Recommended Posts

Publicado (editado)

Olá!

Tenho um betta HM que, infelizmente, passou uns meses numa caixa vodafone sem filtro (mas com TPA's religiosas de 30% de 2 em 2 dias).

Há coisa de 3 meses mudei-o para um aqua de 12L, com um filtro interno Boyo SP-601E.

A filtragem máxima deste filtro é 200L/h, e eu tenho o meu no mínimo, o que fecha metade da saída de água, logo estimo que esteja a funcionar a 100L/h - julgo que ideal para um aqua de 20L...)

Tive de tirar a flauta, porque causava demasiada agitação na superfície da água e o betta via-se aflito para ir respirar.

No entanto, ainda assim, ele só anda pela metade do aquário mais longe do filtro (protegido por uma pedra e pelo termoestato, e normalmente escondido), onde imagino que a corrente seja menor.

Decidi desligar-lhe o filtro durante a noite, logo ele tem cerca de 8 horas diárias onde não tem de fazer um esforço tão grande para se movimentar. Quando lhe desligo o filtro ele vai imediatamente explorar essa metade do aquário e parece outro peixe - muito mais activo.

Não tenho dúvida que ter o filtro melhorou a qualidade da água (aliás, a frequência com que ele vai à superfície respirar diminuiu bastante quando comparado com o cubo vodafone), mas não tenho a certeza se lhe melhorou a qualidade de vida, porque é notório que lhe é difícil deslocar-se com o filtro ligado.

Portanto as minhas questões são:

- Já tiveram este problema? Como o resolveram?

- O problema terá sido ele estar na caixa vodafone na fase em que estava a crescer e por isso as barbatanas peitorais (?) / laterais não se desenvolveram adequadamente - mas parecem-me iguais às dos bettas que encontro na net - ou simplesmente criei um betta preguiçoso?

- Há forma de diminuir mais o caudal do filtro?

- Faço mal em desligar-lhe o filtro durante a noite?

- É preferível de todo não ter filtro (voltar às TPA's bi-diárias) ou comprar um com caudal mais baixo?

Agradeço qualquer comentário que me ajude a melhorar a qualidade de vida do meu betta!

Editado por tanictis
Publicado:

Bom, eu até hoje tive alguns bettas mas sempre como peixes secundários num comunitário.

Pelo que dizes, o problema não será própriamente do betta, visto que eles não têm grande resistencia(no entanto pode eventualmente se não tiver sido estimulado a mexer-se, não desenvolver tanto os seus pequenos musculos, já deves ter reparado como os Tailandeses os treinam para combates... Mas nem vamos por aí), não sendo peixes que possam ficar o dia todo a nadar contra a corrente.

12L é capaz de ser pouco para esse filtro, no entanto acho que não retirava a flauta, mas antes tentaria encontrar maneira de ela causar menos agitação(ela reduz um pouco o caudal também). Esses filtros têm pouco débito, no entanto a saída é muito estreita faz com que mande um jacto potente.

Outro factor importante que não mencionaste, a que temperatura o manténs?

Como deves saber a generalidade dos organismos quanto mais frio estiver, mais reduzem o seu metabolismo, os bettas nas lojas ficam moles e encostados ao fundo. Ora se tiveres o aquário frio e com essa corrente toda, é normal que ele não se mexa.

Abraço

assbettaportugal.png

Publicado:

O que eu fiz, quando precisei de usar um filtro, foi colocar lã filtrante na mangueira onde saia a água "limpa", assim, conseguia reduzir o fluxo. Funcionou muito bem comigo.

logofino320x76.jpg

Publicado:

olá

O filtro é muito bem vindo ao aquario.

As TPA´s diárias (para além do trabalho que dá...) causam sempre uma alteração brusca dos parametros da agua. e num cubo da vodaf. com tão pouca agua pior.

Se fosse eu fazia assim: metia a saida da agua do filtro debaixo de agua e virada para o vidro. Se colocares o filtro num canto é mais fácil.

Ou aumentava o comprimento da flauta e colocava a saida da agua virada para o vidro.

O que o 29André disse tb é uma solução e se virares a saida para o vidro tens a questão resolvida.

A questão levantada pelo minum, a temperatura, é importante. O betta splendens não é um "peixe de agua fria". Aguenta-se nestas condições até.....aparecer complicações.

Se puderes arranja uma planta que chegue à superficie.

Cumpr.

antónio

Publicado:

Olá a todos e obrigado pelas respostas!

O betta está e tem estado sempre (mesmo na água estagnada do cubo vodafone...) a 26º, portanto não será por aí.

Quanto à sugestão da planta, como este aquário foi montado de raiz para o betta, pensei de inicio em locais onde ele se pudesse apoiar perto da superfície, e como tal ele tem:

- fetos de java que terminam quase à superfície da água

- uma pedra que costuma ser o poiso intermédio

- e também gosta de se apoiar no termómetro...

E, além do mais, o aquário não é muito alto (não estou ao pé dele para ir medir, mas é mais baixo do que um cubo vodafone).

O filtro está já num canto do aquário, com a saída de água virada para o vidro.

Mas é capaz de diminuir a corrente pondo novamente a flauta mas não no limite da superfície da água, virada para o vidro e com as lãs filtrantes.

Novamente, obrigado a todos!