Fernando Leite Publicado Outubro 17, 2003 Publicado Outubro 17, 2003 Olá Pessoal !!! Hoje li num livro de aquariofilia que uma das maneiras de propagar as plantas de crescimento rápido é aproveitar as folhas das podas, junta-las todas e enterralas no areão como se fosse outra planta qualquer. Passado uma semana então ela iria se assentar e começa a enraizar... Até que ponto isto é verdade? É possivel com Sagitarias e Vallisnerias?
Visitante Publicado: Outubro 17, 2003 Publicado: Outubro 17, 2003 As Vallisnérias e Sagittarias reproduzem-se por "runners". São pequenos brotos que saiem da base da planta, enterram-se, criam raizes e nasce um novo pé. Não tens de fazer nada, no caso das vallisnérias é uma verdadeira praga, ao fim de 2, 3 meses tens pés para dar e vender. Boa sorte.
António Vitor Publicado: Outubro 17, 2003 Publicado: Outubro 17, 2003 Oí Oranda! Até que ponto isto é verdade? em relação a valisnerias e plantas acaules é como o ricardo disse, em relação a plantas com caule, nunca fiz tal coisa, penso que não irá funcionar. Bem melhor é fazer a divisão e enterrar as partes divididas, apenas ligeiramente para que haja partes da planta a receber luz...assim a planta consegue criar raíz em baixo (ela precisa de energia para que isso aconteça, poderá ter em reserva e esse sistema funcionar, mas não aconselho). O meu Blog webcam das 22:00 às 8:00 com luz acesa
Visitante Publicado: Outubro 17, 2003 Publicado: Outubro 17, 2003 Eu faço isso com praticamente todas as minhas plantas, mas como o Ricardo falou Valisnérias não valem a pena , Elodeias, Grosofilas, Bacopas, Ediwigias e Cabomba e outras aceitam bem mudas. Eu tenho um outro aquário pequeno para criar mudas, ou guarda-las enquanto não as planto ou troco ( ate mesmo dou ) para meu irmão ou quem tem aquários
Paulo Almeida Publicado: Outubro 18, 2003 Publicado: Outubro 18, 2003 As únicas plantas que se reproduzem após retirares as folhas da planta "mãe" são as Hygrophilas, em que é possível deixar as folhas a flutuar no aquário e por vezes nascem novas plantas. Se enterrares completamente as folhas de qualquer planta estas quando muito servirão de adubo para outras plantas. Cumps Carpe Diem
Recommended Posts