paulo duarte Publicado Janeiro 6, 2005 Publicado Janeiro 6, 2005 Boas, Pelo que tinho visto, existem aparelhos de Osmose Inversa que produzem 25 litros dia e outras mais de 300. Partindo do princípio que só necessito de produzir 30 a 50 litros, qual será a que tem menores consumos? Ou seja, uma Osmose que produza 300 L/dia só precisa de algumas horas para produzir os 30 L, ao passo que uma de menor capacidade necessita de estar ligada o dia todo. Resumindo: os consumos de água são directamente ou inversamente proporcionais à capacidade de produção da Osmose? Independentemente do nº estágios que o aparelho possui, que outros factores se deve ter em conta na aquisição destes aparelhos? É que entre um de 25L/dia e um de 340L7dia a diferença de preços não é assim tão grande... Cumprimentos, Paulo Duarte
jonas63 Publicado: Janeiro 6, 2005 Publicado: Janeiro 6, 2005 25 litros/dia??...só se forem muito antigas As membranas modernas começam nos 90 l/d e as mais vulgares são de 190 l/dia. O consumo de água está relacionado com a taxa de recuperação que normalmente anda nos 20% , portanto independentemente da capacidade diária, por cada litro de água produzido 4 são enviados para o esgoto. Tens vantagem em comprar a osmose com menor produção de água que satisfaça as tuas necessidades, pois para produções de água maiores as membranas retiram menos contaminantes assumindo que a pressão é a mesma. Nota que um sistema com membrana de 190 l/d, nas condições de pressão usuais nas nossas casas, tem uma produção real entre os 110 e 140 l/d. Tenta saber a marca da membrana. Aconselho-te por ordem decrescente: Filmtec, Desal, Osmonics
Diogo Lopes Publicado: Janeiro 7, 2005 Publicado: Janeiro 7, 2005 Olá, O Jonas63 já disse quase tudo. Gostava de acrescentar apenas alguns cuidados a ter com o aparelho, seja ele de 90 ou de mais litros/hora: - nunca deves manter a membrana seca - verificar a pressão da água à saída das torneiras, pois pressões acima dos 8 bars, danificam irremediavelmente as membranas. - compra de um medidor de TDS (Total Dissolved Solids) - a melhor solução para verificarmos a efectividade das membranas. A percentagem de eliminação "dissolved solids" deverá rondar os 90% ou superior.
Hugo RSF Publicado: Janeiro 7, 2005 Publicado: Janeiro 7, 2005 Acrescentando ao que já foi dito... - Ter cuidado também com a pressão baixa. Abaixo dos 3 bar é ainda pior que acima dos 8. - Temperaturas acima dos 30º, danifica também a membrana. - Fazer flush a cada utilização. E acho que é só por agora... Está decidido: 200 x 100 x 65!!!
Miguel Mendes Publicado: Janeiro 7, 2005 Publicado: Janeiro 7, 2005 que e isso de flush??? acho que nunca fiz disso a minha!!! 100 PIXEL DE ALTURA MÁXIMA...
miguel antunes Publicado: Janeiro 8, 2005 Publicado: Janeiro 8, 2005 Já agora só mais uma coisa.. cuidado com a utilização depois de uma falta de agua pois a primeira agua pode vir cheia de areia o que danificará a membrana. Flush é um metodo de limpeza da membrana que algumas OI têm... na minha quando quero fazer flush abro a torneira e a agua passa livremente pela membrana limpando-a. Hugo fazes flush a cada utilização? As indicações da minha dizia para fazer mês a mês... Abraço, Miguel Antunes
senna Publicado: Janeiro 8, 2005 Publicado: Janeiro 8, 2005 o flush da minha é automatico julgo que a capacidade da unidade de RO fazer mais ou menos litros/hora tem tem a ver com a membrana ser de maior ou de menor diametro, ou seja as mais rapidas nao sao tao eficientes!
Hugo RSF Publicado: Janeiro 9, 2005 Publicado: Janeiro 9, 2005 o flush da minha é automatico julgo que a capacidade da unidade de RO fazer mais ou menos litros/hora tem tem a ver com a membrana ser de maior ou de menor diametro, ou seja as mais rapidas não (palavra corrigida) sao tao eficientes! Hã???????!!!!! Miguel, nesta agora não faço nunca, porque não tenho valvula de flush. Na outra procurava fazer sempre depois de cada utilização, sim! Está decidido: 200 x 100 x 65!!!
senna Publicado: Janeiro 9, 2005 Publicado: Janeiro 9, 2005 eu vou repetir. quanto mais litros faz a unidade por hora menos pura será a agua. testem com os vossos TDS.
Diogo Lopes Publicado: Janeiro 9, 2005 Publicado: Janeiro 9, 2005 Olá, Por acaso a minha experiência não me diz isso! Tinha uma osmose de 60 litros por dia e agora tenho uma de 300 - a qualidade da água é praticamente igual (medido com um medidor de TDS)
jonas63 Publicado: Janeiro 9, 2005 Publicado: Janeiro 9, 2005 Uma membrana de 60 l/d é antiga... a tecnologia vai evoluindo Diogo. Estas comparações só são válidas para membranas do mesmo tipo e fabricante, por exemplo entre a Filmtec TW30-1812-24 (90 l/d) e TW30-1812-100 (380l/d)
Recommended Posts