Recommended Posts

Publicado

Olá

Na minha senda para ter um aquário com ciclideos do Malawi cheguei à conclusão, pelo que tenho lido, que o melhor será colocar areia.

A minha dúvida prende-se com areia de mar (praia) ou areia do rio.

Eu moro em Aveiro, que fica relativamente perto do mar, pelo que a areia da praia seria fácil de adquirir. No entanto alguns receios sobre o sal e talvez alguma poluição fazem-me duvidar.

Quanto à areia do rio também não sei bem onde arranjar, mas penso que isso não seria um grande problema.

Gostava também que a cor da areia fosse clara, pois acho que dá um melhor efeito, embora outras soluções possam interessar.

Se alguem me poder fornecer dicas ou fotos de aquários com areia da praia e areia do rio, em que locais a recolher (perto da agua, longe), métodos de lavagem, etc etc, eu agradeço.

Outro assunto prende-se com as pedras para fazer os esconderijos, encontro algumas pedras em lojas tipo MaxMat, alguma são de rio (seixos) o que supostamente não deverá ser um problema, mas outras são as chamadas "regionais", como posso saber se estas pedras são indicadas para o aquário e que não me irão suja-lo ? Existe algum teste que possa ser feito ?

Para alguem que seja daqui de perto de Aveiro que saiba onde arranjar este material na natureza (ou a preços aceitáveis), agradecia que me indicassem.

Obrigado a todos pela ajudam que possam prestar.

Nuno

Publicado:

Areia da praia é um bocado clara demais para os ciclideos malawi... Primeiro eles preferem areias menos claras e depois em areia muito clara vê-se as cagadelas deles por todo o lado :D

Areia de rio encontras no aki,maco e afins... fica normalmente ao pé dos cimentos.

É muito barata e tem pedritas pequeninas que ajudam a dar um ar mais natural.

Lavagem tem de ser em várias águas até deixar de sair lixo. Se quizeres podes ferver, eu prefiro lavar com água muito quente.

Pedras para ciclideos malawi só têm que respeitar duas regras:

-Não serem muito grandes, pois com as escavações que eles fazem pedras muito grandes podem fazer estragos consideráveis se cairem.

-Não podem ter arestas. Os ciclideos malawi fazem grandes razias às pedras e se estas tiverem arestas podem-se magoar seriamente.

Se encontrares pedra calcária com buracos optimo. Se não, qualquer pedra média serve.

Se tiveres paciencia podes sempre comprar uma mó daquelas que se colocam em berbequins e divertires-te a abrir uns buracos nas pedras.

Eu fiz isso em pedras que arranjei na praia... daquelas bem roladas pelo mar.

Da mesma forma que com a areia, a pedra lava-se bem (eu uso uma escova de aço para lavar as minhas) e se possivel ferve-se ou deita-se água bem quente por cima.

No link da minha assinatura tens o meu aquário malawi. O fundo é areia de rio e as pedras recolhidas na praia :D

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Publicado:

Olá Darius.

Mais uma vez obrigado pela tua preciosa ajuda, daqui a pouco o aquário passa-se a chamar "Darius' Wise Advices Aquarium" :D

Quanto ao areão vou ver então no AKI e afins o que é que se arranja.

No entanto vou também tentar ver na natureza (sitios de extracção de areia de rio).

Mais ou menos uma noção de quanto será necessário para um aquário 120x40x50 ? O aquário leva uma placa de esferovite no fundo do aquário para assentar as pedras em cima e não no directamente no vidro, assim também tenho uma base para colar as pedras de modo a que elas não venham a cair.

A sugestão das pedras parece-me que não será muito complicado, arranjam-se facilmente e é uma questão de ir construindo o monte com esconderijos. A ideia da mó no berbequim é interessante para as pedras grandes.. :D

O teu aquário está muito giro, e essas pedras fazem um efeito muito interessante. :D Essas fotos já estão um pouco desactualizadas, seria interessante ver o aspecto dele passado estes 6 meses :D

Obrigado por todos os conselhos.

Nuno

Publicado:

hehe as fotos estão MUITO desactualizadas, aquele layout já não existe e tenho um brutal dum tronco dentro do aquário... tenho que tirar outras mas a maquina não ajuda nada pois em interiores não consigo tirar uma foto decente :D

E não são 6 meses... a máquina é que fez reset à data :D

Para o meu aquário (100*50*50) gastei perto de 25kg de areia. Para o da minha esposa (plantado) foram 40kg mas tem uns 4cm de altura de areia...

Diria que deves gastar entre 30 a 40kg de areia. Aqui em coimbra a areia de rio fica a menos de 2€ por cada 20kg... em aveiro não deve ser muito diferente e se calhar o que gastas em gasolina não te compensa.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Publicado:

Olá

Sim, realmente, 2 € por 20 Kg não paga a gasolina de andar a procura :D

Obrigado pelas dicas..

Estas dicas são excelentes mas gostava de "ouvir" experiencias de outros membros.. :D

Quanto à areia do rio acho que tá decidido :D

Outra questão: Vale a pena a introdução de algo que mantenha os valores do PH altos ?

Nuno

Publicado:

Vale!

Ciclideos malawi querem ph acima de 8 sempre, por isso se a tua água da torneira não tiver ph 8 , mete rochas calcárias no aquário sem problemas.

Não lhe metas é quimicos porque o que é natural é bom :P

O resto do pessoal está envergonhado... não acredito que eu tenha dito tudo, até porque não sou o unico por aqui com ciclideos malawi em casa.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Publicado:

Olá

Boa ideia, vou medir o PH da agua da torneira e logo vejo.

Hoje fui ao MaxMat e vi lá sacos de 40Kg de Areia de Rio por 2,9 € .. Uma era mais escura e outra era areia clara, embora esta ultima fosse meia cinzenta clara pois tinha pedaços escuros..

Fiquei na dúvida.. e não trouxe nenhum deles.. :(

Arranjei umas pedras do Rio Nilo pretas muito fixes, cerca de 11,5 Kg de pedras. Lógicamente que vou precisar de mais, mas desta vez vou ver se arranjo seixos de rio :D

Quanto ao resto do pessoal, deve andar mesmo tímido... Vou meter no tópico Malawi para ver se o pessoal começa a escrever alguma coisa e a dar uns conselhos/opiniões.

Aquele abraço

Nuno

Publicado:

Eu utilizo areia de praia misturada com areia de coral ;) (E não concordo muito com o facto de eles nao gostarem de areia clara, até sou de opinião contraria, mas posso estar enganado :roll: )

As pedras....também não aconselho pedras muito grandes, não proporcionam bons esconderijos, é como umas "matronas" lá dentro, assim com pedras mais pequenas empilhadas consegues melhores buracos para peixes mais pequenos se esconderem. Quanto às pedras se poderem desmoronar com o "escavamento" dos peixitos, é um facto, mas para contrariar este problema começas a por logo as pedras empilhadas no vidro e depois é que pões areia. Assim ao mexerem na areia as pedras não mexem ;)

Quanto à forma das pedras ou ao tipo, eu pessoalmente detesto essas pedras pretas, eu prefiro as do tipo "rocha lua" ou simplesmente calcarias, quanto ao terem arestas vivas, era ideal não terem, mas se tiverem também não há grande problema. Sim eles de vez em quando espetam-se contra as pedras, mas também não ficam assim com grandes marcas e ao fim de algum tempo estas lesões começam a ser cada vez mais raras.

Abraço,

logo.jpg
Publicado:

Pessoal, vi á venda numa loja uma areia do tipo de praia mas muito fina (devia ser sintética ou tratada) bem aquilo no aquario faz lembrar aqueles mares tropicais de recife, estou para montar um aquario novo 80x30 mas não sei se esse areão é fiavel... traz algum problema quanto á fixação dos nutrientes para as plantas? e as proprias plantas não se vão soltar? não acham que com o passar do tempo o areão vai passar de uma bela areia muito clara para um areão todo cagado? hehehe

E se optar por mete-lo no aquario... acham que devia mistura-lo com mais algum? o Lojista disse-me que não devia misturar para evitar as bolsas de gases :oops: n sei s isto é verdade.

Se me poderem ajudar ...

PS: Riklo já agora se puderes arranjar uma foto dewssa areia de praia vs coral agradeçia :)

Fiquem bem

Publicado:

Boas,

A areia muito fina e clara (tipo recife de coral),que o Spykeee faz referencia trata-se quase de certeza de areia de sílica, tenho 10 kilos

no meu Tanganica dá um aspecto lindo ao aquario porque reflecte a luz

e realça os peixes , MAS.... não a aconselho a ninguém por 2 razões:

- os ciclideos adoram escavar e esta areia tipo "farinha" e tão leve que

ficam nuvens de areia em suspenção cada vez que algum escava, sendo

facilmente aspirada pelo filtro : cada vez que limpo o filtro todas as massas filtrantes estão impregnadas desta areia e mais grave ainda o meu filtro exterior começou a fazer um ruido estranho desque coloquei esta areia.(Areia na turbina :D )

-Outro incoviente é quando se quer aspirar o fundo, é impossivel pois a quantidade de areia que é aspirada é superior á quantidade de detritos...

Comps:

Antonio Silva.

Cumps

António Silva

APC#128

Publicado:

Viva

Obrigado pelas dicas.

Acabei por comprar um saco de 40Kg da areia mais acinzentada, achei a areia de rio muito escura, e esta apesar de parecer mais fina, parece-me que ficará melhor.

Andei pelo Rio Vouga e encontrei seixos e xistos, trouxe alguns kilos, agora é só lavar :shock:

Quanto ao PH da água medi-o mas a escala que tenho é apenas de 0.5 em 0.5 e pareceu-me estar muito proximo de 7.5.

Alguma sugestão da quantidade de rocha calcária necessário para subir um pouco mais ? ou se calhar o melhor é mete-lo a fazer o ciclo e caso seja necessário meto então as pedras ?

Sugestões?

Obrigado.

Nuno

Publicado:
O aquário leva uma placa de esferovite no fundo do aquário para assentar as pedras em cima e não no directamente no vidro, assim também tenho uma base para colar as pedras de modo a que elas não venham a cair

Colar as pedras é bom em termos de segurança mas torna quase impossível apanhar um peixe sem desmontar o aquário todo.

O que eu fiz foi apoiar as pedras maiores na placa de esferovite e só depois meter a areia. Depois as outras pedras é uma questão de ter cuidado na construção e ter a certeza que estão bem apoiadas.

Outra razão pra não colar as pedras é que se quiseres aspirar "lixo" por dentro das grutas é muito dificil.

Eu trouxe +- 30 kilos de areia da praia e cheguei à conclusão que 15kg é mais do que suficiente para o meu aquário de 100*40*50.

ruarrr_avt.jpg
  • 1 mês depois...
Publicado:

Olá a todos..

Pois é, este fim de semana estive a encher o aquário, comecei por colocar as pedras e tudo parecia a ir como deve de ser.

Ao lavar a areia apercebi-me que a agua ficava muito suja, opaca mesmo, tentei lavar o mais possivel, mas mesmo assim a agua continuava opaca. por via das dúvidas enchi apenas metade do aquário e nem coloquei o filtro a funcionar pois queria ver se aquela "poeira" toda acentava.

Na realidade acenta, embora se note uma zona de "pó" de cerca de 2-3 mm no fundo, e as pedras ficaram TODAS "sujas". O problema é que basta uma ligeira agitação na àgua para aquilo parecer leite.

Penso que é mesmo uma caracteristica da areia uma vez que a própria areia é muitissimo fina. A areia é areia de rio branca (comprada no MaxMat).

Alguém já teve o mesmo problema ? Tenho outra solução que não seja retirar o areão todo e colocar outro de outro tipo ? Isto com o filtro a trabalhar não vai limpar esta "poeira" ?

A ver se amanhã posto uma fotos..

Obrigado.

Nuno

Publicado:

Com o filtro a funcionar isso limpa.

Mas deves ter uma coisa em atenção... se vai areia para o rotor do filtro vais ter problemas graves.

Procura se possivel meter lã filtrante e limpa o filtro com muita regularidade na primeira semana pois a lã vai ficar carregadinha e diminuir bastante o fluxo.

Aí ao fim de uma semanita já deves ter a maioria do pó recolhido, isto assumindo que tudo corre bem.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Publicado:
os ciclideos adoram escavar e esta areia tipo "farinha" e tão leve  

ficam nuvens de areia em suspenção cada vez que algum escava, sendo  

facilmente aspirada pelo filtro : cada vez que limpo o filtro todas as massas filtrantes estão impregnadas desta areia e mais grave ainda o meu filtro exterior começou a fazer um ruido estranho desque coloquei esta areia.(Areia na turbina

Eu já tinha descrito a minha experiencia com areias muito finas, neste tópico á umas semanas...

Cumps

Antonio Silva

Cumps

António Silva

APC#128

Publicado:

Olá

Vou meter o filtro a funcionar a ver se a "farinha" desaparece.

O filtro que tenho é um Eheim Pro II 2026, e estou a pensar em colocar lã de vidro (fibra) (tal como sugerido) para ver se isto fica melhor.

Assim que tiver novidades eu informo.

Obrigado a todos pela ajuda.

Nuno

Publicado:
A areia muito fina e clara (tipo recife de coral),que o Spykeee faz referencia trata-se quase de certeza de areia de sílica...........................os ciclideos adoram escavar e esta areia tipo "farinha" e tão leve que  

ficam nuvens de areia em suspenção cada vez que algum escava

...antonio, tens a certeza que é de silica? A ,minha de silica nunca fica em suspensão, é bastante pesada, parece-me que te estas a referir a Aragamax (aragonite moida), esta sim pode ficar em suspensão, na água

Alguma sugestão da quantidade de rocha calcária necessário para subir um pouco mais ?

....Slash, mesmo com rocha calcarea e areia da mesma natureza, é practicamente impossivel subires o Ph acima de 7,8

Este valor ja é aceitavel, hoje dia ja encontras africanos a reproduzirem-se a Ph abaixo de 7.

As pedras....também não aconselho pedras muito grandes, não proporcionam bons esconderijos, é como umas "matronas" lá dentro

.....tenho uma opinião um bocado diferente, quanto maiores as pedras, mais natural te fica o aquario, e os peixes parecem-te sempre pequenos. No meu caso com ciclidios de Malawi de 20 cm, tive de utlizar pedras de cerca de 20 kg cada uma :lol:

cumps, Rui Correia

Rui Correia

Pic_243_19.jpg

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!