Recommended Posts

Publicado (editado)

Boas pessoal,

Montei à cerca de 2 meses um aqua 120x50x60 (A), habitado com 3 discus, 15 neons e 3 corys.

A minha ideia era fazer um plantado de discus com um tapete razoável (eleocharis parvula) e algumas plantas de fácil e difícil manutenção.

Tenho neste momento uma calha 4x39 wts.

Acham que esta iluminação chega ou mais vale hqi?

Em termos de co2, estou a pensar adquirir este pack já com controlador de ph.

Cliquem aqui

O que acham deste pack?

Qual é o preço das lâmpadas Hqi?

Qual a diferença das hqi e t5?

Cumps

Editado por swat_75
Publicado:
Boas pessoal,

Montei à cerca de 2 meses um aqua 120x50x60 (A), habitado com 3 discus, 15 neons e 3 corys.

A minha ideia era fazer um plantado de discus com um tapete razoável (eleocharis parvula) e algumas plantas de fácil e difícil manutenção.

Tenho neste momento uma calha 4x39 wts.

Acham que esta iluminação chega ou mais vale hqi?

Em termos de co2, estou a pensar adquirir este pack já com controlador de ph.

Cliquem aqui

O que acham deste pack?

Qual é o preço das lâmpadas Hqi?

Qual a diferença das hqi e t5?

Cumps

Não há opiniões?

Publicado:

Viva..

CO2- o link n vai para um kit especifico, mas estes kit vendidos com extintor ou garrafa de 2kg geralmente tem uma boa relação qualidade/preço. Tenho um kit da aquaristc (similar a estes) ja com dois anos e ate agora isento de problemas. Os preços mais baratos n vêm com um difusor xpto nem com os tubos mais bonitos mas acho que fazem o serviço bem feito por uma fracção do preço.

iluminação - Embora tenhas altura de 60cm, na realidade deve ser menos pq tens de descontar altura do areão e o nivel da água. 4*39w para essa litragem chega para um tapete de parvula e provavelmente para praticamente todas as plantas que queiras ai pôr. as Hqi são cars e a meu ver n justificam, neste caso, o investimento. Se tens 4*39w estás muito bem servido, desde que tenhas escolhido lampadas de qualidade e ocm espectro variado. Excesso de luz é SEMPRE mas SEMPRE de evitar.

Abraço

Publicado:
Viva..

CO2- o link n vai para um kit especifico, mas estes kit vendidos com extintor ou garrafa de 2kg geralmente tem uma boa relação qualidade/preço. Tenho um kit da aquaristc (similar a estes) ja com dois anos e ate agora isento de problemas. Os preços mais baratos n vêm com um difusor xpto nem com os tubos mais bonitos mas acho que fazem o serviço bem feito por uma fracção do preço.

iluminação - Embora tenhas altura de 60cm, na realidade deve ser menos pq tens de descontar altura do areão e o nivel da água. 4*39w para essa litragem chega para um tapete de parvula e provavelmente para praticamente todas as plantas que queiras ai pôr. as Hqi são cars e a meu ver n justificam, neste caso, o investimento. Se tens 4*39w estás muito bem servido, desde que tenhas escolhido lampadas de qualidade e ocm espectro variado. Excesso de luz é SEMPRE mas SEMPRE de evitar.

Abraço

Boas

Obrigado pela resposta.

Pensei que para ter um plantado deveria ter pelo menos 0.5 W/ L.

E em termos de espectro variado o que aconselhas?

Cumps

Publicado: (editado)

Viva...acabas por ter cerca de 300l.....se descontares areão, decoração.

160w para cerca de 300l, que é o que o teu aquário deve levar, é suficiente, tens é de ter paciencia pq um tapete de parvula não "se cria" de um dia para o outro, principalmente numa área dessas.

Qt à iluminação, qd falo em espectro variado, será algo entre os 6400 e 10000 kelvin. Sendo que as de 6400 são mais amarelas e as de 10000 são mais brancas.

Pode ser 2 de 6400 uma de 8000 e outra de 10000 ou 2 de 6400 e 2 de 10000. Pode "brincar" com estas variações. Eu no meu tenho 2 de 6400k, uma de 8000k e uma de 10000k.

Abraços

Editado por Ptuga
Publicado:

Atenção que a luz é apenas uma variável para o sucesso, tens as outras componentes, substrato, fertelizações e co2.

Por outro lado dou-te um conselho, 1º cria o teu aquário plantado e quando estiver totalmente criado conforme a tua ideia, podes adicionar os discus, é sempre mais fácil depois adaptar as fertilizações com a entrada dos discus, porque surgem sempre desiquilibrios por causa da comida.

De resto boa sorte

Cumprimentos

Pedro Pinto

Água Natural

Publicado:

Boas! Esse aqua tem 360L brutos, uns 320 litros reais. Como tens 60cm de altura, não vai ser fácil conseguires fechar esse tapete. Eu se tivesse esse aqua e quisesse manter um plantado, colocaria 1x 150w HQI + 2 x 36w PLL. 222w penso que seria o ideal para manter qualquer tipo de planta, de fácil e difícil manutenção.

Quanto aos Kelvins das lâmpadas, optava por 10.000K, devido à altura do aquário.

Como tens Discus, e a alimentação destes faz os nitratos e fosfatos aumentarem, quase que aposto que não vais ter de fertilizar com estes dois nutrientes. Pelo contrário, vais ter de fazer tpa's semanais generosas.

Portanto deves fertilizar com Micros, Ferro e Potássio. Eu fertilizo també, com Magnésio 1 x semana, e pontualmente com Cálcio.

Quanto ao CO2 e se tiveres dinheiro para investir aposta numa botija.

Zog Li

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

http://almadagua.blogspot.com/

Publicado:

Boas

Obrigada pela resposta.

Encontrei um projector hqi 150 wts por 100 €. Qual é a vossa opinião sobre estes projectores?

Cliquem aqui

Estava a pensar manter a calha 4x39 e adicionar um projector hqi.

Quanto ao co2, é o CO2 Kit Pofissional Plus 2kg da crystalred já com controlador de ph.

Qual é a diferença entre as PPl e as t5?

Cumps

Publicado:

A calha de 4 x 39w + o projector de 150w penso que é luz a mais. Ficavas com 306w de luz, o que é exagerado.

Eu mantinha essa calha de 4x39=156w e arranjava maneira de colocar mais uma lâmpada PLL de 55w, ficavas com 211w que é o bastante para teres tudo o mais alguma coisa.

• Votar + 1

Zog Li

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

Publicado: (editado)

Então os 156W mais esses 72 dá 228W, penso que não será demais.

É assim, com os 156W, tu conseguias, com um bom reflector, manter um aqua de Discus. Um aqua destes peixes eu visualizo algo com plantas de fácil manutenção, com locais de densa vegetação de modo a criar espaços mais sombrios. Fá-los ficar menos stressados, e isso é o bastante para lhes fortalecer o sistema imunitário e não necessitares de estar sempre a dar remédios.

Porém, para manteres um tapete de Eleocharis Parvula, e com essa altura de aqua, os 228W faziam mais sentido. Já pensaste em criar uma parte de vegetação mais densa e outra mais aberta com a Eleocharis?

Editado por Vasco Matos

Zog Li

Publicado:

Boas,

Não tinha ponderado essa ideia. Tenho um tronco ramificado e assim faço uma parte do tapete ao pé deste.

Esta semana vou adquirir o kit de Co2 e vou comprar lâmpadas boas.

Em termos de crescimento e manutenção qual é a melhor para o efeito, a Eleocharis acicularis ou Eleocharis parvula?

Li que a Eleocharis acicularis cresce mais rápido.

Para a próxima semana faço um post com o projecto.

As Lampadas HO podem ser utilizadas em t5?

Cumps

Publicado:

As diferenças entre as duas é a altura com que ficam, sendo que a Parvula é mais pequena, não passa dos 5cm. A Eleocharis chega aos 8 e ainda tens a Vivipara, que cresce muito mais e propaga-se de uma maneira diferente, na vertical. Portanto depende do que tuqueres. A velocidade de crescimento depende das condições que lhes deres.

É assim, o termo HO significa (Hige Output) e é utilizado para designar um tipo de lâmpadas T5. Também tens lâmpads T5 HE (High efficiency).

Como sabes, os Watts não foram inventados para indicar a potência luminosa de uma lâmpada, mas sim quanto essa lâmpada gasta de energia. Para sabermos a quantidade de luz que emite existem os Lumens. A diferença entre as lâmpadas T5 HO e T5 HE, é a quantidade de energia que gastam e os lumens que geram.

Uma T5 HE com X centimetros, produz X lumens, gastando X de energia (watts). Uma T5 HO com os mesmos centimetros produz mais lumens, mas gasta mais, ou seja tem mais Watts.

Cabe-te a ti escolher aquelas que melhor te servem, dependendo do tamanho do aquário e da calha na qual vais colocas as T5, e das plantas que vais manter, etc, etc.

Zog Li

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!