Recommended Posts

Publicado

Olá Pessoal !!!

 

Hoje li num livro de aquariofilia que uma das maneiras de propagar as plantas de crescimento rápido é aproveitar as folhas das podas, junta-las todas e enterralas no areão como se fosse outra planta qualquer. Passado uma semana então ela iria se assentar e começa a enraizar...

 

Até que ponto isto é verdade? É possivel com Sagitarias e Vallisnerias?

logoforumcartazes1.pnglogotdtonlinemagazine.png
Publicado:

As Vallisnérias e Sagittarias reproduzem-se por "runners". São pequenos brotos que saiem da base da planta, enterram-se, criam raizes e nasce um novo pé. Não tens de fazer nada, no caso das vallisnérias é uma verdadeira praga, ao fim de 2, 3 meses tens pés para dar e vender.

 

Sagittaria-graminea.png

 

Boa sorte.

Publicado:

Oí Oranda!

Até que ponto isto é verdade?

em relação a valisnerias e plantas acaules é como o ricardo disse, em relação a plantas com caule, nunca fiz tal coisa, penso que não irá funcionar.

 

Bem melhor é fazer a divisão e enterrar as partes divididas, apenas ligeiramente para que haja partes da planta a receber luz...assim a planta consegue criar raíz em baixo (ela precisa de energia para que isso aconteça, poderá ter em reserva e esse sistema funcionar, mas não aconselho).

Publicado:

Eu faço isso com praticamente todas as minhas plantas, mas como o Ricardo falou Valisnérias não valem a pena :wink: , Elodeias, Grosofilas, Bacopas, Ediwigias e Cabomba e outras aceitam bem mudas. Eu tenho um outro aquário pequeno para criar mudas, ou guarda-las enquanto não as planto ou troco ( :) ate mesmo dou :) ) para meu irmão ou quem tem aquários

Publicado:

As únicas plantas que se reproduzem após retirares as folhas da planta "mãe" são as Hygrophilas, em que é possível deixar as folhas a flutuar no aquário e por vezes nascem novas plantas.

 

Se enterrares completamente as folhas de qualquer planta estas quando muito servirão de adubo para outras plantas.

 

Cumps

Carpe Diem