O meu primeiro aquário - opiniões precisam-se!!


Gremlyn

Recommended Posts

Olá a todos

 

Finalmente vou-me iniciar neste belo hobby após uns largos meses a namorar aquários. Visto que quero colocar o aquário no meio da sala, tenho que ter um armário a condizer com o resto da mobília. Vou apresentar alguns pormenores do meu projecto ao qual gostaria de ter a vossa opinião. :naughty:

 

Vou fazer um aquário com estrutura metálica em ferro metalizado com tubos de 40x40mm e 20x20mm. O aquário tem 70x70x55 e tem coluna seca. O armário será em MDF folheado a carvalho wengue.

 

Aqui vão os desenhos:

 

 

A estrutura metálica:

40356428.jpg

 

O armário em MDF:

36020878.jpg

 

Outra vista do armário:

78811384.jpg

 

A placa de poliestireno extrudido (roofmate):

10989965.jpg

 

Todo o conjunto:

31319943.jpg

 

Vista de cima:

30031727.jpg

Optei por por uma coluna seca porque assim escondo a tubagem pelo interior do aquário, porque vai ficar mesmo no meio da sala. E um dia mais tarde posso sempre optar por água salgada.

 

:bs_quesexclaim:

Agora tenho algumas dúvidas que gostava que esclarecessem visto que ainda percebo muito pouco disto:

 

1 - É preciso por os 4 reforços verticais da estrutura com tubos de 20x20 ou os 4 40x40 nos cantos são suficientes?

 

2 - Quanto da parte de baixo do aquário deve estar escondida pela móvel para dar alguma protecção anti-deslizamento?

 

3 - Qual deverá ser a altura da coluna seca se o aquário for apenas para água doce? E se for para água salgada?

 

4 - Falaram-me em colocar um passa-muros na coluna seca. É mesmo preciso? Para que serve exactamente? Só para dar rigidez à passagem dos tubos que o vidro não consegue garantir?

 

5 - Estou a pensar fazer com vidro de 10mm. Será que é necessário travessas francesas?

 

6 - O que se usa? Vidro laminado ou temperado?

 

 

Agradeço já em avanço a vossa colaboração :girlhitboy:

Editado por Gremlyn
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos

 

Finalmente vou-me iniciar neste belo hobby após uns largos meses a namorar aquários. Visto que quero colocar o aquário no meio da sala, tenho que ter um armário a condizer com o resto da mobília. Vou apresentar alguns pormenores do meu projecto ao qual gostaria de ter a vossa opinião. :D

 

Vou fazer um aquário com estrutura metálica em ferro metalizado com tubos de 40x40mm e 20x20mm. O aquário tem 70x70x55 e tem coluna seca. O armário será em MDF folheado a carvalho wengue.

 

Aqui vão os desenhos:

 

 

A estrutura metálica:

40356428.jpg

 

O armário em MDF:

36020878.jpg

 

Outra vista do armário:

78811384.jpg

 

A placa de poliestireno extrudido (roofmate):

10989965.jpg

 

Todo o conjunto:

31319943.jpg

 

Vista de cima:

30031727.jpg

Optei por por uma coluna seca porque assim escondo a tubagem pelo interior do aquário, porque vai ficar mesmo no meio da sala. E um dia mais tarde posso sempre optar por água salgada.

 

:)

Agora tenho algumas dúvidas que gostava que esclarecessem visto que ainda percebo muito pouco disto:

 

1 - É preciso por os 4 reforços verticais da estrutura com tubos de 20x20 ou os 4 40x40 nos cantos são suficientes?

 

2 - Quanto da parte de baixo do aquário deve estar escondida pela móvel para dar alguma protecção anti-deslizamento?

 

3 - Qual deverá ser a altura da coluna seca se o aquário for apenas para água doce? E se for para água salgada?

 

4 - Falaram-me em colocar um passa-muros na coluna seca. É mesmo preciso? Para que serve exactamente? Só para dar rigidez à passagem dos tubos que o vidro não consegue garantir?

 

5 - Estou a pensar fazer com vidro de 10mm. Será que é necessário travessas francesas?

 

6 - O que se usa? Vidro laminado ou temperado?

 

 

Agradeço já em avanço a vossa colaboração :medieval_mace:

 

Boas,

 

Não te sei responder a muitas perguntas, mas vou tentar ajudar,

 

1- Não sei

 

2- Debaixo do aquário, pode é colocar por exemplo uma colchonete (aqueles "colchões" fininhos que se metem debaixo dos sacos cama) para distribuir melhor o peso.

 

3-Não sei

 

4- Não sei

 

5- Depende se colocar uma calha á volta do aquário ou não...

 

5- Ou vidro simples ou vidro laminado, temperado NUNCA! (Imagina se alguma vez cai uma coisa pesada num canto do aquário, ou se leva uma pancada bem forte, esse vidro não racha, estilhaça logo todo...)

 

Cumps, Rafael Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

essas travessas que referes podes despensa-las.. pois os comprimentos de 70cm não são nada por aí além.

 

a altura da coluna é que vai definir a linha de água.!!

não sou muito entendi em colunas mas acho que deve de ser bem larga para ter mais saída que a entrada de água.. :eusathink:

 

pk não fazes a coluna encostada a um canto!?? acho ser melhor, mas como já disse não percebo nada disso.. ainda estou para aqui a dizer barbaridades.. lol :roflroll2:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado pela opinião! :D

 

realmente quando fiz o desenho percebia pouco ou nada disto. Já tive a ver e as colunas secas fazem mais sentido a um canto. A água fica sempre 1 ou 2 cm mais baixa que o topo da coluna seca, certo?

Editado por Gremlyn
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.