xuixo Publicado Outubro 1, 2010 Publicado Outubro 1, 2010 (editado) Bom dia. Acabei há pouco tempo de montar o meu aquário que vai ser a nova casa de penso 8 ou 10 discos que ainda não comprei. Acontece que disseram-me que estes discus deveriam ser introduzidos todos ao mesmo tempo para evitar que passem o dia à porrada como passavam os 4 escalares que tive anteriormente. Disseram-me também que deveriam ser todos do mesmo tamanho. Por mim até aqui está tudo bem o problema é que 10 discos são logo 100 no minimo dos minimos e tem de ser do tamanho de moedas de 1. Por mim continua tudo bem mas pelo que li aqui no forum, quanto mais pequenos os discus mais frageis e propensos a parasitas são logo menor a probabilidade de chegarem a adultos. O que eu queria então era comprar discus com no minimo 10/12 cm's mas para comprar 10 acho que tenho de vender o aquário Duvida: Posso ir comprando os discus descansado e introduzindo aos poucos ou devo mesmo optar por comprar todos duma vez com 4/5 cm's? Os discus e restantes habitantes só vão ser introduzidos no final de outubro. EDIT: já agora aproveito para perguntar se será possivel manter uma Aponogeton madagascariensis num aquário com discus. Cumps Rui Rodrigues Editado Outubro 1, 2010 por xuixo
André Jorge Silva Publicado: Outubro 1, 2010 Publicado: Outubro 1, 2010 Bom dia. Acabei há pouco tempo de montar o meu aquário que vai ser a nova casa de penso 8 ou 10 discos que ainda não comprei. Acontece que disseram-me que estes discus deveriam ser introduzidos todos ao mesmo tempo para evitar que passem o dia à porrada como passavam os 4 escalares que tive anteriormente. Disseram-me também que deveriam ser todos do mesmo tamanho. Por mim até aqui está tudo bem o problema é que 10 discos são logo 100€ no minimo dos minimos e tem de ser do tamanho de moedas de 1€. Por mim continua tudo bem mas pelo que li aqui no forum, quanto mais pequenos os discus mais frageis e propensos a parasitas são logo menor a probabilidade de chegarem a adultos. O que eu queria então era comprar discus com no minimo 10/12 cm's mas para comprar 10 acho que tenho de vender o aquário Duvida: Posso ir comprando os discus descansado e introduzindo aos poucos ou devo mesmo optar por comprar todos duma vez com 4/5 cm's? Os discus e restantes habitantes só vão ser introduzidos no final de outubro. EDIT: já agora aproveito para perguntar se será possivel manter uma Aponogeton madagascariensis num aquário com discus. Cumps Rui Rodrigues Olá rui, Não sou grande expert nisto mas também quero introduzir discus num aquário já ciclado e o que me disseram na loja foi o seguinte: Podes colocar discus de diferentes tamanhos desde que entrem ao mesmo tempo. Se quiseres colocar discus em diferentes alturas o que poderás fazer é alterar o layout do aquário na altura que vais introduzir novos discus. Por exemplo mudar um tronco ou umas pedras de sitio para que os discus que já lá estão não reconheçam aquilo como o território deles. Dessa forma tens sempre o senão de os discus nunca se sentirem "em casa" para procriar, etc... Na minha opinião deves introduzi-los todos ao mesmo tempo. é o que eu vou fazer. Cuidado ainda à quantidade de discus que vais introduzir. Não referes o tamanho do teu aquário mas se fores ver alguns tópicos de discus verás que por cada Cm de disco precisas de alguns centímetros de frente de aquário. Agora não tenho de cor as proporções. Abraço André Jorge silva
Apoxyomenos Publicado: Outubro 1, 2010 Publicado: Outubro 1, 2010 Bem... Eu também vou mandar a minha posta... Acho que podes perfeitamente ir inserindo discus de 4/5/6 cm aos poucos. Deves é inserir sempre 2 ou 3 elementos para que os que já lá estão poddam distribuir pancada irmamente e ninguem se ficar a rir. Apesar de reconhecer o principio de alterar o layout, eh pá!. Isso dá uma trabalheira e vai turvar a água toda. Eu não fazia isso. Quanto a inserir todos de uma vez... Muito bem, mas atenção à litragem do aquário e, sobretudo, à filtragem. Ao inserires peixes desses em quantidade vais ter uma explosão orgânica lá dentro. Tanto pelas quantidades de comida que vais ter de dar como pela xiqueirada que eles vão fazer.... Eu não faria isto. Sugestão: Compra 4 discus, insere-os devagarinho, ambientando à temperatura e qualidade da água do teu aquário. Se possível, insere-os fora do fotoperíodo. Quanto tiveres eurónios compra mais 4 e insere-os seguindo o mesmo princípio. Devagarinho e fora do fotoperíodo. Boa sorte!
maxxedison Publicado: Outubro 1, 2010 Publicado: Outubro 1, 2010 Boas, Como disse (e bem) o Apoxyomenos, tambem vou mandar a minha posta... Concordo em tudo (ou em quase tudo) o que disse o Apoxyomenos dando só mais uma achega, tambem tive bons resultados em colocar novos discos num aquário na altura em que alimento os já residentes, geralmente na ultima refeição do dia em que dou artémia e que as luzes apagam-se ao fim de 1 hora (+/-). De resto deves seguir a sugestão do Apoxy (desculpa lá o diminuitivo ). Cumprimentos, Ricardo P.S.: Entre 10 e 20 euros já compras discos com 5 ou 6 cm (ou por vezes um bocadinho maiores) por aqui no forum, temos alguns criadores muito bons e com muitissima boa qualidade e preços que nem sequer se comparam ás lojas!
xuixo Publicado: Outubro 1, 2010 Autor Publicado: Outubro 1, 2010 Boas. Antes de mais nada obrigado pelas opiniões já dadas. Realmente mudar o layout do aqua é algo que nem nos meus piores pesadelos consigo imaginar ; as pedras estão todas assentes na base do aquário e só depois meti o substracto fertil e depois a akadama. Alterar o layout era estar a mudar uma coisa que demorou um monte de tempo a planear e executar. Esta técnica, apesar de muito válida, para mim está de parte. Quanto a mete-los durante a ultima alimentação do dia e no final do fotoperiodo é uma boa ideia. Em principio será isso que irei fazer. Em relação ao tamanho do aqua é de 200cX50lX60a e a filtragem está a cabo de um filtro DIY com 5000 L/H e cerca de 50LT de matéria filtrante (ceramicas, Substrat Pro, biobolas, esponjas, lã, lecca, e basicamente tudo o que achei) pelo que por muito grande que a explosão seja, com este filtro e uns frascos de bio nitrivec nos primeiros dias, não tem hipótese. Muito obrigado pelas opiniões. Se houver mais ideias para ajudar eu agradeço cumps, Rui Rodrigues
Recommended Posts