navete Publicado Outubro 1, 2010 Publicado Outubro 1, 2010 Boas tardes! Tenho um aqua com 220 litros, comunitário, bem plantado, com algumas pedras 30% . Tenho este aqua há uns 4 anos. Sempre a fazer as simples TPa´s, mas alguns peixes iam morrendo, nunca tive reprodução, mesmo com viviparos aos molhos!!! Só recentemente é que tive mais tempo e preocupação sobre esse problema, e começei a fazer testes á água. Tenho sistema de injecção de co2. PH varia em torno dos 7 Amonias, nitritos, nitratos tudo bem. GH dureza geral 18!!!!!! Fui fazer o teste do acido nas pedras.... Tudo calcário!!!!! Liguei para a loja que me vendeu o aqua já montado, e o vendedor diz que isso é mesmo assim, as pedras não intreferem com o GH, e que até é bom serem calcárias a fim de ajudar o KH (dureza carbonatada). E assim aproveitou para me vender umas resinas que já gastei o frasco todo, e nada.... Isto é mesmo assim... ou o homem está a dar-me um grande baile!? Eu acho que o aqua estava para ser vendido com ciclideos e não com viviparos, mas levei conforme ele estava, com viviparos lá dentro. Citar Bruno Simões
Rui Galrão Publicado: Outubro 1, 2010 Publicado: Outubro 1, 2010 lol.. acho que tá.. em relação ao não fazer nada, pois o calcário aumenta o Ph e a dureza da agua.. essas condições são boas para ciclideos africanos, para vivíparos deves retirar essas pedras, alias não faças nada se o Ph se mantém por volta dos 7 não é grave desde que não exista variações muito bruscas.. por mim é assim, se os parâmetros estão estáveis evita de mexer.. e certo que a dureza mais baixa era melhor, mas estás sujeito a vir a desequilibrar o sistema todo.. Citar O meu aquário.. AQUÁRIO AFRICANO by Rui Galrão Projecto do meu Lago em standby
navete Publicado: Outubro 1, 2010 Autor Publicado: Outubro 1, 2010 O Ph só se mantem por volta dos 7 por causa da injecção do co2, porque a relacção da dureza/ph poderia ser um ph de 8,5 Mas o sistema parece-me bom, só a dureza é que está má, muito má, afectando a reprodução, a digestão dos peixes e a propria existencia das bacterias... Penso eu de quê... Aliás, se o ph descer muito existem sempre maneiras faceis e seguras de o subir. Obrigado. Já agora, deixei uma pequena pedra (5%) do mesmo genero, mas está quase coberta com musgo de java. Influência!? Citar Bruno Simões
mnunespt Publicado: Outubro 2, 2010 Publicado: Outubro 2, 2010 Viva! Quais são os parametros da agua das reposições e TPA's ? Citar O meu plantado comunitario 150L + Sump 40L Aquario de Fundo Aberto de 25litros
Rui Galrão Publicado: Outubro 2, 2010 Publicado: Outubro 2, 2010 eu acho que por mais pequena que seja a pedra calcaria influencia sempre os parâmetros.. Citar O meu aquário.. AQUÁRIO AFRICANO by Rui Galrão Projecto do meu Lago em standby
Recommended Posts