Lupper Publicado Outubro 14, 2010 Publicado Outubro 14, 2010 Boas, Tenho um aquario há cerca de um mês. E tenho uma dúvida. Bem como o aquario e pequeno, a agua evapora e o nivel da agua desce cerca de 2/3 cm a cada semana. E que apenas reponho a agua ate encher o aquario. Estarei a fazer mal ou seria melhor retirar mais alguma agua e voltar a encher? Faço TPA's uma vez por semana. Neste ultima semana desceu menos, pois estou com algas nas plantas e reduzi o tempo de iluminação. Agradeço opiniões. Citar "After the storm, Comes the calm" - Nova Cara Reprodução de Ramirezis - "Com pouco para fazer, toca de montar um nano" Fábio Silva
SmylleAndre Publicado: Outubro 14, 2010 Publicado: Outubro 14, 2010 (editado) Olá Lupper, A finalidade da Troca Parcial da água do aquário, é retirar parte da água "suja" e repor com água "limpa", ou seja, parte dos residuos, compostos e outras coisas que em quantidade acabam por afetar seu aquário de modo negativo, são retirados no momento em que você retira parte da água do aquário para fora. Ao repor com água "limpa" (água nova) você está "dissolvendo" todo o conteúdo que ainda está na água que restou no aquário (igualmente quando se prepara um suco instantâneo diretamente no copo: caso fique muito concentrado, é retirado parte do suco de dentro do copo e é re-posto mais água para diluir o suco). Explicação: esta evaporação que ocorre em seu aquário é normal. Mas "sómente" a água sai do aquário, as substâncias e particulas ficam lá, pois a água os deixa para "trás" na hora que evapora. Então apenas a reposição de água não é suficiente. Mesmo que evapore muita água, você ainda sim deve retirar mais água do aquário e repor com água nova. Lembrando sempre que também é importânte fazer uma sifonagem periódica no aquário, mesmo que seja apenas superficial. Espero ter ajudado. SmylleAndré. Editado Outubro 14, 2010 por SmylleAndre Citar
Lupper Publicado: Outubro 14, 2010 Autor Publicado: Outubro 14, 2010 Já calculava. Outra coisa. Eu no fim-de-semana passado comprei o aquasafe da tetra. Já coloquei uma vez o recomendado, mas coloquei directamente no aquario depois de encher o aquario. Estarei a fazer mal? deverei promeiro colocar num garrafão deixar assentar e depois colocar no aquario? Citar "After the storm, Comes the calm" - Nova Cara Reprodução de Ramirezis - "Com pouco para fazer, toca de montar um nano" Fábio Silva
João Paulo Viegas Publicado: Outubro 15, 2010 Publicado: Outubro 15, 2010 Olá O aquasafe serve, como sabes, para ser diluido na água nova que colocas no aquário. Na minha opinião não adiantará estar a colocar o aquasafe num garrafão e esperar que se diluia. Podes encher meio garrafão, colocar a dose respectiva e acabar de encher o mesmo. É mais rápido. Assim quando encheres o mesmo, o produto estará diluido antes mesmo de ser colocado no aquário, estando ao colocar água já devidamente tratada. Citar Ajuda em Aquariofilia Mas que raio é o Ciclo do Azoto? ex-membro FinwePalintir
alcaide Publicado: Outubro 15, 2010 Publicado: Outubro 15, 2010 Boas, vou dar-te o meu exemplo. Tpa é muito raramente, cerca de 25% de 3 em 3 meses mais ou menos. Só acrescento a água que vai evaporando. Quanto aos produtos químicos para aágua não deves utilizar a não ser que seja mesmo em urgência. Citar ALCAIDE
Lupper Publicado: Outubro 15, 2010 Autor Publicado: Outubro 15, 2010 Boas, vou dar-te o meu exemplo.Tpa é muito raramente, cerca de 25% de 3 em 3 meses mais ou menos. Só acrescento a água que vai evaporando. Quanto aos produtos químicos para aágua não deves utilizar a não ser que seja mesmo em urgência. Não é quimico. E para eliminar o cloro mas tambem tem productos para ajudar os peixes. 3 em 3 meses?! Bem, e os seus peixes nao teem problemas?! Sem TPA's João Paulo Viegas obrigado pela ajuda. Mas estar a por o producto no aquario depois de colocar a agua nova e desaconselhavel. Citar "After the storm, Comes the calm" - Nova Cara Reprodução de Ramirezis - "Com pouco para fazer, toca de montar um nano" Fábio Silva
Rafael Silva Publicado: Outubro 15, 2010 Publicado: Outubro 15, 2010 Fazes bem, em adicionar a água que falta e fazer a tal TPA todas as semanas... mas só pelo facto de adicionares a água que evapora estás a diluir levemente as "toxinas" da água. Citar Tópicos: Lago(20.000/35.000L) Aquário(250L) Aquaterário(250L)
AGA Publicado: Outubro 15, 2010 Publicado: Outubro 15, 2010 Boas. O processo que recomendo é a adição do aquasafe à água da TPA, embora se possa fazer directamente no aquário. Ter em atenção que a adição ao aquário implica maior consumo de aquasafe, pois penso que é recomendado para todo o volume de água do aquário. Quanto à TPA o que recomendo é que retires uns 25-30% de água (antes de fazer reposição) e depois enches à altura certa. Cumps Citar [size="1"][color="#4169e1"] Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L) Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h) T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K) Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]
Vasco Matos Publicado: Outubro 15, 2010 Publicado: Outubro 15, 2010 Eu lembro-me que à uns anos atrás, (muitos), quando a aquariofilia ainda era menos conhecida do que é agora, que o pessoal nem tinha filtro, tinha uma bomba de ar, e quando era para trocar a água, uma vez por ano, o aquário era esvaziado e enchido de novo com água da torneira. Ora o tempo passou, e chegou-se à conclusão que um filtro é algo imprescindível, bem como uma troca de água no mínimo dos mínimos mensalmente. A qualidade da água para a Fauna aumentou. Agora parece que está tudo a voltar aos tempos remotos, em que as trocas de água são anuais... Não nos pudemos esquecer que as plantas e o filtro não conseguem remover tudo o que é nocivo para a Fauna. E muitas pessoas nem plantas têm... Num ambiente fechado, á qualidade da água vai-se deteriorando, quer pelos excrementos dos peixes, quer pela comida que deitamos e se vai decompondo no fundo do aquário, quer das partículas em suspensão que inevitavelmente vai entrando dentro do aquário. Por tudo isto e mais alguma coisa, uma troca de água é indispensável. Uma coisa é sobrevivência numa água que vai perdendo qualidade ao longo do tempo, outra é ter um aquário com a água cuja qualidade é a melhor que podemos ter, e isso só se consegue com uma limpeza do filtro 1x mês (com a água do aquário), e com uma troca de água, que no inicio de vida de um aquário deve ser 1x por semana, para depois com a maturação do mesmo, chegar a 1x por mês. Citar Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/
Lupper Publicado: Outubro 16, 2010 Autor Publicado: Outubro 16, 2010 Boas, Agradeço a todos os que ajudaram. Já sei o que fazer e como fazer. Citar "After the storm, Comes the calm" - Nova Cara Reprodução de Ramirezis - "Com pouco para fazer, toca de montar um nano" Fábio Silva
alcaide Publicado: Outubro 17, 2010 Publicado: Outubro 17, 2010 Não é quimico. E para eliminar o cloro mas tambem tem productos para ajudar os peixes.3 em 3 meses?! Bem, e os seus peixes nao teem problemas?! Sem TPA's (...) O aquario esta perfeitamente equilbrado ja tem esta montagem perto de ano e meio os peixes gozam de boa saude o filtro e lavado todos os meses o que leva a uma tpa de cerca de cinco litros logo a grande tpa de cerca de 30% apenas a fazer de 3 em 3 meses... logo nao percebo a admiracao... Citar ALCAIDE
Lupper Publicado: Outubro 18, 2010 Autor Publicado: Outubro 18, 2010 O aquario esta perfeitamente equilbrado ja tem esta montagem perto de ano e meio os peixes gozam de boa saude o filtro e lavado todos os meses o que leva a uma tpa de cerca de cinco litros logo a grande tpa de cerca de 30% apenas a fazer de 3 em 3 meses... logo nao percebo a admiracao... OK Peço desculpa pela minha ignorancia. mas sempre me disseram que devia fazer uma TPA por semana... Citar "After the storm, Comes the calm" - Nova Cara Reprodução de Ramirezis - "Com pouco para fazer, toca de montar um nano" Fábio Silva
Vasco Matos Publicado: Outubro 18, 2010 Publicado: Outubro 18, 2010 Nada disso. Alcaide, nada disso não é bem assim. Existem muitos tipos de aquários, acho que devias ser mais explicito. Pois em muitos deles, as tpa's semanais são imprescindiveis. Numa entrevista ao criador de camarões Grzegorz Nowinski, ele respondeu desta maneira a uma pergunta: Quais são suas dicas básicas para iniciantes? "Seja paciente e não se esqueça de mudar a água" Num aquário com camarões, por exemplo, as trocas de água são imprescindiveis. E independentemente do tipo de camarão, pois o facto do Red Cherry ser mais resistente que o Crystal Red, não significa que eu deixe a qualidade da água decrescer. Eu e penso que todos nós, deviamos cuidar dos Red Cherrys e de qualquer animal que mantivessemos, como se Crystal Red grade SSS fossem. E alcaide, experimenta fazer tpas de 3 em 3 meses num aqua de Crystal Red grade SSS. Num aquário plantado, em que tenha boa luz, CO2 e sejam feitas fertilizações liquidas diárias, também não é possivel fugir à tpa semanal, o tal reset do aquário, o garante de que os nutrientes que colocamos ao longo da semana não se vão acumular e agredir a Fauna ou provocar algas; Um aquário em inicio de vida, principalmente se for de litragem pequena, nos primeiros meses é imperial uma troca de água semanal, e também num aquário que tenha Discus, quer para criação ou não. Quanto a mim o único aquário que pode levar tpas mensais (não mais que isso), é um aquário com plantas de manutenção fácil, que necessitem pouca luz e pouca fertilização, aquário esse que tenha pouca Fauna e principalmente, que esteja maturado, ou seja que tenha algum tempo de vida. Eu adorava não fazer tpas, se isso garantisse a qualidade máxima de água para a minha Fauna. Mas não garante, pelo contrário. Estamos num mundo onde devemos poupar água, é verdade, mas as tpas podem ser feitas com aquela água que sai da torneira da banheira enquanto estamos à espera que a água aqueça. Nisto é que devemos ser inventivos, nas tpas não devemos inventar, pois para muitos utilizadores que nos vêem, as tpas são o fio que separa um aquário saudável de outro doente. Citar Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/
alcaide Publicado: Outubro 18, 2010 Publicado: Outubro 18, 2010 Alcaide, nada disso não é bem assim. Existem muitos tipos de aquários, acho que devias ser mais explicito. Pois em muitos deles, as tpa's semanais são imprescindiveis. Eu estou a falar deste caso. Num aquário com camarões, por exemplo, as trocas de água são imprescindiveis. Tenho um aquário de camarões há um ano sem TPAS só com adição de água, e olha que eles não me parecem estar a dar-se mal muito pelo contrário. E alcaide, experimenta fazer tpas de 3 em 3 meses num aqua de Crystal Red grade SSS. Há casos e casos... Não podemos ser lineares neste hobie, eu estou a falar concretamente deste caso. Que aliás nem temos muita informação para podermos opinar. Num aquário plantado, em que tenha boa luz, CO2 e sejam feitas fertilizações liquidas diárias, também não é possivel fugir à tpa semanal, o tal reset do (...) Um aquário bem equilibrado precisa de fertilização semanal?????? Eu adorava não fazer tpas, se isso garantisse a qualidade máxima de água para a minha Fauna. Mas não garante, pelo contrário. (...) Eu não disse que não fazia... Citar ALCAIDE
Vasco Matos Publicado: Outubro 18, 2010 Publicado: Outubro 18, 2010 (editado) Há casos e casos... Não podemos ser lineares neste hobie, eu estou a falar concretamente deste caso. Que aliás nem temos muita informação para podermos opinar. Ora bem, não temos quase nenhuma informação deste caso particular. Quando é assim, e como o aquário está no inicio, o melhor conselho que podemos dar é: tpa semanal. Um aquário bem equilibrado precisa de fertilização semanal?????? Um aquário plantado bem equilibrado, com CO2 e boa luz, precisa de fertilização diária. Mas penso que não era fertilização que querias dizer, era tpas semanais certo? Um aquário fica equilibrado se tiver a tal troca de água de 25% semanal. É assim, eu estou a supôr que a agua das tpa's é de qualidade e é tratada com anti-cloro. E podes crer que uma troca de água semanal ou quinzenal faz com que todo o equilibrio do aquário se mantenha nos niveis máximos. E é assim que devemos olhar para a aquariofilia, pelos máximos, e não pelos minimos. O meu pai, há 35 anos atrás fazia criação de Guppys. Não tinha filtro, só bomba de ar, e uma vez por ano limpava o aquário todo e trocava 100% da água que lá ficava mais um ano, e evaporava pouco pois o aqua tinha tampa. Os Guppys procriavam que nem coelhos. A qualidade da água era boa? Não, era péssima! Mas para o meu pai, e porque os Guppys procriavam, a água era excelente...Ainda hoje falamos disso... Editado Outubro 18, 2010 por Vasco Matos Citar Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/
AGA Publicado: Outubro 18, 2010 Publicado: Outubro 18, 2010 (editado) Esta discussão já a tivemos vezes sem conta... Motivo para se fazer TPA, mesmo tendo um sistema equilibrado ao nível de amónia, nitritos e nitratos (ou seja, um sistema que não prejudica os peixes nem se pode dizer que a qualidade de água é má, mesmo com TPA´s de 6 em 6 meses): http://fins.actwin.com/mirror/pt/begin-changes.html Cito o mais importante: A eficácia das mudanças de água é determinada por dois factores: a sua frequência e a percentagem de água que é substituída. Quanto mais vezes a água for substituída, ou maior a quantidade substituída maior a eficácia global. Os benefícios das mudanças de água têm de ser balanceados com o stress causado pela mudança rápida na química da água do seu aquário. Se a água do aquário tiver um pH, GH e KH tal como a água da torneira, mudar 50% (ou mais) da água de uma vez só não afectará os peixes. Por outro lado, se o pH do seu aquário for (por exemplo) 6,3, enquanto a nova água tem um pH de 7,5, trocar metade da água de uma só vez mudará o pH do seu aquário significativamente (possivelmente mais de 50% dependendo dos factores tampão), o que perturbará os peixes, talvez o suficiente para os matar. Dado que as mudanças de água são a primeira linha de defesa na lida com problemas tais como doenças, você quererá efectuar grandes e frequentes trocas parciais de água durante períodos de emergência. Por isso é desejável que a química da água do seu aquário seja equivalente á da água substituta. Assim, terá sempre a opção de efectuar grandes mudanças num breve período. Note que esta é a forma como os aquários começam; quando montou o aquário, a água era a mesma do que a da torneira. Com o tempo, no entanto, a química da água do seu aquário pode "derivar" relativamente à água da torneira devido à acidificação do ciclo do azoto, à adição de aditivos químicos tais como "incrementador de pH" ou "redutor de pH", ao uso de areão não inerte (e.g. coral esmagado ou conchas), etc. Portanto, não se trata apenas de saber se a água está a prejudicar fauna (pode não estar, apesar de ter 6 meses sem TPA... até pode ser melhor...). Trata-se de saber se é uma boa opção face a eventual necessidade de fazer uma TPA de emergência ou se quando se fizer uma TPA (mesmo de rotina) ela não pode dar um "abanão" na fauna. Cumps Editado Outubro 18, 2010 por AGA Citar [size="1"][color="#4169e1"] Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L) Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h) T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K) Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]
alcaide Publicado: Outubro 18, 2010 Publicado: Outubro 18, 2010 (...)aquário todo e trocava 100% da água que lá ficava mais um ano (...) Eu ainda sou do tempo em que o que eu tinha para ler era um livro que pouco ou nada dizia sobre manutenção de um aquário. Há 20 anos atrás também fazia TPAs de 100% e não era de ano a ano era no máximo de mês a mês, porque a porcaria e as algas assim o obrigavam... (...)Portanto, não se trata apenas de saber se a água está a prejudicar fauna (pode não estar, apesar de ter 6 meses sem TPA... até pode ser melhor...). Trata-se de saber se é uma boa opção face a eventual necessidade de fazer uma TPA de emergência ou se quando se fizer uma TPA (mesmo de rotina) ela não pode dar um "abanão" na fauna. (...) Isso é o que eu tenho estado a tentar dizer desde o início.... Citar ALCAIDE
AGA Publicado: Outubro 18, 2010 Publicado: Outubro 18, 2010 (editado) Então, Se é pouco provável atingir esse tal equilíbrio; Se mesmo atingido o equilíbrio não é boa opção face à eventual necessidade de se ter de fazer TPA que se veja; Se é muito mais fácil equilibrar um aquário com recuso a TPA´s... É de aconselhar fazer TPA´s numa base semanal/ quinzenal... certo? É que se vamos aconselhar a "malta" por aquilo que é possível... também podemos dizer que é possível não dar comida, não fazer TPA´s, não repor água, não colocar filtro, nem etc, etc... tipo aquelas bolas fechadas com camarões... Cumps Editado Outubro 18, 2010 por AGA Citar [size="1"][color="#4169e1"] Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L) Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h) T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K) Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]
Lupper Publicado: Outubro 18, 2010 Autor Publicado: Outubro 18, 2010 Bem, Um discussão de deu frutos pelo menos da minha parte. Obrigado por terem ajudado no meu problema. Citar "After the storm, Comes the calm" - Nova Cara Reprodução de Ramirezis - "Com pouco para fazer, toca de montar um nano" Fábio Silva
alcaide Publicado: Outubro 19, 2010 Publicado: Outubro 19, 2010 Isso é que interessa. Cumprimentos e boa aquariofilia Citar ALCAIDE
Lupper Publicado: Outubro 19, 2010 Autor Publicado: Outubro 19, 2010 Isso é que interessa. :DCumprimentos e boa aquariofilia Obrigado e Continuação Citar "After the storm, Comes the calm" - Nova Cara Reprodução de Ramirezis - "Com pouco para fazer, toca de montar um nano" Fábio Silva
Recommended Posts