ozzyfast Publicado Outubro 6, 2010 Publicado Outubro 6, 2010 Olá, Adquiri uma bomba igual à da imagem e sei que apesar de ser "chinoca" existem muitos utilizadores que a possuem ! Apenas tenho uma dúvida, na caixa diz "with a stream control valve set in the pump, the stream can be adjusted at will" mas eu não encontro essa válvula de controlo! Será que é necessário desmontar a bomba ou simplesmente ela não existe?! Já agora se ela não existir existe alguma maneira de lhe diminuir o caudal? JAD SP 1500 submersible Pump Para quem não está a conseguir visualizar a imagem, aqui fica o link http://img37.imageshack.us/i/554001781.jpg/ Cumprimentos Citar
David Cabete Publicado: Outubro 6, 2010 Publicado: Outubro 6, 2010 Boas Tenho uma igual, que utilizo para retirar água dos aquários, e nem sequer sabia que dava para regular o caudal daquela coisa! Como sou curioso, e gosto de dormir sem ter que pensar nas coisas, fui investigar. Então é assim: - Sem o crivo de entrada e o adaptador à saída: caudal máximo. Tem a desvantagem dos peixes se puderem enfiar na turbina... - Com o crivo de entrada no sítio. O caudal reduz um pouco, mas nada por aí além. O adaptador de saída não interfere em nada, a não ser que... ( ver explicação abaixo ) - O "truque" está no adaptador de saída! Se reparares, é redondo por fora, mas por dentro é quadrado, assim com a saída na bomba... - Se fizeres coincidir o quadrado do adaptador de saída com quadrado na saída da bomba, não há qualquer restrição à passagem da água... - Se rodares o adaptador de saída um pouco, como na foto acima, o quadrado da saída da bomba não coincide com o do adaptador! Há um pequeno estrangulamento na passagem de água. Reduz efectivamente um pouco o caudal da bomba. Não estivesse a medir o caudal por hora, com as alterações acima demonstradas, mas nota-se que há de facto uma diminuição de caudal. Outra coisa que reduz um pouco mais ainda é colocares o outro adaptador que vem com a bomba: A redução do caudal não deve ser mais que 10 a 20%, mas isso só testando mesmo. Cumps. P.S. - peço desculpa pela "qualidade" das fotos, mas não me apeteceu ir buscar o tripé... Citar Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!
ozzyfast Publicado: Outubro 8, 2010 Autor Publicado: Outubro 8, 2010 Wow, grande explicação Estou a pensar em criar um filtro canister com essa bomba! E o meu principal medo era que o caudal máximo fosse "potente" de mais para o meu aquário 50L, mas penso que com a explicação e talvez (se necessário ) a adição de uma torneira na mangueira isso se resolva. Obrigado pela ajuda cumprimentos Citar
David Cabete Publicado: Outubro 8, 2010 Publicado: Outubro 8, 2010 Boas Atenção que se colocares torneira, e sempre na saída da bomba, se estrangulares muito a saída de água, esforças a bomba, e pode danificar ou o veio o enrolamento do "motor". Qualquer dúvida estás à vontade, desde que eu saiba explicar Cumps. Citar Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!
Recommended Posts