Recommended Posts

Publicado

Olá

À uns tempos comprei uma anubia nana, como ainda não percebo muito de plantas o Sr. da loja lá me aconselhou por esta. Ontem estava a observar a planta e vejo um minusculo caracol numa das folhas. Ele tem andado de um lado para o outro a uma velocidade surpreendente :)

Alguem me pode dizer que caracol poderá ser?

:alberteinstein:

Inês Daniela

gallery_50179_2546_11427.jpg

Publicado:

a uma velocidade surpreendente quase que aposto que é um Physia.

Algo com isto:

physia5_750_for.jpg

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

Publicado:

Pois só que como ele é tão minusculo nao consigo perceber sequer se é parecido com isso. Vou tirar uma foto e coloco-a aqui :)

Inês Daniela

Publicado:

Aqui vai:

gallery_50179_2544_939058.jpg

gallery_50179_2544_1710239.jpg

Desculpem a qualidade das imagens mas foi me um bocado dificil de o apanhar. :)

Inês Daniela

Publicado: (editado)

É um planorbis sp. trata-se efectivamente de um caracol, em sentido restricto, ao contrario dos muitos que aqui se denominam de caracois, sem o serem.

na verdade praticamente todos os moluscos gastropodes que aparecem sem os colocarmos no aquario são caracois com excepção dos caramujos da malásia que não o são. Todos os que são comprados nas lojas não são caracois. Se desejas ter gastropodes, deves comprar, se bem que os planorbis até são engraçados, mas...

Editado por Quo
Publicado: (editado)

Creio que não se trate de um Planorbis sp. mas sim, de um Gyraulus sp.

São bastante parecidos, mas uma das coisas que os define é a diferença significativa de tamanho, sendo que o Gyraulus sp. é substâncialmente mais pequeno que o Planorbis sp.

De resto no que toca a termos morfológicos, são bastante semelhantes. Diferem sim, um pouco, a nível comportamental, dado que o ritmo reprodutivo dos Gyraulus sp. é bastante mais acelerado, tornando-o muito mais propício a que se torne em uma praga.

Editado por hugo feio
Publicado:

Obrigada pelas vossas respostas.

Acham então que devo eliminá-lo? :confused4:

Inês Daniela

Publicado:

Isso depende de ti,

Fica ciente, que se não o fizeres é muito possível que daqui a uns tempos tenhas algumas dezenas deles.

Eles em sí, não são prejudiciais ao aquário e aos seus habitantes, comem algas, e restos de comida em decomposição.

O único contra, é se gostas de os ver ou não...

Eu, pessoalmente, gosto deles, e não tenho necessidade alguma de os remover.

Abraço :confused4: