Recommended Posts

Publicado (editado)

Olá pessoal,

Adequiri há uns dias uma pedrinha de zoanthus para fazer uma primeira introdução a este tipo de vivos no aquario que até aqui só tinha 2 palhaços, um zebrasoma....e uma 'dóris' (não me lembro do nome do peixinho!), o azulinho do nemo :medieval_mace:

A pedra de zoanthus vinha já com algumas com algumas dessas manchas laranjas nas não liguei muito pois pensei q fosse da coloração da própria pedra mas as manchas estão a aumentar e a cobrir os pólipos que deixaram de abrir desde que vieram da loja...talvez tenham morrido com a mudança, não sei. Existem pedacinhos dessas manchas coloridas no areão e torno da pedra de zoanthus. alguém sabe o q poderão estas manchas? ou já alguém teve uma situação parecida?

Obrigada pela atenção

Acabei de mexer nessas ditas manchas e apercebi me que são uma espécie de 'minhocas' parece me q está a virar praga....como acabo com isto? URGENTE POR FAVOR

Editado por Desdemona
Publicado:

Não consegues tirar uma foto?

Manchas laranjas podem ser planárias, mas não são em formato de minhoca...

Nudibrânquios? Fireworms?

Vê estes termos no google e diz se é algo parecido...

Posted Image
Publicado:

Olá pedrolena,

depois de ter pesquisado aqui no fórum parece-me ser nudibranquios, já tirei foto mas são coisinhas tão pequeninas que não se notam nas fotos, apenas se vêm pequenas manchas laranjas....estou a tentar perceber como se publicam as fotos aqui, assim que descobrir publico-as.

Caso sejam nudibranquios como penso já vi que estou a braços com uma bela praga, não vou conseguir tira-los um a um como já li aqui pois são pequeninissímos! já li também dos peixes six line e o yellow wrasses....serão eficazes? e já li outra hipótese que seria dar um banho de agua doce ao zoanthus, o que não me parece viável já que já dei por alguns na rocha viva e possivelmente já se espalharam pelo aqua.

O que fazer perante isto?!...acho q também esborrachei alguns no vidro do aqua a tentar perceber se aquilo seria um ser vivo ou não...é mau não é?!

Publicado: (editado)

Aqui vão as fotos...não são é muito perceptíveis mas dá para distinguir algumas manchas alaranjadas. Não tenho a certeza se serão nudis ou planárias como foi sugerido mas um dos dois é de certeza.

ishot5.jpg

ishot7.jpg

Editado por Desdemona
Publicado:

Estou mais inclinado para planárias... nudibrânquios acho que seria uma praga pior tendo em conta a quantidade...

esses bichos são cascudos?

Posted Image
Publicado:

não, mexem-se como as minhocas com um movimento ondulatório e são espalmados, brancos no meio e laranja fluorescente nas extremidades. São muito pequeninos devem ter ai 1mm e já estão a começar a apoderar-se da rocha viva ao lado.

Se der fizer como sugerido aqui no forum e der um banho de agua doce no zoanthos possivelmente ver-me-ei livre da praga mas e os q se alojaram na rocha?

Publicado:

Devem ser planárias!

Tenta sifonar o máximo delas... vai lavando os zoanthus com água doce que elas se desprendem logo...

Existe já um produto que as mata... o único problema é que elas quando morrem produzem uma substância nociva para os peixes e tem que se fazer TPA's constantes.

Posted Image
Publicado:

já dei o banho de agua doce no zoanthus...devem ter saido dele milhentas planárias!!! algumas estão na rocha viva vou tentar ainda hoje 'aspira-las' a minha pergunta agora é....caso restem algumas que não consiga 'aspirar' o six line ajudará nalguma coisa ou elas são mais rapidas a reproduzirem-se do que ele a come-las? consegue-se mesmo dar cabo desta praga de vez ou vão sempre sobrar algumas que se reproduzem e isto nunca mais tem fim?! :mrgreen:

Obrigada

• 1 mês depois...
Publicado:
Olá pessoal,

Adequiri há uns dias uma pedrinha de zoanthus para fazer uma primeira introdução a este tipo de vivos no aquario que até aqui só tinha 2 palhaços, um zebrasoma....e uma 'dóris' (não me lembro do nome do peixinho!), o azulinho do nemo :medieval_mace:

A pedra de zoanthus vinha já com algumas com algumas dessas manchas laranjas nas não liguei muito pois pensei q fosse da coloração da própria pedra mas as manchas estão a aumentar e a cobrir os pólipos que deixaram de abrir desde que vieram da loja...talvez tenham morrido com a mudança, não sei. Existem pedacinhos dessas manchas coloridas no areão e torno da pedra de zoanthus. alguém sabe o q poderão estas manchas? ou já alguém teve uma situação parecida?

Obrigada pela atenção

Acabei de mexer nessas ditas manchas e apercebi me que são uma espécie de 'minhocas' parece me q está a virar praga....como acabo com isto? URGENTE POR FAVOR

Olá

A solução para o problema não tenho. Ainda nem tenho aquario. Estou só a aprender antes de começar. sou fã da Doris. O nome dela é paracanthurus hepatus.

Espero que consiga resolver o problema da praga.

Cumprimentos

Florbela Tavares

ft.44@hotmail.com

967 198 012