Ajuda com projecto a longo prazo


Lupper

Recommended Posts

Boas,

 

Bem, vou fazer uma projecto de longo prazo. É o seguinte, eu tenho um nano pequeninissimo (40x20x25) com alguns peixes, é o meu primeiro aquário aserio. Mesmo sendo aserio é o primeiro e com o entusisamo estraguei tudo :music_singguitar: e aquario está estável mas algumas coisas de layot e niveis de sub e areao deverias estar diferentes. E como não trabalho nem tenho idade para tal tenho de esperar pelo natal para fazer algum negócio para que as despesas não caiam todas em cima dos meus pais. Então queria a vossa ajuda para não cometer erros e criar um aquario estavel e com bom aspecto. Tenho várias perguntas e dúvidas á cerca do equipamento. Gostaria de ter opiniões de experiencia própria ou sem experiecia desde que me ajudem no que eu quero e que o tópico venha a ser como um manual para outras pessoas que começem neste hobby.

 

A minha ideia era fazer um aquario de 120cm de comprimento. A largura e altura ainda nao decidi. Penso que a largura é o que dá a beleza ao aquario, quanto mais largo mais belo e mais facil de manutenção é. Queria saber que opinião me dão em relação a mandar fazer um aquario ou comprar um aquario já feito com medidas standard. Que me aconselham? Se calhar um aquario standard terá acabamentos melhores que um mandado fazer num vidraceiro. Pedi orçamento para um aquario de 120x60x60 estou á espera que resposta.

 

Outra dúvida será. Qual aconselham Filtro interno ou externo? Já li sobre filtros de mochila será que me ajudam com essa questão?

 

Aconselham em comprar os materiais separados ou comprar um kit.

 

Eu gosto mais de areia que areão mas tambem li que tem contradições na plantação, será isso um grande obstaculo?

 

Bem, passando á minha ideia do aquario. Estou a pensar em fazer uma especie de ilha... Com pedras no centro junto ao vidro de trás e por volta areia clara. Ainda nao pensei na flora a colocar mas vai ser a mais simples possivel. Sem dúvida colocarei parcula ou algo parecido. Depois umas plantas pequenas na parte detrás. Mas ainda está em estudo.

 

Em relação á flora, decerteza colocarei um cardume de cardinais e mais umas quantas especies diferentes.

 

Brevemente coloco projectos e desenhos para que possam visualizar melhor a minha ideia.

 

Até lá agradeço ideias e ajudas.

 

Cumprimentos,

Lupper

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A minha ideia era fazer um aquario de 120cm de comprimento. A largura e altura ainda nao decidi. Penso que a largura é o que dá a beleza ao aquario, quanto mais largo mais belo e mais facil de manutenção é. Queria saber que opinião me dão em relação a mandar fazer um aquario ou comprar um aquario já feito com medidas standard. Que me aconselham? Se calhar um aquario standard terá acabamentos melhores que um mandado fazer num vidraceiro. Pedi orçamento para um aquario de 120x60x60 estou á espera que resposta.

Podes mandar fazer, depende do sitio depende a qualidade, aconselho a VidroMoldura no Cacém.

 

Outra dúvida será. Qual aconselham Filtro interno ou externo? Já li sobre filtros de mochila será que me ajudam com essa questão?

 

Para aquários dessas dimensões só filtros externos.

 

Aconselham em comprar os materiais separados ou comprar um kit.

 

Separados tens maior controlo no que podes comprar e terás menos hipóteses de errar.

 

Eu gosto mais de areia que areão mas tambem li que tem contradições na plantação, será isso um grande obstaculo?

 

Algumas plantas não se dão muito bem em areia, pois pode asfixiar as raízes. Vai vendo tópicos com e sem areia e logo vês.

 

Bem, passando á minha ideia do aquario. Estou a pensar em fazer uma especie de ilha... Com pedras no centro junto ao vidro de trás e por volta areia clara. Ainda nao pensei na flora a colocar mas vai ser a mais simples possivel. Sem dúvida colocarei parcula ou algo parecido. Depois umas plantas pequenas na parte detrás. Mas ainda está em estudo.

 

Parcula=Parvula, certo?

 

Em relação á flora, decerteza colocarei um cardume de cardinais e mais umas quantas especies diferentes.

 

Aqui deverá ser fauna.

 

HRS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes mandar fazer, depende do sitio depende a qualidade, aconselho a VidroMoldura no Cacém.

mandar fazer encarece pois as luminarias ficam muito caras...

 

Para aquários dessas dimensões só filtros externos.

OK

 

Separados tens maior controlo no que podes comprar e terás menos hipóteses de errar.

OK

 

Algumas plantas não se dão muito bem em areia, pois pode asfixiar as raízes. Vai vendo tópicos com e sem areia e logo vês. OK mas poss so colocar areia a volta e no centro com as plantas ter so substrato... Ou terá sempre obrigatoriamente ter areão?

 

Parcula=Parvula, certo? Exacto

 

 

Aqui deverá ser fauna. Exato, novo erro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mandar fazer encarece pois as luminarias ficam muito caras...

 

Depende do tipo de plantas que queiras manter, se forem mais exigentes as calhas de iluminação que vem de origem não servem.

 

 

 

OK mas poss so colocar areia a volta e no centro com as plantas ter so substrato... Ou terá sempre obrigatoriamente ter areão?

 

Podes, onde não levar plantas podes sempre colocar areia. Existem muitos aquários assim como referes, podes pesquisar que encontras.

 

HRS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depende do tipo de plantas que queiras manter, se forem mais exigentes as calhas de iluminação que vem de origem não servem. Eu estava a pensar em colocar

 

Utricularia graminifolia

Hemianthus callitrichoides ''Cuba''

Vallisneria nana

Hemianthus micranthemoides

 

O que acham?!

 

Podes, onde não levar plantas podes sempre colocar areia. Existem muitos aquários assim como referes, podes pesquisar que encontras. Exacto é isso que farei :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Utricularia graminifolia

Hemianthus callitrichoides ''Cuba''

 

Parece-me que precisas de alguma luz.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não será possivel colocar numa calha de um aquario standard uma lampada mais forte?

 

E achas que essas plantas são dificeis de encontrar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não são difíceis de encontrar, precisam é de cuidados.

 

 

Poder podes mas tens que alterar a calha, balastros, etc etc

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não são difíceis de encontrar, precisam é de cuidados.

Em vez dessas podia por apenas parvula mas o meu problema e que a parviula cresce mais do que eu quero.

 

Poder podes mas tens que alterar a calha, balastros, etc etc

Essas plantas são as unicas da lista com mais cuidados e a precisar de mais luz?!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não só de mais luz como de lâmpadas com K mais altos para chegarem mais fundo e as plantas não crescerem tanto em altura.

 

Mas isso da calha tens o patrocinador Aquaeden que te poderá dar uma grande ajuda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, estou com 2 ideias para o aquario, aquarios simples uma das ideias era colocar essas plantas que disse outra era só um tapete do rochas no meio...

 

Para fazer um tapete que planta recomendas?! Parvula!?

 

e as plantas não crescerem tanto em altura.

Tas a falar da parvula!?

 

Mas isso da calha tens o patrocinador Aquaeden que te poderá dar uma grande ajuda.

vou dar uma vista de olhos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Muitas das minhas dúvidas já foram esclarecidas e depois de ler alguma coisa sobre o aquascaping decidi criar o meu proprio layout. E não basear noutros. Tenho tempo para isso vou pesquisar e quando tiver dúvidas colocarei...

 

Podem-me ajudar... Se quiser colocar um tapete de crescimento rápido o que me aconselham!?

Editado por Lupper
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fazer um tapete saudavel num aquario de 60 cm's de altura não é nada facil. (pelo menos eu tenho essa ideia corrijam-me se estiver errado pff)

Julgo que devesses trocar essa ideia, de resto julgo que já te responderam.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.