xert Publicado Outubro 10, 2010 Publicado Outubro 10, 2010 (editado) Eu tenho o aquário na sala num sitio com pouca iluminação (nenhum sol directo), e isso ainda vai ser pior no inverno. Tenho a luz ligada o dia todo e não tive até a data qualquer sinal de algas (o meu SAE e o pleco estão sempre de sentinela). Pelo que tenho lido esse será o principal inconveniente neste tipo de aquários. O que eu pergunto é o seguinte... sendo um low-tech, e como tal sem co2 e com pouca fertilização estarei com um periodo de iluminação demasiado longo? qual o periodo ideal tanto para a flora como para a fauna? uma segunda pergunta ou uma maneira diferente de fazer a primeira... Grandes periodos de iluminação são incompativeis com aquarios low-tech? Editado Outubro 10, 2010 por xert Citar
jota neves Publicado: Outubro 10, 2010 Publicado: Outubro 10, 2010 Olá. Em 1º lugar o que é o dia todo?? Quantas horas ao dia tens a luz ligada? Citar
Hugo R. Silva Publicado: Outubro 10, 2010 Publicado: Outubro 10, 2010 O período de iluminação deve ser igual, 8 a 10 horas diárias. Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
xert Publicado: Outubro 10, 2010 Autor Publicado: Outubro 10, 2010 tenho cerca de 12 a 13 horas Citar
majo Publicado: Outubro 13, 2010 Publicado: Outubro 13, 2010 Olá Xert Eu tenho 10 horas/dia e tem funcionado bem. Mas mais importante do que o tempo de exposição, é a qualidade da luz. Cumprimentos, majo Citar
xert Publicado: Outubro 14, 2010 Autor Publicado: Outubro 14, 2010 o meu aquario é este http://www.aquapor.com/pt/aquarios_em_set/...0cm-t5_21w.html tem uma lampada de 25w que acham? Citar
majo Publicado: Outubro 14, 2010 Publicado: Outubro 14, 2010 Olá, boas. Essa questão da luz é algo complexa. Falo-te da minha experiência, porque nestas coisas, cada caso é um caso. Eu tenho 90w (4500+9000 kelvins) para 240lit, mais coisa menos coisa. Mas quando decidi seguir esta modalidade low-tech, um colega disse-me que era demasiada luz, que deveria sombrear o tanque, etc. na altura esse colega tinha um projecto muito interessante do qual eu ja coloquei o link neste fórum em vários locais. http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=154475 Então arranjei umas plantas flutuantes, que ainda estão a crescer e a multiplicar-se, mas já dá para notar que o crescimento as plantas de crescimento rápido, abrandou um pouco. Ainda está tudo verdinho e com aspecto saudável, mas sempre quero ver se a redução da luz para o tanque vai resultar bem ou não. Ando nisto há 3 ou 4 meses, as coisas estão a correr bem, mas é preciso estar sempre de olho. Espero ter ajudado. Cumprimentos, majo Citar
xert Publicado: Outubro 14, 2010 Autor Publicado: Outubro 14, 2010 eu estou com 25w para 102l sim... claro que os teus comentarios ajudam muito. banana rock Citar
majo Publicado: Outubro 31, 2010 Publicado: Outubro 31, 2010 (editado) Boas, Não percebo grande coisa disto, mas como te disse noutro post, as plantas flutuantes estragaram mais do que ajudaram. Acabaram por tapar parte dos 90 w (4500+900 kelvins) que eu tinha e as plantas ressentiram-se. Portanto é porque precisam de mais luz. O que te estou a dizer, vale o que vale, é apenas fruto da minha curta experiência nisto. Eu acho que és capaz de ter pouca luz, ainda mais que agora puseste CO2 e uma coisa puxa a outra. Se chispas no CO2, tens que lhe dar a luz correspondente.... Penso eu.... Cumpt. majo Editado Outubro 31, 2010 por majo Citar
xert Publicado: Outubro 31, 2010 Autor Publicado: Outubro 31, 2010 eu tento complementar a intensidade da luz com o periodo de exposição. estou a fazer 12 horas diárias. os resultados têm sido muito positivos até agora. o unico problema neste momento é o ph. nunca o tive tão alto 7,5 Citar
redeyes Publicado: Dezembro 7, 2010 Publicado: Dezembro 7, 2010 entao ai tens se os resultados tem sido positivos otimo continua, mas n esquecendo q uma luz de qualidade é importante Citar
Recommended Posts