Diferentes tipos de furos para SUMP


Recommended Posts

Boas pessoal,

 

Quero fazer um aqua de 300l de água doce fria para kingios, com uma Sump de 54l.

A minha dúvida é como será a melhor maneira de recolher água para a circulação.

 

Já vi furos laterais, atrás, no fundo, sem furos e recolha por overflow...

 

Como nunca viu uma Sump a funcionar ao vivo não tenho opinião formada sobre quais as vantagens/desvantagens de cada tipo de recolha/retorno.

 

Vejo o pessoal daqui do fórum a falar muito em coluna seca com 2 furos, um para recolha e outro para retorno. Tenho a sensação que o pessoal dos salgados usa muito esta solução.

Alguém me pode ajudar a explicar como é que isso funciona, se possível com imagens?

 

Já agora, se os furos forem no fundo temos de preparar (leia-se furar) o móvel para isso, certo?

 

Desculpem lá tanta dúvida, mas por muito que leia sobre Sumps (e já li, acreditem) estas dúvidas ainda não consegui tirar. Parece que toda a gente se preocupa muito com os designs das Sumps, as matérias filtrantes a colocar e os cuidados a ter para não inundar a casa (este é compreensível :tongue: ), mas sobre o que peço vejo pouca informação...

 

Agradeço antecipadamente as vossas respostas,

 

Sugarstorm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, à uns tempos deparei.me com as mesmas duvidas que tu, depois de muita pesquisa e alguma experiência acho que te posso ajudar com as minhas conclusões...

 

A melhor maneira de recolher a água depende de onde TU queres colocar a sump... se quiseres meter por baixo do aqua: overflow ou no fundo(coluna seca), lateral se tiveres a sump ao lado, em ambas a hipóteses podes usar o "atrás" que falas mas não penso que seja a melhor opção em nenhuma delas

 

Prós e contras:

 

Colunas secas,

Prós: Faz um efeito engraçado na recolha tipo "queda de agua", não há tubos/mangueiras à mostra em qualquer parte exterior do aqua

Contras: a ideia que tenho é que fazem muito barulho, as únicas que vi foi em salgados nas lojas do hobby e foi a ideia que me passaram, se será assim em todas ou não, não sei. Tens que furar o aqua e o movel

 

Overflow,

Prós: Não tens que furar o aqua. fiz um DIY e não ouvia barulho nenhum, há quem diga que fazem, mas no meu caso isso não se verificou

Contras: ficas com um "mamarracho" à mostra num dos lados do aqua, são caros, e pode não ter caudal suficiente para escoar a agua a mesma velocidade que a recebe, ou seja o aqua pode transbordar(se comprares um, costuma dizer o caudal máximo)

 

Lateral,

Prós: a agua não "cai" como nas outras duas mas sim circula, logo não há ruído de certeza

Contras:Tens que furar o aqua. Ficas com a sump a mostra, o que pode não ser muito bonito. Ficas sem um "ponto de visão"

 

Acho que deve chegar para esclarecer algumas das tuas duvidas :transport027:

 

Boa sorte com isso

Queremos fotos depois !

 

Cumpz

L's e mais L's

Procuro L's

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.