Ritaa Publicado Outubro 14, 2010 Publicado Outubro 14, 2010 Boas, comprei um filtro fluval 305, e não sei muito bem como dispor as matérias filtrantes, este filtro tem 3 gavetas divididas ao meio, eu estava a pensar meter carvão, zeo-carb (é uma 'mistura' de carvão com eliminador de amonia), biomax e algodão. agora não sei se está correcto da forma que penso que seria: - na na gaveta do nivel inferior (por onde entra a água) metia carvão e zeo-carb ; - na gaveta do meio metia biomax - na gaveta do nivel superior (por onde sai a água) metia algodão; Será que esta ordem está correcta? Eu estive a ler o livrinho que vem com o filtro e era mais ou menos isto que dizia, mas agora gostaria de saber as vossas opiniões e as vossas experiências Cumps Citar
Ritaa Publicado: Outubro 15, 2010 Autor Publicado: Outubro 15, 2010 Boas, comprei um filtro fluval 305, e não sei muito bem como dispor as matérias filtrantes, este filtro tem 3 gavetas divididas ao meio, eu estava a pensar meter carvão, zeo-carb (é uma 'mistura' de carvão com eliminador de amonia), biomax e algodão. agora não sei se está correcto da forma que penso que seria: - na na gaveta do nivel inferior (por onde entra a água) metia carvão e zeo-carb ; - na gaveta do meio metia biomax - na gaveta do nivel superior (por onde sai a água) metia algodão; Será que esta ordem está correcta? Eu estive a ler o livrinho que vem com o filtro e era mais ou menos isto que dizia, mas agora gostaria de saber as vossas opiniões e as vossas experiências Cumps não há opiniões? Citar
Fernando_regio Publicado: Outubro 15, 2010 Publicado: Outubro 15, 2010 (editado) A sugestão da marca para as medias Biomax é na primeira gaveta, de cima para baixo... Bom eu não usaria carvão, cá tenho e nunca usei em nenhum filtro, só guardo mesmo como urgência imprevista qualquer. Eu usaria por onde entra a água logo aí uma esponja porosa daquelas mais grossas, no meio usaria as tais media Biomax e por último lã acrílica, ou "perlon", embora esta última seja algo delicada porque tem de ser trocada uma vez por mês, com o carvão é a mesma coisa. Editado Outubro 15, 2010 por Fernando_regio Citar
Ritaa Publicado: Outubro 15, 2010 Autor Publicado: Outubro 15, 2010 (editado) A sugestão da marca para as medias Biomax é na primeira gaveta, de cima para baixo... Bom eu não usaria carvão, cá tenho e nunca usei em nenhum filtro, só guardo mesmo como urgência imprevista qualquer. Eu usaria por onde entra a água logo aí uma esponja porosa daquelas mais grossas, no meio usaria as tais media Biomax e por último lã acrílica, ou "perlon", embora esta última seja algo delicada porque tem de ser trocada uma vez por mês, com o carvão é a mesma coisa. e o tal algodão? acha melhor não usar ou posso substituir por alguma das coisas que disse? esqueci-me de dizer , o filtro fora das gavetas já tem umas esponjas. Editado Outubro 15, 2010 por Ritaa Citar
Fernando_regio Publicado: Outubro 15, 2010 Publicado: Outubro 15, 2010 (editado) e o tal algodão? acha melhor não usar ou posso substituir por alguma das coisas que disse? Esse algodão na verdade não é algodão é lã acrílica ou "perlon" apenas corrigi essa parte, quanto à esponja porosa sim claro que se pode comprar nas boas lojas de aquariofilia vendem tipo placas quadradas dessa esponja depois é só cortar na medida do compartimento onde se vai usar e guardar o resto para uma próxima, estas esponjas tal qual a matéria filtrante Biomax recomenda-se a troca de 6 em 6 meses, mas isso é relativo, nesse período por menos troca-se 50% das matérias filtrantes 6 meses depois outros 50% e assim em diante, a lã acrílica é que é de mês a mês. Outra coisa o carvão não dura mais de 1 mês e se durar 15 dias é muito, isso quer dizer que além da lã acrílica, todo o santo mês tem de se trocar o carvão também. Editado Outubro 15, 2010 por Fernando_regio Citar
Rafael Silva Publicado: Outubro 15, 2010 Publicado: Outubro 15, 2010 Boas, Deves por as media nesta ordem: Filtragem maganice filtragem química Filtragem biológica (de baixo para cima) Cumps, Rafael Silva Citar Tópicos: Lago(20.000/35.000L) Aquário(250L) Aquaterário(250L)
Ritaa Publicado: Outubro 15, 2010 Autor Publicado: Outubro 15, 2010 Boas, Deves por as media nesta ordem: Filtragem maganice filtragem química Filtragem biológica (de baixo para cima) Cumps, Rafael Silva boas, podias dar exemplos? é que não percebo muito, ou mesmo nada disto :s Cumps Citar
Ritaa Publicado: Outubro 15, 2010 Autor Publicado: Outubro 15, 2010 Esse algodão na verdade não é algodão é lã acrílica ou "perlon" apenas corrigi essa parte, quanto à esponja porosa sim claro que se pode comprar nas boas lojas de aquariofilia vendem tipo placas quadradas dessa esponja depois é só cortar na medida do compartimento onde se vai usar e guardar o resto para uma próxima, estas esponjas tal qual a matéria filtrante Biomax recomenda-se a troca de 6 em 6 meses, mas isso é relativo, nesse período por menos troca-se 50% das matérias filtrantes 6 meses depois outros 50% e assim em diante, a lã acrílica é que é de mês a mês. Outra coisa o carvão não dura mais de 1 mês e se durar 15 dias é muito, isso quer dizer que além da lã acrílica, todo o santo mês tem de se trocar o carvão também. ok, obrigada essa tal esponja pelo que estou a ver, na marca fluval, chama-se polishing pad se não estou em erro. eu apenas falei no carvão, porque li que ajuda a manter a água mais limpinha. Citar
Fernando_regio Publicado: Outubro 15, 2010 Publicado: Outubro 15, 2010 ok, obrigada essa tal esponja pelo que estou a ver, na marca fluval, chama-se polishing pad se não estou em erro. eu apenas falei no carvão, porque li que ajuda a manter a água mais limpinha. Sim ajuda mas não é de todo obrigatório, se tiveres paciência de trocar todo o mês força, eu não teria LOL. Já a lã acrílica é uma treta, só que essa limpa os restos de detritos na perfeição, essa sim é quase obrigatória, enfim... Citar
Rafael Silva Publicado: Outubro 15, 2010 Publicado: Outubro 15, 2010 Eu para não ter de trocar o carvão todos os meses (e como queria ter carvão) comprei duas saquetas de 100ml de purigen, pois bem, não me arrependo nem um bocadinho... tenho água super cristalina. Citar Tópicos: Lago(20.000/35.000L) Aquário(250L) Aquaterário(250L)
Recommended Posts