Solrac_lx Publicado Outubro 17, 2010 Publicado Outubro 17, 2010 (editado) Boas tardes anteontem ao entrar em casa tive uma surpresa, como podem ver nesta foto um carcolito novo Nesse aqua eu tenho dois pares de Neritinas, de aspecto diferente do paraquedista. Não introduzi nada recentemente no aqua mas tenho reparado que existem ovos espalhados pelas plantas termo e vidro Ora eu pelo que li por aqui estou em crer que as neritinas não se reproduzem em aqua por precisarem de agua salobra. Será este caracol um penetra que entrou no aqua? Será um híbrido visto que não se parece nada com nenhum dos outros? ( será afinal possivel que eles se reproduzam em aqua - de notar que Porto Santo, onde eu moro usa agua dessalinizada para consumo da população ) Editado Outubro 17, 2010 por Solrac_lx
Ricardo.Fonseca Publicado: Outubro 17, 2010 Publicado: Outubro 17, 2010 (editado) O que tens na primeira foto é um physia e deve ter vindo em alguma planta que colocaste. EDIÇÃO: os ovos q mostras (brancos) são de neritina mas quase nunca ou nunca eclodem no aqua. Editado Outubro 17, 2010 por Ricardo.Fonseca ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts ------------------------------------------------------------------------------------------------------- De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.
hugo feio Publicado: Outubro 17, 2010 Publicado: Outubro 17, 2010 Certo, Os ovos das fotos são te Neritinas, A sua reprodução em aquário é raramente documentada, dado que a espécie necessita de condições muito específicas para que a sua reprodução ocorra. E estas condições não passam apenas pela salinidade... Dado que a sua reprodução "acidental" é algo um pouco difícil.
Quo Publicado: Outubro 18, 2010 Publicado: Outubro 18, 2010 (editado) não me parece tratar-se de uma physa sp. (a physia como o Ricardo chama), se bem que a imagem é pouco lucida quanto a isso, pode tratar-se de uma lymnaea sp., que tal como a physa é um caracol de água doce (i.e. tem pulmões e apenas sustem o ar por muito tempo debaixo de água). Nomeadamente a Lymnaea Stagnalis, que é denominado em português de limneia e é proveniente da Europa central. reproduzem-se de forma rapida, e mesmo um pode se transformar em muitos em algum tempo. nao é contudo um problema para o aquário, bem pelo contrário... se for uma physa, o impacto no aquario não é tão bom... quer em relação a algas, quer em relação a detritos, quer em termos decorativos. os ovos da segunda imagem, é como disseram, sao ovos de neritinas, infelizmente não nasce nada disso :\ Editado Outubro 18, 2010 por Quo
Ricardo.Fonseca Publicado: Outubro 18, 2010 Publicado: Outubro 18, 2010 Obrigado pela chamada de atenção... realmente não sei onde fui buscar aquele "i" mas o problema é que sempre disse e escrevi "physia" quando na realidade é mesmo physa. ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts ------------------------------------------------------------------------------------------------------- De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.
Recommended Posts