nelsomsdias Publicado: Outubro 18, 2010 Autor Publicado: Outubro 18, 2010 ola maxxedison o tubo que puxa agua do aqua nao esta a superficie , retirei esse e deixei o a puxar agua do fundo do aqua tenho valvula anti retorno na ponta do tubinmho da saida do ar no u invertido que vem do aqua o outro u esta a altura do tubo de saida de agua do aqua ,( do fundo do aqua) o tubo de ar aberto ligado no t antes do retorno ao aqua esta relativamente perto U mais alto e acima do nivel da agua " chupei " , salvo seja lol , a agua do tubinmho a ver dse nao entrava ar o circuito funciona , so deixa de funcionar quando para de correr ou atinge um nivel do T a saida pra sump esta uns 20 cm's abaixo do aqua logo pressao a agua teem e bastante mesmo a queda de agua praq sump ainda nao tem um tubo maior , mas vu coloca lo pois sera o que fara a agua dirigir se +pra sum , ainda me falta esse tubo que seria o ultimo como a tubagem do overflow ainda nao esta a funiconar ainda nao o coloquei , mas vira adiante consegui fazer com que a agua voltasse a correr metendo a boca no trombone lol aka tubinho e chupado o ar que la estava dentro deste modo volta a correr agua , devagar mas deve ser por ter limitado o nivel a esse ponto no t vou entao colar o primeiro U e ver se sera o ar que entra por ali que me faz parar o sistema nao ta facil lol Citar
nelsomsdias Publicado: Outubro 18, 2010 Autor Publicado: Outubro 18, 2010 hehehehe parece que ja bomba aparentemente entrava ar pelas junçoes 3 testes feitos com paragem e recomeça novamente agora tou a testar o nivel minimo que quero no aqua , mas parece que ja bomba agora com licença que tenho de ir jogar a agua fora que acabei de beber com sabor a cola e tudo arghh esta cola nao sera prejudicial a fauna e flora? sera um malawi , embora ainda va fcar sem seres vivos 1 a 2 semanas e sempre com bomba a trabalhar pra ciclar Citar
nelsomsdias Publicado: Outubro 18, 2010 Autor Publicado: Outubro 18, 2010 (editado) ola a todos ultrapassadas varias fases sistema de overflow ja funciona mas com pouca pressao a bomba de 700 ltrs\h mete mais agua no aqua que a agua que passa pra sump a sump esta neste momento ao lado do aqua alguma ideia? conseguirei evitar colocar a sump debaixo do aqua? como aumentar o caudal aqua\sump? obrigado a todos pela ajuda Nelsom Dias edit : e se eu colocar 2 sifoes? 1 t e adicionar mais um tubo ao sitema pra puxar agua pra sump? nao perde pressao o tubo ja existente ao adicionar outro tubo do lado oposto do aqua? assim ficava a puxar agua dos dois cantos traseiros do aqua , aspirando assim agua de todo o aqua e tendo mais movimento ainda dentro do mesmo cumps Nelsom Dias Editado Outubro 19, 2010 por nelsomsdias Citar
maxxedison Publicado: Outubro 19, 2010 Publicado: Outubro 19, 2010 Boas Nelson, Ainda bem que já esta a funcionar! Era a lei da fisica que estava em jogo, tinha de funcionar! A pouca pressão deve-se ao facto de a sump estar "quase" ao mesmo nivel de que o aquário, quanto mais perto o nivel de cada um deles menos caudal tem, pois a pressão da água é muito menor, eu aconselhava-te a pores por baixo do aquário. Nunca experimentei uma sump ao lado do aquário, mas o caudal será sempre pouco, especialmente com overflow...não sei o que poderás fazer nesse caso!?!! Por baixo do aquário ainda tinhas a vantagem de poder ficar escondido dentro do movel e ai sim, o caudal que ia para sump só dependia de 2 factores, o diametro da tubagem que estas a utilizar e a potencia da bomba de retorno. A minha box overflow, foi-me oferecida bem como o aquário, tenho tubagem em pvc de 50mm e uma bomba de retorno de 3900L/h proveniente de um lago e posso-te dizer que o limitador do caudal é a bomba de retorno, pois a box overflow e a tubagem poderiam levar com muitooooooooooo mais caudal, o meu overflow box tem 25cm de comprido por 3cm de largura pela passagem de água, é mesmo muito grande, sem falar na tubagem, encher por completo uma tubagem de 50mm com água era obra, na altura fiz os calculos e era algo de absurdo o caudal que o overflow aguentava e a tubagem :D Sobre a cola que puseste e ser toxica, isso já não te posso ajudar, sei que as colas maioritariamente são toxicas para meios aquáticos, eu no meu não utilizei colas, pois tinha a vantagem da box, no resto da tubagem utilizei a tubagem de encaixe com borracha, apesar de haver algumas pessoas que não gostam deste tipo de tubagem, é mais do que suficiente para um sistema como o meu, pois nunca vai haver pressão suficiente na tubagem para haver fugas (isto dito por um canalizador que ainda se riu na minha cara e com razão, aonde na vida é que eu com um aquário com pouco mais de 400L iria por uma bomba para me encher e criar pressão em tubagem de 50mm, poder podia, mas seriam poucos os peixes que iriam gostar de viver nesse aquário tal era a bomba de retorno, aquilo mais parecia o mar num dia de tempestade) :D Resumindo, tenho montado a tubagem vai agora fazer 1 ano e nem sequer vestigios de humidades nas junções e por mais ainda tenho a "benesse" de poder desmontar todo o sistema de tubagem e remontar caso seja necessário. Cumps, Ricardo Citar
nelsomsdias Publicado: Outubro 19, 2010 Autor Publicado: Outubro 19, 2010 (editado) ols uma situaçao que nao entendo o sistema de overflow esta feito nada vai alterar no sistema em si a nao ser adicionar um outro tubo pra conduzir a agua mais pra baixo como podera so isso dar mais caudal a agua no retorno pra sump? basicamente so é adicionado um tubo no fim do sistema , e nem vai estar colado unido ou junto ao ja existente mas se for a unica soluçao coloco por baixo do movel o senao é que o movel é de metal e nao tem furaçao furar ferro vai ser complicado embora o filipe almeida ja me tenha dito que isto iria acontecer, ter pouco caudal ai a vida.... Editado Outubro 19, 2010 por nelsomsdias Citar
maxxedison Publicado: Outubro 20, 2010 Publicado: Outubro 20, 2010 Boas Nelson, Não percebi o que escreveste nesta parte: "nada vai alterar no sistema em si a nao ser adicionar um outro tubo pra conduzir a agua mais pra baixo como podera so isso dar mais caudal a agua no retorno pra sump?" Que outro tubo irias adicionar e onde exactamente no sistema? "basicamente so é adicionado um tubo no fim do sistema , e nem vai estar colado unido ou junto ao ja existente" A mesma pergunta que fiz em cima....explica-me como se eu fosse um miudo de 5 anos e se for necessaro com desenho incluido! Em relação ao movel ser todo em ferro, aonde é que arranjaste o movel todo em ferro? Foi feito especificamente para o aquário e levou depois uma chapas metalicas a fazer as costas do movel? Dá mais trabalho é certo, mas tudo se corta, incluindo metal! cumps Ricardo Citar
nelsomsdias Publicado: Outubro 20, 2010 Autor Publicado: Outubro 20, 2010 ola bem , ja estava tarde e troquei me todo e expliquei me mal preciso aumentar o caudal do aqua pra sump o limite da agua no aqua e na sump estao praticamente como os quero por agora , emrboa a sump fique com pouca agua mas tb por ser pequeno o seu interior , 50 litros Que outro tubo irias adicionar e onde exactamente no sistema? superior em tamanho ao do overflow e que fara a descida do overflow pra sump , o ultimo tubo antes da chegada a sump o movel era dum escritorio todo em metal , em 4 anos ou 5 com este ano e nem um mm se mexe pro lado ou abaloar nadinha memso esta esferovite entre movel e aqua para aumentar o caudal funcionaria colocar outro sifaop ligado a este overflow? isto é o mesmo que tenho agora mas adicionaria ao tubo que esta dentro do aqua um t e mais um tubo na outra ponta do aqua , seriam 2 tubos a puxar agua pro mesmo overflow , sera viavel? desculpa qualquer coisa mas sou um bocado nabo nestas coisas lol Citar
maxxedison Publicado: Outubro 21, 2010 Publicado: Outubro 21, 2010 Boas nelson, Não és nada nabo, ninguem nasce ensinado e eu quando montei o meu sistema, mesmo ja tendo uma box overflow, andei ás aranhas para entender todo o sistema e exactamente como funciona e onde poderia falhar e o porque disso acontecer! Agora falando do que perguntas-te: "Que outro tubo irias adicionar e onde exactamente no sistema? superior em tamanho ao do overflow e que fara a descida do overflow pra sump , o ultimo tubo antes da chegada a sump" Esse tubo não te aumenta o caudal para a sump, é sempre bom te-lo de maior diametro para não criar efeito sifão no overflow para quando o sistema para ele não fazer desferrar o overflow (isto caso não tivesses aquele T que faz de respiradouro ao ar), o que te poderia aumentar o caudal seria o diamentro dos tubos do proprio overflow, mas que diametro de tubagem utilizas-te para fazeres o overflow? Vou-te tentar explicar da maneira mais simples e que eu entendi o funcionamento do sistema, 1º o tamanho do overflow, limita o caudal, quanto maior o diametro da tubagem ou da box overflow mais passagem de agua permite, mas é paralelamente condicionada pela bomba de retorno, esta, sim, é a principal, pois quanto mais depressa meter a agua no aquário para fazer subir o nivel de agua, mais pressão cria no overflow para ele aumentar o seu caudal. Mas tudo isto tem uma desvantagem para quem tem sump's pequenas, que tambem é o meu caso, eu so tenho uma sump de 76l, mas neste caso so o compartimento da bomba de retorno é que conta, no meu caso o compartimento leva 20L de água (cheia até 3cm do topo da sump), quando a minha bomba começa a trabalhar (3900L/H), necessita de mais ao menos 15 L para que o nivel do aquário suba o suficiente e encha o overflow e a tubagem para voltar para a sump. Nestas contas tenho de pensar tambem no tamanho do aquário, neste caso importa dizer que tem 120cm de comprimento por 60cm de largura e que cada 1cm que sobe de água equivale a sensivelmente 7L. O que quero dizer com isto, o aquario tem agua mesmo ao nivel de que se sobe 1mm verte logo para o overflow, quando ligo a bomba, ela sobe logo o nivel de agua, mas o tempo que leva essa agua a chegar novamente á sump, a bomba despechou 15L para o aquario e para todo o sistema de overflow. No aquário notas uma subida de cerca de 8 a 9mm, vamos arredondar para 1cm de altura, logo os restantes 7 a 8 L andam a circundar pelo sistema até chegarem á sump. Para responder á tua pergunta de aumento de caudal, tu só aumentas o teu caudal de uma forma eficaz se houver pressão suficiente no sistema, que no teu caso quer dizer que tens de meter a sump mais abaixo do nivel do aquario, estares a por mais um tubo ligado ao overflow não te vai fazer quase nada se é que faz alguma coisa. Quanto mais acentuado for o nivel que a agua vai cair maior será a sua velocidade e caudal. (consoante logicamente os diametros do overflow e a velocidade que a bomba de retorno consegue meter agua de volta para o aquario.) Espero que me percebas, eu ás vezes tenho tendencia de pensar que me expliquei bem, mas isso é porque eu estou a conseguir visualizar o meu sistema e de como ele funciona! Cumprimentos, Ricardo Citar
nelsomsdias Publicado: Outubro 21, 2010 Autor Publicado: Outubro 21, 2010 bem , a ideia basicamente era adicionar a figura da esquerda o tubo que ja se ve na da direita os tubos sao de 3\4 salvo erro foi a indicaçao que me disseram ao vender , têm 2,5 cm de diametro maximo na boca os tubos recomendados sao os de 1 polegada ou de 3\4 polegada e estes foi o maximo que posso colcar pois tenho uma tampa fixa em vidro na traseira do aqua com 2 buracos em trioangulo em cada ponta pra cabos , tubos , fios e afins entao la terei de colbocar a sump debaixo do aqua e fazer da sump ao inves deste de 54 litros o outro de 80 o FILIPE ALEIDA tinha razao nisso , eu que queria aproveitar o outro aqua pra outra coisa la irao os camaroes ficar pr aoutra altura ai ai ai Citar
nelsomsdias Publicado: Outubro 21, 2010 Autor Publicado: Outubro 21, 2010 (editado) actualmente tenho o nivel controlado da agua tanto na sum como no aqua m,as pra isos tive de ter artimanhas pra entrar mais agua na sump 2 mangueiras a puxar agua do aqua a ajudar o overflow ( a menos de 1 cm do topo da agua que é o maximo que a sump aguenta pra nao transbordar ) e se paro estas duas mangueiras o aqua enche de agua e seca a sump a contar somente com 2 bombas circulaçao na sump de 1000 ltrs\h , se coloco mias que isso seca de imediato a sump , portanto nao posos pra ja aumentar a litragem hora e é pouco pro que preciso , malawi se retiro as mangueiras o sistema nao puxa agua suficiente pra sump , deixando a seca a avaliar pelo que ja disseram aqui a soluçao sera memos a sump maior e debaixo do aqua o que me daria mais margem de manobra pois baixaria o t que delimita a aqua no aqua , dando mais agua pra sump e maior caudal mas penso que iria dar na mesma coisa so aumentaria o tamanho da sump , pois a agua acima do limite do aqua seria a mesam agora e depois logo a mesma pressao ja coloquei um tubo a correr quase pra sump instalada no chao e a pressao fica exactamente ou practicamente igual e sim ,maxxedison percebi a explicaçao hehe cumps Editado Outubro 21, 2010 por nelsomsdias Citar
maxxedison Publicado: Outubro 22, 2010 Publicado: Outubro 22, 2010 Boas nelson, Vamos por partes, 2 mangueiras a puxar agua do aqua a ajudar o overflow ( a menos de 1 cm do topo da agua que é o maximo que a sump aguenta pra nao transbordar ) e se paro estas duas mangueiras o aqua enche de agua e seca a sumpa contar somente com 2 bombas circulaçao na sump de 1000 ltrs\h , se coloco mias que isso seca de imediato a sump , Estas duas mangueiras a puxar agua estão ligadas ao overflow ou estão em separado? Estes testes já foram feitos com a sump no chão, certo? Se for esse o caso, é porque é um (ou os dois) de 2 problemas possiveis, o diametro do overflow é pouco e não consegue ter caudal para "acompanhar" a(s) bomba(s) de retorno, ou a a divisoria na sump onde se encontra a(s) bomba(s) de retorno tem muito pouca litragem. Dando novamente o exemplo da minha sump e do meu sistema, quando inicio o sistema e ligo a bomba de retorno, ela esvazia-me quase o compartimento onde se encontra antes de estabilizar, quando o sistema estabiliza, o nivel dentro do compartimento da bomba de retorno volta a subir, mantendo uns 10 a 12L de água (o compartimento tem cerca de 20L, quando a bomba arranca, fica só com uns 5L antes de estabilizar). eu se mete-se uma bomba de retorno mais potente, possivelmente teria de mudar de sump, para ter um compartimento que tivesse mais capacidade (isto teoricamente, nunca experimentei), porque a bomba faria subir mais depressa o nivel do aquario, mas a rapidez da agua circular no overflow e na tubagem no inicio do arranque seria sensivelmente o mesmo, pois acaba por aumentar a velocidade de circulação da agua no overflow e na tubagem mas leva algum tempo a faze-lo (no meu, estabiliza por completo, só ao fim de 30s a 1m). mas penso que iria dar na mesma coisa so aumentaria o tamanho da sump , pois a agua acima do limite do aqua seria a mesam agora e depois logo a mesma pressao Se estamos a falar da mesma pressão agora e depois, mas que o agora já é com a sump no chão, sim é certo o que dizes, a unica diferença seria o maior compartimento na sump, daria mais tempo ao sistema estabilizar, isto se o diametro do teu overflow conseguir acompanhar a(s) bomba(s) de retorno. ja coloquei um tubo a correr quase pra sump instalada no chao e a pressao fica exactamente ou practicamente igual A pressão fica igual ao que? ao sistema com overflow mas com a sump no chão ou ao sistema com overflow e a sump ao nivel do aquario? Nas respostas que deres pode estar a solução para o teu problema. Primeiro, depende do diametro do tubo (ou mangueira) que estas a utilizar para fazer a experiência, se é igual á que tens montada no sistema com overflow e quando te referes á pressão ser igual quando a sump em ambos os testes esta no chão é sinal que o diametro da tubagem (e do overflow) é pequeno para a(s) bomba(s) de retorno, se te referes a que a pressão está igual, estando a sump ao nivel do aquario ou no chão, então é porque o teu overflow esta a deixar entrar ar, pois quando bem ferrado e sem entradas de ar, quanto maior o desnivel entre a sump e o aquario, maior a velocidade da agua. Pelo que disseste estas a utilizar tubagem de 3/4 de polegada, equivale a 19mm o de 1 polegada são 25mm, não sei se o de 3/4 será suficiente para por exemplo uma bomba que faça 2000L/H ou 3000L/H, porque uma coisa é forçares a agua percorrer o tubo com ajuda mecanica (a bomba), outra é a agua descer por gravidade num tubo desse diametro e a velocidade que adquire. Já agora uma pergunta, a agua ao cair na sump já esta dentro de água ou está á superficie? Pergunto isto porque tive um problema no inicio da minha montagem que foi, para reduzir o ruido, a tubagem estava dentro de agua na sump, o que acontecia era que quando arrancava o sistema, a tubagem contem ar dentro dela, e para empurrar esse ar para passar a agua tinha muito mais dificuldade tando o tubo imergido em agua na sump, quanto mais fundo estivesse imergido mais lhe custava retirar o ar da tubagem, no meu sistema fiz varios furos ao longo da tubagem que esta imersa dentro de agua na sump, para que o ar saia logo muito perto da superficie e lhe custe muito menos fazer arrancar o sistema e começar a circular a agua! Cumps, Ricardo Citar
nelsomsdias Publicado: Outubro 22, 2010 Autor Publicado: Outubro 22, 2010 Estas duas mangueiras a puxar agua estão ligadas ao overflow ou estão em separado? estao fora do sistema do overflow o sistema esta mntado e estas mangueiras em nada estao ligadas ao overflow Estes testes já foram feitos com a sump no chão, certo? sim , coloquei a sump no chao pra verificar se o caudal de descida aumentaria muito mais e pelo que reparei nao me pareceu aumentar assim tanto uma das mangueiras é bem mais fina que os tubos do overflow mas mesmo assim o caudal é bem superior ao overflow Se for esse o caso, é porque é um (ou os dois) de 2 problemas possiveis, o diametro do overflow é pouco e não consegue ter caudal para "acompanhar" a(s) bomba(s) de retorno, ou a a divisoria na sump onde se encontra a(s) bomba(s) de retorno tem muito pouca litragem. vi bastantes sites qeu me passaram e outros por pesquisas minhas e o recomendavel em termos de diamentros era a volta disso 3\4 ou 1 polegada , o de 1 polegada nao me cabe no vidro\tampa do aqua , teria de corta lo , reparei tb que muas sumps com bombas circulaçao ate de 3500 ltrs\h aguentam bem com tubos de 3\4 . A pressão fica igual ao que? coloquei a sump no chao , no tubo que desce a agua do t do overflow pra sump , o ultimo tubo ligado ao overflow antes da sump , o tubo da descida de agua . coloquei um maior , com a sump no chao e o caudal foi o memso , podera eventualmente ser da pressao do aqua pois nao coloquei mais agua no aqua ( o que com uma sump maior teria mais agua no aquario , logo mais pressao , , como dizes ao sistema com overflow mas com a sump no chão ou ao sistema com overflow e a sump ao nivel do aquario? se te referes a que a pressão está igual, estando a sump ao nivel do aquario ou no chão, então é porque o teu overflow esta a deixar entrar ar, pegando num exemplo que deste mais atras , coloquei o tubinho pra chupar o ar directamente na sump sem estar tapado dete modo nunca fica ar parado dentro das curvas do overflow porque assim que entra sia logo , e esta sempre a correr agua , mas vendo bem a coisa , se a agua é pouca no overflow entao temmde ter ar la dentro , penso eu de que lol pois quando bem ferrado e sem entradas de ar, quanto maior o desnivel entre a sump e o aquario, maior a velocidade da agua. Pelo que disseste estas a utilizar tubagem de 3/4 de polegada, equivale a 19mm o de 1 polegada são 25mm, não sei se o de 3/4 será suficiente para por exemplo uma bomba que faça 2000L/H ou 3000L/H, porque uma coisa é forçares a agua percorrer o tubo com ajuda mecanica (a bomba), outra é a agua descer por gravidade num tubo desse diametro e a velocidade que adquire. esta parte na pratica nao estou a perceber vejamos referes te ao ultimo tudo , o tubo de descida final do overflow pra sump? se sim , ja experimentei e a diferença nao pareceu muita mas vou tentar de novo e colocar mais aguia no aquario aumentando deste modo a pressao de todo o sistema Já agora uma pergunta, a agua ao cair na sump já esta dentro de água ou está á superficie? hehe esta a superficie cai numa esponja pra na fazer muito barulho , so algum ainda nao delimitei a sump com divisorias memso por estar com estes contratempos e nao saber onde ira ficar , em principio sera memso no chao, e tb pra testar , teimoso lol , se o aqua de 50 litros daria , mas parece me que nao , mesmo nao , mas pra nao e tb ainda nao comprei uma unica bomba pra circulaçao pois pelo que testei nao me da ideia de ate onde posso ir com o caudal nao vou compar uma de 3 mil ltrs\h se o sistema nao a aguentar pra depois ter de estrangula la desgastando a mais rapidamente ps: procuro bobas na zona de Albufeira e arredores se alguem souber de laguma coisa ...pm it : thanks nao ta facil obrigado uma vez mais pela disponibilidade Citar
maxxedison Publicado: Outubro 23, 2010 Publicado: Outubro 23, 2010 Boas nelson, pegando num exemplo que deste mais atras , coloquei o tubinho pra chupar o ar directamente na sump sem estar tapado dete modo nunca fica ar parado dentro das curvas do overflow porque assim que entra sia logo , e esta sempre a correr agua , mas vendo bem a coisa , se a agua é pouca no overflow entao temmde ter ar la dentro , penso eu de que lol Pelo que tens explicado até agora, este parece-me ser o problema!!!! esta parte na pratica nao estou a percebervejamos referes te ao ultimo tudo , o tubo de descida final do overflow pra sump? se sim , ja experimentei e a diferença nao pareceu muita mas vou tentar de novo e colocar mais aguia no aquario aumentando deste modo a pressao de todo o sistema quando te falo em tubagem, é de TODA a tubagem, incluida a do proprio overflow!!!! Mas como disseste e pelo que ja leste, não deve ser o problema do diametro da tubagem! Só respondi a estes 2 quotes, porque são os que parecem ter a resolução do problema, quase que apostava contigo "uma semana de ferias na albufeira" (LOL) em como o problema na falta de caudal é devido ao overflow ter ar dentro dele fazendo com que o caudal reduza bastante, já que o efeito sifão na água fica muito reduzido quando tem ar na tubagem! :D Cumprimentos, Ricardo Citar
nelsomsdias Publicado: Outubro 23, 2010 Autor Publicado: Outubro 23, 2010 ola ja entendi o que nao esta a correr bem, aqui reparemos pela gravidade toda a agua que a bomba enviar pro aqua tem de voltar , a propria pressao sera feita pela agua no aquario e pela altura que tenho o ladrao no overflow com uma sump de 60 litros o ladrao fica a altura x com uma sump de 80 litros o ladrao fica mais baixo , a altura y a diferença entre o y e o x sera de 20 litros ou seja ai 1 cm mais ou menos na altura da aqua no aqua mas se baixo o ladrao perco pressao logo é jogar com a capacidade da sump e a altura limite da agua no aqua , pro caso a energia faltar mas quanto mais baixo estiver o ladrao mais pressao havera de agua a correr pra sump logo ter uma bomba de 2 mil litros ou de 4 mil devera nao haver problemas tendo em conta o tamanho da sump e do espaço pra zona de retorno onde ficara a bomba de retorno..... esta correcto o raciocinio?? as tubagens nao conteem ar , se existir ar dentro do sistema entao nao faço ideia como o tirar lol , dado que ate uma mangueira coloquei a correr pra la pra sair e fazer sifao pra retirar o ar todo , e enquanto esta em movimento sai so agua pelo tubinho do respiradouro banana rock Citar
maxxedison Publicado: Outubro 25, 2010 Publicado: Outubro 25, 2010 Boas nelson, O teu raciocinio está quase no ponto! Como dizes o "ladrão" quanto mais baixo estiver, mais pressão tem a água, mas atenção que o tubo ladrão é que te controla o nivel da agua dentro do aquário, logo se o desces 1cm, no aquário tambem desce 1cm (isto quando o sistema está parado). Se já tinhas isto em mente e se já tinhas percebido, esquece o que eu disse! De resto é exactamente esse o raciocinio de que tens de ter ao utilizar esse sistema. a propria pressao sera feita pela agua no aquario e pela altura que tenho o ladrao no overflow CORRECTISSIMO!!! com uma sump de 60 litros o ladrao fica a altura x com uma sump de 80 litros o ladrao fica mais baixo , a altura y Não obrigatoriamente e disgo isto porque, porque a altura da agua no aquario pode ser sempre a mesma (logo o ladrão estará á mesma altura), mas como a sump é maior, e tendo uma bomba de retorno com mais capacidade vai-te subir muito mais depressa o nivel da agua no aquário logo vai existir muito mais pressão e muito mais agua irá circular no sistema do overflow. O que tens de saber com precisão é a altura "x" que vais por o ladrão, vai ter que ser uma altura em que sobre espaço em altura no aquário para o caso de poder levar toda a agua da sump (a agua que está no compartimento da bomba), caso algo corra mal no sistema overflow e não sofras uma pequena inundação. Agora um aparte, mais uma vez vou dar o meu exemplo, eu sempre tive receio das inundações por causa do sistema falhar ou se houvesse uma falta de energia, mas o que é certo é que não é assim tão complicado e é bastante simples e sem receios, pois sei que a altura de 5cm que me sobra no aquario leva 35L de água (cerca de 7L por cm), a capacidade do compartimento da bomba é de 20L, se eu encho o aquário exactamente até á altura que transborda para a sump e a sump está com a sua capacidade no compartimento da bomba até ao limite (geralmente cheia a faltar uns 4 cm até ao cimo), não há falhas, pois não há agua que venha do aquario para encher a sump, e não agua suficiente na sump para encher o aquario, se dentro de todo aquele sistema (aquário + sump + overflow) existe "aquela" quantidade de água, e eu tenho aquelas margens de segurança (especialmente na altura do aquário) então não ha falhas possiveis. Mais uma vez digo, o teu raciocinio está certo, só gostava de saber como isso iria ficar a funcionar com uma maior bomba de retorno! :D Se dizes que não tens ar no overflow, então tens de testar isso com a altura do ladrão, mas se tiveres oportunidade de arranjar uma bomba de retorno com mais capacidade, experimenta, pois "cheira-me" que isso vai funcionar 5 estrelas com uma maior bomba! Cumps' Ricardo Citar
nelsomsdias Publicado: Outubro 26, 2010 Autor Publicado: Outubro 26, 2010 exactamente a tudo o que disses te o sistema é ate bastante simples como ja outro colega aquariofilo lo me tinha explicado osistema das simps e afins e tb tu , ricardo tenho jogado semrpe pelo seguro , isto ése o overflow parar , a agua que esta na sump nao enche o aqua se a bomba berrar e nao mandar agua pro aqua , a sump nao alaga nem transborda porque o " ladrao " esta ao nivel abaixo de modo a sump nunca transbordar portanto o primeiro problema esta controlado o de transbordamento portanto fico me realmente pela pressao da agua . o que eventualmente podera ser resolvido por uma bomba mais forte teria de mexer na sump logica e palpita me que esta realmente é pequena como ja me tinha explicado o filipe almeida mas , nao por teimosia mas simpor precisar de ver na pratica porque é tudo muito simples quando sabemos e temos as bases do overflow todas na cabeça e sabemos o seu funcionamento do inicio ao fim coisa que eu sabia lol mas na teoria , ha semre algo que fazemos porque dizem que assim deve ser feito , mas dai a pratica ainda vai um pouco portanto diria que com bomba de retornomais potente a coisa vaila a pois vai meus amigos vai mesmo , so pode hehe tive uns contratempos e a comp'ra da bomba fica adiada pois nao acho nenhuma como deve ser na minha area e queria ter uma noçao de ate onde posso ir com a litragem da mesma , quandto maior melhor porque sera um malawi , mas tb nao vou meter ali 6 mil litros a bruta a bombar hora sem saber se " eventualmente o sistema e a sump aguentam, diria que nao e nao queria comprar uma de 2500 hora podendo ser pouco e o sistema aguentar mais enfim ja ta na ultima fase e em breve estara a bombar obrigado a todos pelas excelentes dicas , pois sem algumas dessas dicas a coisa nao teria sido possivel em breve coloco o resultado final cumps nelsomsdias Citar
maxxedison Publicado: Outubro 26, 2010 Publicado: Outubro 26, 2010 (editado) Boas nelson, Realmente se fosses de mais perto, teria todo o prazer de além de te mostrar pessoalmente o funcionamento do meu sistema iria-te ajudar no teu que punhamos isso a bombas enquanto o diabo esfrega um olho! Em relação á bomba de retorno, com o já sabes eu tenho uma de 3900L/h (proveniente de um lago, logo bombas de retorno proprias para aquario devem ter caudais ligeiramente diferentes) num aquario de 120x60x60 com uma sump de 76L e tenho discos no aquario (4 quase adultos e mais 3 pequenos), mais uma "cambada" de tetras limão e negros. A minha opinião é procurares (quando possivel) algo entre os 3500 e os 5000L/h. Tens de varios preços e varias marcas, sendo marcas como a eheim os mais caros (quase ao preço de um filtro externo, perto ou mais dos 100Euros). E tens os da SunSun, extremamente mais baratos mas além da qualidade dos materiais (que não comparei), há uma grande diferença, que é o consumo eléctrico, as bombas mais baratas podem debitar o mesmo caudal, mas gastam-te muito mais electricidade. Para teres uma ideia, a minha bomba é de uma marca conceituada propria para lagos (custou ao meu irmão perto de 140 Euros) e consome 59W, dentro de mais ou menos o mesmo caudal as da eheim por exemplo a eheim compact+ 3000 (que faz de 1500 a 3000L/h) consome 66w a série 5000 (2500 a 5000L/h) consome 78W , as da marca aqua medic a serie OR3500 (3500L/h) consome 65W mas lembro-me perfeitamente que as da SunSun consumiam substancialmente mais, mais são muito mais baratas, e tens ainda com mais debito, de 6000 e 8000L/h salvo erro a preços muito interessantes. Se optares por sunsun, procura algo com um pouco mais de caudal, por exemplo 6000L/h para compensar alguma perda (se é que existe) de diferença de caudal para uma eheim por exemplo. Vai dando noticias. :D Cumprimentos, Ricardo Editado Outubro 26, 2010 por maxxedison Citar
nelsomsdias Publicado: Outubro 26, 2010 Autor Publicado: Outubro 26, 2010 obrigado pela disponibilidade pelo que eu pesquisei , tenho notado que as bombas quanto mais energia consomem , menos perdas teem de caudal com a altura sem duvida a enheim é a minha preferida , tenho um filtro de 1000 ltrs\h e estou satisfeitissimo , ja o tenho a uns 3 anos comprado a um amigo tb ja com uns 6 meses de uso com ele as sun sun sao realmente muito baratas , e tem quem diga que sao silenciosas e quem diga o oposto assim como outras marcas no mercado na net realmente vende se de tudo é so uma questao de procurar e escolher e pagar lol portanto a duvida é mesmo o caudal que poderei ter , mas em breve poderei testar isso , espero boa noite nelsomsdias Citar
FILIPEALMEIDA Publicado: Outubro 27, 2010 Publicado: Outubro 27, 2010 viva, Nelson, Antes de mais, as minhas desculpas por ter deixado de acompanhar o tópico! Não tenho tido muito tempo ultimamente. Ora, como chato que sou, venho deitar aqui mais uns paus na fogueira eventualmente o sistema e a sump aguentam, diria que naoe nao queria comprar uma de 2500 hora podendo ser pouco e o sistema aguentar mais O que te digo é que maior caudal não é sinónimo de boa filtragem. Vejamos. Na filtragem, consideramos dois tipos de filtragem (pelo menos dois) extremamente importantes: - A filtragem mecânica, realizada tipicamente por esponjas, lã de fitragem, sacos de filtragem, etc., destinada a apanhar e retêr as particulas suspensas na água. Para este tipo de filtragem, o débito é importante. É uma questão da física, quanto mais água passar nas filtrantes, mais particulas ficam retidas. - A filtragem biológica, realizada pelas bactérias nitrificantes que se instalam nas matérias filtrantes como bioballs, cerâmicas, leca, etc. Para este tipo de filtragem, o débito não é tudo. Para que seja eficaz, a água tem de passar "devagar" nas matérias filtrantes. Aumentar o débito não implica aumentar a capacidade desta filtragem. Para o teu aquário, na minha opinião, não beneficias nada em ter débitos superiores a 3.500 a 4.000 ltrs/h (mesmo uma bomba deste débito nunca vai fazer tanto, pois elevará a água da sump no chão para o aquário e, consequentemente, perderá algum caudal). Pensa em comprar algo na casa dos 4.000 ltrs/h. Quanto a marcas, é "à vontade do freguês" Corroboro tudo o que o maxxedison te disse... Bombas mais baratas têm, normalmente, mais consumo electrico, não são tão silenciosas e têm menor qualidade no rotor e veio de rotor. Tenho cá duas bombas. Uma sicce multi 4.000 (marca italiana, creio, na casa dos 40 Eur de preço) e uma eheim 3500+. Nem sei o preço das eheim... mas deverá custar o dobro... Mas só te posso dizer que não têm comparação uma com a outra a nível de qualidade. A Sicce gasta mais, é mais barulhenta e necessita de manutenções mais curtas, caso contrário começa a fazer um barulho irritante... A Eheim limpo-a uma vez por ano E trabalham 24h por dia! É realmente outra coisa. Caro mas muito bom! Citar Abraço, Filipe Almeida APC #484
maxxedison Publicado: Outubro 27, 2010 Publicado: Outubro 27, 2010 Boas, Só para dizer que concordo 100% com o Filipe Almeida! :D Cumprimentos, Ricardo Citar
nelsomsdias Publicado: Outubro 27, 2010 Autor Publicado: Outubro 27, 2010 hehe por acaso nao me tinha esquecido desse pormenor da filtragem mecanica mais caudal quimica menos , mesmo pra manter mais bacterias nitrificantes mas como vou manter bastantes rochas no aqua p+enso que terei uma boa colonia tanto no interior d aqua como na sump o meu limite seria ai na ordem dos 3 a 4 mil litros hora ja a contar com as perdas de caudal , alguem me falu nesses numeros a uns tempos tb nao foi filipe ? hehe hoje mesmo vou receber em casa uma bomba a bombar lol num salgado e que tem tido bom desempenho , verei como se comporta realmente as ehneim sao coisas do outro mundo tenho um filtro externo de 1000 ltrs\h que deixa me o aqua mais limpo que um metade do meu com uma sun sun de 1200 ltrs\h . vou testar algumas bombas na medida do possivel ( bons amigos lol ) e depois verei as opçoes varias tenho tido em conta tb os consumos energeticos e realmente o bom paga se caro mas ora bolas se eu gasto 60 w numa lampada em casa porque nao numa bomba( mais um item lol ) num aqua? portantoi se possivel ha que poupar pois sao ja 3 aquas 2 de alta manutençao mas por outro lado sera um mal necessario a ter em conta mas nao obrigatoriamente um entrave bem , depois informo como vai ser o fim desta saga :D boas Citar
nelsomsdias Publicado: Novembro 8, 2010 Autor Publicado: Novembro 8, 2010 (editado) ola depois de tudo o que aqui foi dito la foram as maos a obra, neste caso ao tubo , a cola e aos vidros e pimba o sistema ficou basicamente assim encostado ao canto quase nem se ve , excepto o tudo do respiradouro , mas esse ainda levara um corte pra ficar mais baixo ja que nao é necessario tao elevado depois de todo o sistema a funcionar perfeitamente voltamos a parte II deste plano: A SUMP como aconselhado pelo filipe almeida , resolvi fazer da sump o aqua de 63x33x30 a sump tera 3 divisorias servira de refugio pra futuros alevins zona de retorno agua pro aqua entrada de agua do aqua pra sump como tudo neste projecto , cada passo mais algumas duvidas depois de ter tudo a funcionar tendo em conta nunca transbordar nem o aquario nem a sump os limites da agua foram calculados e estao estaveis e nao transbordara em lado nenhum direi mesmo que o sistema é super fiavel ( excepto se um tubo partir ou algo do genero lol ) chegamos a fase de colagem dos vidros os vidros serao colados a 6 cm do topo do aqua pra nao trasnbordar e serao tb colados os restantes s 3 cm do fundo da sump fazendo o sistema circular entre as materias filtrantes e o refugio , passando em todos os compartimento pelas materias filtrantes a quastao que se prende agora serao os tamanhos de cada compartimento o copartimento de entrada no me parece que tenha muita importancia neste caso mas o de saida sim pois se o faço muito grande chupa me a agua toda que suopstamente seria dividida pelos 3 compartimentos , se pequeno fica seca num instante a sump a funcionar ainmda sem divisoes e a agua fica estavel tanto no aqua como na sump a sump mantem 21 litros de agua em funcionamento e estavel como dito acima , e sem divisoes a questao agora ao colocar as divisoes alguma agua ira ficar a ocupar volume retirando assim os 11 cm que tem actuais de altura de agua na sump portanto quais serao o minimos pra manter nos compartimentos? poderei calcular tendo em conta os numeros que tenho? dos 20 litros actuais na sump dividindo estes 21 litros pelo refugio e pela zona de saida\reorno ? ou terei de adicionar a litragem do refugio e ainda a de entrada de gua ? como disse cada passo cada duvida o aqua que ira servir de sump , com os 11 cm altura de agua que da os 21 litros agua este sera o aquario a usar a sump e este o sistema overflow em funcionamento e este ´mais ou menos as divisoes da sump a duvida sera somente quais os espaços a deixar pra cada um destes compartimentos da direita sera a entrada agua pra sump do meio refugio e onde ira ficar o aquecedor do aqua e algumas plantas pra ajuda da limpeza e da equerda da saida da agua pro aqua Editado Novembro 8, 2010 por nelsomsdias Citar
nelsomsdias Publicado: Novembro 21, 2010 Autor Publicado: Novembro 21, 2010 ola tudo estava correndo bem e estabilizado a umas boas semanas quando troquei uma new jet de 1300ltrs\h por uma enheim regulavel de 1000 a 2 000 ltrs\h ai realmente verifica se que a minha sump foi estruturalmente mal desenhada , factoi que ja me tinham advertido , e eu tendo isso em conta fiz bastantes calculos de litragem pra sump mas memso assim errei no volume e tamanho em altura das divisorias a coluna de agua do retorno seca so consigo manter estavel mantendo a bomba no meio da sump nao chegando agua a divisoria que era suosto ser de retorno , assim o caudal mantem se estavel tanto no aqua como na sump no aqua nao posso colocar mais agua pois o slimites da sump e do aqua transbordariam assim sendo que poderei eu fazer pra aumentar o caudal da bomba utilizando esta sump? colocar mais vidros e onde? Citar
FILIPEALMEIDA Publicado: Novembro 21, 2010 Publicado: Novembro 21, 2010 Podes fazer uma experiência... baixa-lhe radicalmente a altura do vidro separador mais à direita no teu desenho... Isso deverá manter o nível do ultimo compartimento mais estável minimizando o efeito de "secagem" da bomba... pode ser que resulte.. De resto, é o que já discutimos atrás... Citar Abraço, Filipe Almeida APC #484
nelsomsdias Publicado: Novembro 22, 2010 Autor Publicado: Novembro 22, 2010 pois basicamente foi o que falamos atras mas como se costuma dizer , fecha se uma porta abre se outra :D cheguei a conclusao que o overflow ou o sistema de sifao de agua do aqua pra sump que estrangula a coisa oda depois de muita matematica , testes e afins o sistema todo estrangula me nos 1000 litros \hora e preciso de duplicar a litragem so me ocorrem duas ideias uma seria a colagem de uma coluna lateral pra retirar agua pra sump ou colocar outra tubagem e assim duplicaria o caudal aqua\sump permitindo me aumentar assim a filtragem total Citar
Recommended Posts