Recommended Posts

Publicado

Tenho 2 anubias no aqua, enquanto uma até flor já deu e não param de aparecer folhas novas, a outra parece que está a envelhecer e as folhas entortam...

DSC01641.JPG

Já agora também gostava de saber qual é o problema destas duas plantas (e o nome delas :( porque não crescem e estão amareladas... parecem podres!)

DSC01640.JPG

Publicado:

Olá,

Partindo do pressuposto que tens iluminação suficiente para as plantas que manténs, tenta ver quais dos seguintes nutrientes estão a afectar as tuas plantas (atenção podem ser vários):

- CO2, N, P, K, Ca, Mg, Te

As plantas consomem estes nutrientes pela ordem que referi, podendo assim ser dada uma ordem de "prioridade". Estes elementos nas quantidades certas conjugadas com a quantidade de luz que tens disponível e com a comida/detritos libertados pelos peixes dão uma ideia do que é que se possa passar.

Mesmo com imagens nem sempre é fácil determinar o que se passa porque o mesmo sintoma pode ser causa de mais que uma deficiência a nível de nutrientes.

Resumindo e concluindo:

- o CO2 faz uma pesquisa pelo fórum, há montes de tópicos que falam sobre o assunto detalhadamente

- N (nitrogénio) pode ser medido sob a forma de NO3 e para as plantas quer-se um nível constante de 5 a 10ppm

- P (fósforo) pode ser medido sob a forma de PO4 e para as plantas quer-se um nível constante de 0.5 a 1.00ppm

- K (potássio) nem vale a pena comprar um teste, além de ser dificil de arranjar, não são de todo fiáveis. Quer-se um nível constante de 15 a 20ppm

- Ca (cálcio) por norma se utilizas água da torneira (e se esta é da companhia) os valores de Ca andarão por volta dos 30 a 40ppm (não posso afirmar com certeza absoluta dado que os valores da água mudam de zona para zona) que no caso é o que se quer e com as mudas de água é fácil repor esse valor; se puderes confirmar com a companhia melhor (alguns SMAS têm no site deles o valor da última análise)

- Mg (magnésio) depende de novo dos valores presentes na água da torneira; alguns fertilizantes para micros têm magnésio mas nem sempre suficiente para ter um valor entre 5 a 10ppm

- Te (trace elements) este último é adicionado através do mais comum fertilizante (TMG, Seachem Flourish, Sera Florenette etc..); compreendem-se entre os trace elements, o ferro, o zinco etc..

Apesar de isto á primeira vista parecer complicado por ter muitas vertentes é de facto o que as plantas consomem. É claro que não é preciso desatar a comprar testes de tudo e mais alguma coisa, e medir tudo ao milímetro; de todo. Mas pelo menos, ter a certeza que estão presentes todos os nutrientes no aquário já é outra segurança e é mais simples determinar e solucionar o problema.

Tudo vai depender dos valores da água que adicionas ao aquário, da quantidade de peixes que tens (dado que os detritos são aproveitados pelas plantas como nutrientes, mas nem sempre é suficiente)e quantidade de luz disponível.

Se puderes adiantar a quantidade de luz que tens e se usas ou não CO2 e população que tens no aquário já é um começo :(

Abraço

Publicado:

Estou a espera de uma calha, a luz que eu uso e muito fraca daquelas que se compram para a casa normalmente (mas disseram-me que as plantas que tenho não precisam muito de luz também e além disto estou à espera de outra calha com duas luzes melhores...), não uso CO2 e a população é:

1 pleco

4 barbos tigres albinos

2 neons

1 peixe folha

1 betta

Publicado:

Olá,

Ok, á partida poderá ser a pouca quantidade/qualidade da luz; a injecção de CO2 poderia ajudar também. Há quanto tempo tens o aquário montado? Usas algum substrato ?

Abraço

Publicado:

Substacto? como assim? traduz para miudos... (sou novo nisto...) Tenho-o montado ha um mes +/-

Publicado:

Olá,

Existem vários tipos de substratos: inertes, que não libertam nada para o aquário e consequentemente não contribuem de modo algum para o desenvolvimento das plantas, são simplesmente decorativos, servem obviamente também para poderes fixar as plantas; depois tens os substratos que libertam substâncias que por sua vez ajudam ao crescimento das plantas; existem várias marcas disponíveis em lojas.

Espero ter esclarecido.

Abraço

Publicado:

O meu substracto não veio em saco, e acho que não deve ser de marca, comprei-o numa lajo aqui ao quilo mas tava em plastico junto de outros...

Publicado:

Ok, de qualquer maneira mesmo com substrato inerte consegues fazer as plantas crescer saudáveis. Não é obrigatório ter esse tipo de substrato mas ainda dá uma ajuda valente se optares por o utilizar.

De todo o modo, aguarda pela calha nova, e tenta a injecção de CO2. Se ainda assim não conseguires bons resultados volta a postar a dizer o que se passa.

Abraço