telmo vale Publicado Outubro 9, 2010 Publicado Outubro 9, 2010 boas. ontem montei outro aquario de 40 litros brutos ao lado do meu stone's age de 60 litros brutos. mas o de 60 lt tem co2 pressurizado. queria repartir o co2 pelos dois aquarios. a minha duvida é se tenho k fazer a divisao do co2 com T antes ou depois do conta-bolhas. (eu tava mais virado a por depois do conta-bolhas) aguardo sugestoes. obrigado Citar ________________________________________________________________________________ Cumps Telmo Vale Meus aquas: Stone's Age
David Cabete Publicado: Outubro 9, 2010 Publicado: Outubro 9, 2010 Boas Tens que logo à saída do redutor de pressão ( manómetros ), colocar um "T". Tens que adquirir mais um regulador de agulha e ficas com duas saídas independentes. A cada uma delas ligas um conta bolhas e um difusor de CO2. Assim controlas o fluxo de CO2 para cada aquário. Cada um deles tem necessidades diferentes. Cumps. EDIT: Colocação de imagens: ou ou ou e há mais uns poucos por aqui no Fórum. Basta colocar na caixa "Pesquisa": co2 em dois aquários. Cumps. Citar Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!
telmo vale Publicado: Outubro 9, 2010 Autor Publicado: Outubro 9, 2010 obrigado pelas sugestoes. mas a minha ideia era esta. pretendo a entrada do mesmo co2 para ambos... visto que neste momento n kero gastar mts €€€€€€... Citar ________________________________________________________________________________ Cumps Telmo Vale Meus aquas: Stone's Age
David Cabete Publicado: Outubro 9, 2010 Publicado: Outubro 9, 2010 Boas Essa "solução" resulta... e não. Para que funcionasse era preciso que: O comprimento de tubo depois do T seja igual...isso é fácil. A pressão exercida pela água no difusor seja a mesma...isso depende da profundidade a que está colocado o difusor. O difusor tem de ter sempre a mesma permeabilidade ao CO2... com a sujidade esse valor altera. Deve haver mais factores, mas assim de repente não me ocorre. Ou seja: se os tubos forem exactamente do mesmo tamanho, os difusores possuirem a mesma permeabilidade ao CO2 ( dois iguais não o têm de certeza ), se estiverem colocados à mesma profundidade no aquário, talvez tenhas a mesma quantidade de CO2 injectada num e noutro aquário. Claro está que isto seria o ideal, que será quase impossível de obter. Claro está que podes "jogar" com estas variáveis, para ter mais ou menos CO2 num ou noutro aquário! Se verificares que tens de diminuir o fluxo de CO2 num dos aquários, basta nesse baixar o difusor e subir no outro! O CO2 como é um gás, procura o sítio mais fácil para sair: o difusor que estiver mais próximo da linha de água. O ideal seria mesmo dois reguladores de agulha, um para cada aquário. Se procurares bem, isso até nem é tão caro assim! Cumps. Citar Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!
Rui Galrão Publicado: Outubro 9, 2010 Publicado: Outubro 9, 2010 o que podes e tens de fazer, mesmo sem gastar muito dinheiro é.. cada aquario tem de ter o seu conta bolhas, para regulares separadamente. ou seja metes um T antes de qualquer conta bolhas, logo a seguir terias algo para regular o fluxo e depois os conta-bolhas em cada saída e um difusor onde quiseres.. acho que expliquei bem a minha ideia.. mas entendidos que me emendem se estiver errado.. pois ainda não tenho muita experiência com botijas.. :D Citar O meu aquário.. AQUÁRIO AFRICANO by Rui Galrão Projecto do meu Lago em standby
telmo vale Publicado: Outubro 10, 2010 Autor Publicado: Outubro 10, 2010 esse projecto tambem parece ser viavel. vou espera por mais sujestoes. Citar ________________________________________________________________________________ Cumps Telmo Vale Meus aquas: Stone's Age
Recommended Posts