ricardofer Publicado Janeiro 4, 2005 Publicado Janeiro 4, 2005 Oi, Precisava de uma ajuda, pois no espaço de 1 mês morreram-me 4 Escalares. E pode ter sido falta de O2, pois antes de morrerem estavam com respiração ofegante. O setup do meu aqua é o seguinte: Volume de água: aprox 100 Ltrs (80x30x50) fechado/tampa Filtragem: Fluval 103, com Esponja, BioMax e uma bolas brancas que não me lembro do nome Plantas: Echinodorus, musgo de Java e as outras 2 não me lembro do nome Iluminação: 1 lampâda de 39W Decoração: Areão de Rio, Tronco Temperatura: 25º com um termostato de 100W PH: aprox 7 Kh: aprox 2 Trocas de Água: aprox 1/4 de 15 em 15 dias O que poderá ser?!Obrigado Ricardo Citar
fakadas Publicado: Janeiro 5, 2005 Publicado: Janeiro 5, 2005 Assim não dá para perceber o que pode ter sido. Tens injector de CO2 sempre ligado? Só vejo esta maneira para terem morrido por falta de O2.. Que outros peixes tens no aquário? Não reparas-te em feridas nem fungos nos peixes? Quais são as quantidades de nitratos e amónia presentes no aquario? Abraço Citar Think Aqua
ricardofer Publicado: Janeiro 5, 2005 Autor Publicado: Janeiro 5, 2005 Oi boas, e obrigado pela resposta. Parece-me que me esqueci de dizer a fauna que tenho, eheh. Bem, Injector não tenho. Os peixes aquando disto tudo eram: 5 Escalares 3 Corydoras 1 Pleco 1 Tubarão Martelo 1 Molly Lira 1 Platy Em relação a feridas/fungos, não existe nada que se veja a olho nu, e quando a valores de nitritos e amónia não sei, pois não tenho os testes. Mas quanto a estes valores com o aqua com 2 meses fará sentido ainda medi-los!? Ricardo Citar
spykeee Publicado: Janeiro 5, 2005 Publicado: Janeiro 5, 2005 Se calhar intruduziste os peixes demasiado depressa, e não deixas-te o aquario acentar. Citar
ricardofer Publicado: Janeiro 5, 2005 Autor Publicado: Janeiro 5, 2005 hummm, mas os escalares já lá estavam há um mês. Apenas pus 2 corydoras e o Tubarão a semana passada. Será que o aumento de 3 peixes sacou tanto O2 aos outros?! Ricardo Citar
jonas63 Publicado: Janeiro 5, 2005 Publicado: Janeiro 5, 2005 Duvido que seja falta de O2... deverias ter os testes de amónia e nitritos, assim podias excluir ( ou não) estes elementos. Os escalares são peixes de água naturalmente ácida, macia e com um valor de TDS ( Total de sólidos dissolvidos) baixo. O TDS é um parametro a que normalmente os aquariofilistas não ligam muito mas pode ser muito importante. Normalmente quando compro peixes meço o valor do TDS e ph... muitas vezes o ph é baixo mas o TDS alto o que indica que o valor do ph foi controlado pela adição de ácidos. nestes casos pode resultar um choque osmótico, ou no teu caso dos teus escalares uma incapacidade das guelras procederem á absorção do oxigénio presente na água. Claro que isto é apenas uma hipótese... Citar
nunomiguel Publicado: Janeiro 5, 2005 Publicado: Janeiro 5, 2005 Mas quanto a estes valores com o aqua com 2 meses fará sentido ainda medi-los!? Depende... Eu não meço... Se fizer algum tipo de "intervenção" no aquário (mais nos filtros) na qual suspeite que pode acontecer alguma coisa aí sim, faço testes. Depende de cada um e da sua experiência... Também não me parece falta de O2. Nesse caso todos os peixes iam ser afectados. Citar Cumprimentos, Nuno
ricardofer Publicado: Janeiro 5, 2005 Autor Publicado: Janeiro 5, 2005 Poderá ter sido de uma adição de pastilhas para subir o Kh?! Que por acaso antes das pastilhas era nulo?! Citar
ricardofer Publicado: Janeiro 5, 2005 Autor Publicado: Janeiro 5, 2005 E realmente apenas os Escalares "pifaram" Citar
nunomiguel Publicado: Janeiro 5, 2005 Publicado: Janeiro 5, 2005 Poderá ter sido de uma adição de pastilhas para subir o Kh?! Que por acaso antes das pastilhas era nulo?! Pode ter sido disso... Agora duvido é que o teu KH seja nulo... Faz novamente o teste. Encontar a causa para essas mortes é complicado... Acho que devias era comprar os testes de nitritos e amônia e manter uma observação atenta aos peixes que ficaram. Citar Cumprimentos, Nuno
jonas63 Publicado: Janeiro 5, 2005 Publicado: Janeiro 5, 2005 Pode ter sido, pois vão aumentar o TDS.... e se já era elevado. Nota que TDS, kh e Gh são coisas diferentes. Kh e Gh contribuem para o TDS, mas podes ter um TDS alto com Kh e Gh baixo. As mollys são peixes que se dão bem em águas com TDS elevado Se tens mollys e escalares num aquário só um deles fica contente com a água ( ou nenhum) Citar
ricardofer Publicado: Janeiro 6, 2005 Autor Publicado: Janeiro 6, 2005 O que é certo é que desde que voltei a ligar a bomba de ar, com as duas pedras difusoras os peixes andam a nadar mais Citar
Vlad Publicado: Janeiro 6, 2005 Publicado: Janeiro 6, 2005 Eu acho que isso aumenta ainda mais o mistério... Afinal era falta de O2? Vlad! Citar Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.
ricardofer Publicado: Janeiro 6, 2005 Autor Publicado: Janeiro 6, 2005 Será que por o aqua ser fechado requer mais O2, tipo o das bombas?! Citar
jonas63 Publicado: Janeiro 6, 2005 Publicado: Janeiro 6, 2005 As pedras difusoras não aumentam o teor de oxigénio na água pelo facto de fazerem bolhas, mas sim pela agitação que as mesmas provocam na superficie da água pois é aí que se dá a troca de oxigénio entre o ar e a água. Podias realmente ter pouco oxigénio, combinado com um TDS alto e assim morreram os peixes que não suportaram estes dois parametros... mas estamos penas a especular . O que interessa reter é que a combinação de vários parametros desajustados pode ser fatal para determinados peixes e outros não. Citar
ricardofer Publicado: Janeiro 10, 2005 Autor Publicado: Janeiro 10, 2005 Pois, mas este fds mudei as materias filtrantes todas. Pus, de baixo para cima, esponja mais lã de vidro, no 2º copo micromec, e no superior metade micromec e esponja. A ver se assm o valor de TDS baixa. Introduzi mais bacterias (nutrafin cycle) no filtro. Agora vou esperar. Obrigado pela ajuda. Ricardo Citar
Thomas Publicado: Janeiro 14, 2005 Publicado: Janeiro 14, 2005 estive a ler o vosso tópico e achei-o que me poderiam ajudar numa questão, como posso medir os niveis de oxigénio?? julgo só ser possível com a reação dos habitantes á água?? Costumo adicionar um componente que comprei na loja (que não me lembro do nome do produto) mas não sei quando posso estar a exagerar e se podemos dizer que prejudica havendo oxigénio a mais.. Existem outras formas de subir os níveis de oxigénio Citar
Luís Fortunato Publicado: Janeiro 14, 2005 Publicado: Janeiro 14, 2005 Viva. estive a ler o vosso tópico e achei-o que me poderiam ajudar numa questão, como posso medir os niveis de oxigénio?? julgo só ser possível com a reação dos habitantes á água??Existem testes específicos para a determinação de Oxigénio dissolvido na água. Mas a forma mais fácil de ver se a água tem Oxigénio suficiente, é mesmo controlar a respiração dos peixes. Se estiverem ofegantes, algo está mal dentro do nosso aquário (pode não ser apenas falta de O2, outros factores podem também tornar a respiração dos peixes ofegante). Costumo adicionar um componente que comprei na loja (que não me lembro do nome do produto) mas não sei quando posso estar a exagerar e se podemos dizer que prejudica havendo oxigénio a mais.. Existem outras formas de subir os níveis de oxigénio Bem... primeiro de tudo eu não entendi a tua questão na totalidade. Mas vou tentar responder ao que penso ser a tua pergunta. Se bem entendo, tens um produto para aumentar o nível de O2 na água do teu aquário? E queres saber se O2 a mais é de certa forma prejudicial para os peixes? No meu entender, não. Quanto mais oxigénio houver dissolvido em água, mais os peixes agradecem. Quanto à segunda parte da questão (se é que é uma questão... não tem ponto de exclamação ). Perguntas se há formas de subir o nível de O2 na água. Haver há... mantendo uma agitação superficial considerável, que facilite as trocas gasosas, mantendo assim os níveis de CO2 e O2 equilibrados. Podes sempre usar uma bomba de ar para promover essa mesma troca, tal como disse o jonas63. Se quiseres ser mais radical, podes sempre comprar uma botija de O2 comprimido Espero ter ajudado. Cumprimentos. Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Recommended Posts