Recommended Posts

Publicado (editado)

Boas montei ontem o meu novo aquário. E hoje tive a fazer leitura de 2 testes... pH e kH.

Antes de mais deixo a informação do aquário.

Data de montagem: 5/Out/2010

Dimensões: 80x35x45

Volume: 120l

Iluminação: ---

Substracto Tipo/Quantidade: Areia de Silica (50%) + Elos Terra M 5kg (50%)

Aquecimento/Refrigeração: Eheim Jager 100W

Peixes: ---

Plantas: ---

Filtragem: Eheim 2213 (Sera Biopour, Sera Siporax, esponja azul, esponja branca e esponja de carbao como materias filtrante)

Parâmetros:

pH: 7

kH: 1

gH: ---

Nitratos: ---

Nitritos: ---

Amónia: ---

Decorações: Tronco com plantas (Brevemente)

O que se passa e o seguinte ... tive a ler que o substrato da Elos faz baixar o kH e o gH ... mas faz baixar assim tanto? A agua da minha torneira sai com 4 kH e no aquário esta a 1 ou 0 nao da para saber (ficou amarelo na primeira gota - teste da sera)

O substrato também diz que estabiliza o pH mas com o kH assim tao baixo nao se vai manter durante muito tempo a 7 pH certo?

Outra coisa que gostava de saber e que tipo de rochas posso usar como decoração? E se as posso comprar nas lojas para decoração de exterior de casas.

Outra Observação depois de encher o aquário adicionei depois da agua repousar Sera Nitrivec, Sera Aquatan e a cerca de 5 horas adicionei Seachem Prime (3ml).. podera algo disto ter modificado as propriedades da agua para mal? ou para melhor?

De quanto em quanto tempo tenho de fazer a limpeza do filtro eheim 2213 ? 15 em 15 dias?

Editado por Orien
Publicado:
Que tipo de rochas posso usar como decoração? E se as posso comprar nas lojas para decoração de exterior de casas.

De quanto em quanto tempo tenho de fazer a limpeza do filtro eheim 2213 ? 15 em 15 dias?

Boas

As rochas que podes usar dependem directamente das espécies que queiras manter no aqua.

Algumas alteram o pH outras acrescentam minerais e outras são inertes.

Podes usar também cerâmicas, resinas e materiais compostos, depende sempre da fauna que escolheres.

A limpeza dos filtros (Ehiem ou não) depende do tipo de filtração (mecânica ou química), da carga orgânica, sifonagem do fundo, quantidade de alimento e até do estado das plantas que coloques no aqua.

Mantendo constantes os parâmetros anteriores, podes começar por fazer uma inspecção quinzenal e ir aumentando em função das observações.

Uma vez por mês deve ser suficiente, se não for é porque terás muita carga orgânica (peixes e invertebrados), poderás estar a alimentar em demasia, ou mesmo pode haver muita matéria vegetal em decomposição.

Cada caso é um caso mas três a quatro semanas é um intervalo razoável para limpeza de um filtro como o 2213.

Quanto às outras questões, nunca usei esses produtos, lamento mas não te posso ajudar.

Abraço

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!