Ajuda, meu primeiro aquario


M4tH3uS

Recommended Posts

Boas, sou um estreante no mundo da aquariofilia, comecei recentemente no verão deste ano a ter minha primeira criação de peixes. Adquiri um pequeno aquario , este aqui:

http://www.aquapor.pt/pt/aquarios_em_kit/micro.html

 

Já com termostato e bomba de oxigenio. Arranjei um casalinho de guppies em que a femea estava prenha e pariu, em que depois eu peguei nos alevinos e pus-los nesse aquario. Actualmente os peixes já têm 2 meses de idade (os alevinos), a mae guppy morreu e separei o macho numa pequena taça. Só que como sou novo nisto tenho algumas dúvidas:

 

1º - De quanto em quanto tempo devo mudar a água dos alevinos?

2º - 26º C é uma boa temperatura de água para os pequeninos?

3º - Posso deixar a bomba de oxigénio sempre ligada?

4º - Retirei algumas pedras do aquario, visto que houveram uns peixinhos que se "suicidaram" acidentalmente nas pedras, mas reparei que há alguns mais aventureiros que penetram aquela placa branca no fundo cheia de ranhuras, parece tipo um filtro, só que não sei como é que eles o fizeram, as ranhuras são pequeninas e os cantos estão fechados, como faço para eles não voltarem a ir para debaixo dessa placa?

5º - Alimento-os cerca de 3 a 5 vezes por dia, estou a proceder correctamente?

6º - Com que idade os guppys ficam já com as cores definidas?

 

Agradeço todos aqueles que me esclarecerem estas dúvidas

 

Obrigado

Editado por M4tH3uS
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1-A Agua dos alvinos deve ser mudada de 5 em 5 dias

2-A temperatura esta boa para os pequenotes

3-Sim, a bomba pode ficar sempre ligada

4-Nao da para tirar essa placa?(acho que e um filtro de fundo mas nao tenhu certezas) se nao der pode por uma rede fina no fundo do aquario para que os alvinos nao consigam passar

5-3 vezes por dias com artemia ou outro alimento vivo basta

6-Com 30 dias os alvinos começam a ter cores, com 3 messes +/- ja estão na idade adulta

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1-A Agua dos alvinos deve ser mudada de 5 em 5 dias Porque???

(...)

 

4-Nao da para tirar essa placa?(acho que e um filtro de fundo mas nao tenhu certezas) se nao der pode por uma rede fina no fundo do aquario para que os alvinos nao consigam passar Para os alevinos basta ter a água

 

5-3 vezes por dias com artemia ou outro alimento vivo basta Podes dar flocos para alevinos

ALCAIDE

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá M4tH3uS,

 

1º - Como o aquário é muito pequeno, acredito que deve-se fazer uma TPA a cada 2 dias;

2º - 26ºC é a temperatura ideal, desde que não haja grandes variações, ou seja, que a temperatura se mantenha constante;

3º - Pode e deve, é importante para as bacterias do ciclo do nitrogênio, afim de não mudar a qualidade da água bruscamente;

4º - Em aquário de alevinos deve-se manter, ao invés de um filtro biológico de fundo e uma bomba, um filtro de espoja ligado a um sistema de oxigenação;

5º - Está, porem a digestão dos alevinos dura de 30minutos à 50minutos, então os meus comem a cada 1hora e meia. Fica a seu critério;

6º - Apartir dos 3 meses de vida em diante, mas manchas e outras peculiaridades da coloração são mutaveis durante todo o crescimento fisíco do peixe.

 

-Nota: acho que 6L de aquário é pouco, mesmo para alevins. Deve-se fazer TPAs frequentes, visto que eles eliminam na água um composto que evita o crescimento deles e deve ser retirado, além de o fato de ser mais difícil manter uma boa qualidade na água devido a super-população em relação a litragem do aquário.

 

Espero ter ajudado.

SmylleAndré.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.