Recommended Posts

Publicado

Olá a todos ! Por esta é que eu não esperava. Ontem qdo andei pelo Continente vi o teste de ph da Tetra e pensei pq não levá-lo. O meu aquario ja tem um ano e eu nunca tinha feito o teste de ph. :oops::oops: Então qdo cheguei a casa fiz como dizia nas instruções e tirei 5 ml de agua e juntei 7 gotas do teste. Bem !!! a cor ficou amarela dando uma leitura entre os 5,0 e 6,0 :wink::wink::shock: Nunca esperei e fiquei chocado mesmo sabendo que os meus peixes são saudaveis ( à excepção da minha cometa que ja tem um ano comigo e faz sempre fezes transparentes :roll: ). A minha reacção foi logo fazer o teste à agua da torneira... deu 7,5... Então fiz troca de 1/3 de agua do aquario como dizia na literatura em caso do ph ser inf a 6,5... O facto é que depois da troca ele subiu para os 6,5 ficando no limiar...Não quiz trocar mais a agua para não ter uma variação brusca do ph...

Não sei se isto vai ter alguma consequência desastrosa mas o facto é que tanto os peixes ( são vivaços e comem super bem ) como as plantas não apresentam sinais de doença...

Alguém tem explicação para o facto ?

logoforumcartazes1.pnglogotdtonlinemagazine.png
Publicado:

O teste que compras-te é novo, mas pode estar na loja a muito tempo e estar estragado.

O que tem dentro do aquário pode ser a causa.

Tens de dar mais dados na minha opinião?

+351916315190 / joao.aquapet@gmail.com Cumprimentos do aquariofilista, João Ramos

Publicado:

Olá

se o teste da sera for igual ao meu deve apenas por 4 gotas para 5ml e não 7.

pode ser por isso também

demasiado reagente para a quantidade de água.

é claro que o reagente também pode estar estragado, ou então pode ser alguma coisa no teu aquário (como disse op homempeixe), tipo mudanças feita à muito tempo, demasiada materia organica em decomposição.

a água do aquário tá amarela ?

normalmente essa é um dos indicativos de PH muito baixo, ou então o problema pode ser com o kh e com o gh.

saudações

Sérgio

Pesquisem antes de perguntar!

Fish are friends, not foöd Posted Image

Publicado:

Não te aflijas muito com isso , pelo que percebi tens peixes de água fria, são peixes que comem muito logo vão fazer muito lixo (fezes e urina) isto juntamente com outros detritos vão provocar a descida do Ph e não é difícil ir para os valores que falas.

Penso que o que tens a fazer é mudanças de água semanais, o que vai fazer com que o Ph não desça muito. se os peixes estão bem não faças muitas alterações de Ph com produtos químicos , se quiseres aumentar o Ph e o Kh ( que vai ter um efeito tampão e vai evitar mudanças bruscas de Ph) utiliza bicarbonato de sódio, coloca inicialmente uma colher de café por 40L de água.

Um Abraço

Pedro

Publicado:

Boas,

O pior não é o valor do ph mas sim as variações bruscas do mesmo.

Se os teus peixes sempre viveram nessas condições deixa tal como está, tem atenção é às variações de ph.

Publicado:

os nitritos sao um dos factores que deves ter em preocupaçao de resto o ph e pouco importante pelo menos foi o que me disse o vendedor do Aquario Vasco da Gama.

Publicado:

Oi people !! Bem qto ao facto do produto estar possivelmente estragado não me parece pois ele leu bem o ph do aquario,depois o da agua da torneira e por fim o ph apos eu mudar 1/3 da agua. Variou sempre de côr por isso deve estar certo. Qto ao ph estar inicialmente a 5,5 sim é facto ser uma àgua acida mas os peixes estavam bem ( que é o que realmente interessa ) e como o Maiato disse vou apenas "deixar estar" tendo no entanto mais cuidado com a frequência das torcas parciais.

Já agora talvez eu tenho a agua um pouco dura pois nota-se no vidro na parte mais acima do aquario onde não há agua uns pontos brancos no vidro ( depositos de calcario ?? ) Mas talvez isso não seja verdade pq nunca ouvi dizer que a agua do norte fosse dura...

Brigado :wink:

Publicado:

Boas!

O meu caso é semelhante,mas é com valores contrários!Eu tenho um teste da nutrafin,e meço o meu pH antes e após as mudas de água.O que acontece é que o pH da torneira é de 6,0(tirados agora,agua da torneira da banheira) e o pH que tenho no aqua é de 7,6(k é o maximo da escala)!Como é possivel variar tanto?!a agua nunca chega a ficar com pH neutro(excepção de uma vez, mas rapidamente subiu para valores alcalinos!)

As causas que poderao ser, nao faço a minima ideia!tenho poucas plantas(o aqua é novo) e apenas uma "toca" de barro para os Bótias!

Nem sei como os meus neons aguetam!!

P.S-A agua do aquario antigo tinha os mesmo valores!

A solução passa por uma futura injecção de CO2.

Bué da Fish's!

Publicado:

Olá Penedo !

Olha posso te dizer que se quiseres baixar o ph o mais certo que tens a fazer é colocares um pouco de turfa no filtro. Quem já experimentou diz que é tiro e queda.... Agora se os teus peixes estão "satisfeitos" com a àgua/ph que tens não ha razão para mudares. O meu como disse anda pelos 5,5/6,0 e conheço quem tenha 4,0!!! ( Olá Carlos :wink: )...

Alem do mais a àgua do Luso tem 5,43 :lol::arrow::cry:

Abraços !

Publicado:

Olá Penedo

O teu aqua tm de certeza areao calcario ou pedras com calcario. Tns um efeito de tampao k te sobe o PH. Qual eh o teu KH e GH.

Faz o seguinte:

Tira um bocadinho de areao do aqua e deita-lhe ácido por cima. Acido Muriatico ou mesmo vinagre. Se efervescer ja sabes o problema. Se n faz o mesmo com as pedras.

Se for isso so c CO2 eh k te safas.

Fica bem

Luis

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!