meio disto tudo? É que não posso utilizar o de 50 lts por falta de espaço!!!! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Diesel_Car Publicado: Janeiro 9, 2005 Share Publicado: Janeiro 9, 2005 Olás, In their native habitat they live on a crustacean diet of snails as do other Lake Tanganyika catfish and will do well in the aquarium on a diet of frozen foods such as shrimp, brineshrimp and mysis. They will also accept tablet foods and a good quality flake food. Sendo os petricola carnívoros e os Tropheus herbívoros...seriam incompativeis em aquário. Assim, fazendo uma alimentação nocturna exclusiva para os petricola (colocando comida para eles, como granulado para carnívoros, após as luzes terem apagado), evita-se este problema. Ou se calhar não...? e onde meto os Kribensis, no meio disto tudo? É que não posso utilizar o de 50 lts por falta de espaço!!!! Pois ... Tenta vender os kribensis, ou arranja espaço (cozinha, WC, quarto dos miúdos...) para eles. Cumps, Nuno Reis Diesel_Car....Vrummmmmmm! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Nuno Antunes Publicado: Janeiro 9, 2005 Share Publicado: Janeiro 9, 2005 Assim, fazendo uma alimentação nocturna exclusiva para os petricola (colocando comida para eles, como granulado para carnívoros, após as luzes terem apagado), evita-se este problema. Ou se calhar não...? Com os meus malawi não... mesmo com as luzes apagadas assim que sentem as pastilhas para o synodontis a cair na água, só vejo sombras a irem procurar a comida e a fugir com ela... devem ir ao cheiro Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts