Recommended Posts

Publicado (editado)

Boas

Já a muito que sou utilizador assíduo deste fórum e só esta semana fiz a minha terceira montagem deste meu terceiro aqua e decidi coloca la aqui para receber opiniões !

Aquário:Jebo 150x480x630

Iluminação:Jebo 3x40W T8 10000k

Aquecimento: 200W

Filtro: Eheim 2217+ SunSun 1000L/H

Equipamento adicional: termometro

Areao:Indefinido/black de uma Montagem antiga

Agora ainda falta decidir o que colocar atrás do vidro do aqua pois esta -se a ver a parede e tubagens e nao sei aidna o que colocar por detrás!

Flora:

1 Anubia nana

3- Echinodorus bieheri

1- Não me recordo do Nome depis quando me recordar coloco ..xD

Fauna:

Ate ao momento

14 neons rosa !

10neons

2 corydoras

A decidir mas se tudo correr bem em Janeiro um discus do meu amigo kcholas, ate lá vai se Habitando com o resto da Malta que esta a chegar !

Fotos:

DSC02526ps.jpg

DSC02533.jpg

DSC02528.jpg

DSC02529.jpg

Peço desculpa pelo grão nas fotos podiam de ser de melhor qualidade , mas era o que tinha para já! :discuss_gathering:

Agradeço todas as opiniões contributivas ! :music_singguitar:

Alteração em 1/10/2010

Aqui fica algumas mudanças que fiz enquanto tento chegar ao layout final , pois ainda me faltam umas pedras que quero arranjar em xisto , e como vão perceber retirei a que tinha !

Ainda faltam algumas coisas , ainda não coloquei o Fundo , pois ainda não me decidi também !

Aguardo opiniões!

DSC03021.jpg

DSC03026.jpg

DSC03028.jpg

DSC03029.jpg

DSC03031.jpg

DSC03034.jpg

DSC03035.jpg

DSC03039.jpg

Continuo a espera das vossas opiniões!

Editado por FDinis

Acompanhem o meu novo Projecto

"DiscusLandia"

Publicado:

Boas Dinis.

Assim lido por alto duas coisas-

- Parece-me luz a mais para essa massa vegetal, acho que se ira encher de algas rapidamente se nao tiveres algumas plantas que consumam os nutrientes que a agua da torneira traz, podes sempre usar 50% de Agua de Osmose e ai ja nao ha problema..

- Essas pedras parecem calcarias, mede o PH e confirma.

Boa Sorte

Cumptrs

Jose.Dias

Publicado:

Boas

De facto em relação á Luz só tenho duas lâmpadas a trabalhar a terceira esta desligada !

De facto destas pedras nunca utilizei nenhuma, mas logo verei !

de resto que achas ?eu gosto de cosias simples, foi o que tentei fazer!

"DiscusLandia"

Publicado:

Boas,

Muito fixe, agora falta popular :discuss_gathering:

Está quase, mais uns mesitos(Se correr tudo bem talvez a meio de Dezembro já tenha os animais prontos).

Vê o aquecimento, acho que não vais conseguir manter a água a 28º, só com um termosestato de 200, se a sala onde tens o aqua tiver uma temperatura razoavel, é suficiente, só de inverno é que tens que ter atenção.

De resto aconselhava-te uns troncos aí no meio para os gajos se sentirem mais á vontade.

A Filtragem pareçe-me boa, tens que ter cuidado com as TPA's, de resto 5*

Pessoalmente gosto mais de substracto branco, mas esse de facto está muito fixe.

Vais ter espaço aí para um belo cardume de discus!!

Vou acompanhar o tópico para ver se consigo ajudar em alguma coisa.

Abraço.

ForumDiscus.com
User Nuno Dinis

Publicado: (editado)

Obrigado kcholas!

A nível de aquecimento não a qualquer problema tenho o aqua numa espécie de cave/sala onde faz muito calor durante o Inverno as noites cá for são frias la são quentes !

Eu já tenho um com areao branco/ silica por isso optei por isto!

Em questões de filtragem se for preciso troco um dos filtros por aquele que te comprei !

relativamente ao tronco , ainda estou indeciso pois não em vão estragar a agua , ou torna la amarela?

Enquanto não tenho Fauna dedico me a flora que esta cada vez mais forte os rebentos de uma delas !

Editado por FDinis

"DiscusLandia"

Publicado:

Olá!

Não há nada melhor do uma nova montagem :lol: Gosto muito dessas maravilhas orientais €€!

Quanto ao k colocar no vidro traseiro, podes sempre optar pelos vinis tradicionais preto/azul, mas de acordo com a cor da parede acho k não ficava mal um fundo branco a atirar para o branco sujo.

como já foi dito anteriormente deverias colocar mais flora, não concordo muito com uso de plantas de crescimento rápido só para reduzir os nutrientes na agua, mas realmente é uma forma eficaz, com o senão de passares o tempo com água pelos cotovelos a podar isso, eu usaria muitas plantas de crescimento lento :P

Acho k deverias por mais substrato nisso....com esses montinhos vais acabar com raízes de fora por todo o lado.

Já que estás interessado em discus, vê se essas pedras são calcarias ou não. Tenho as minhas desconfianças quanto a esse jebo 1000l/h, com um cardume de discos acho k podes vir a ter dificuldade quanto á eficácia da filtragem, mas para já tens filtragem mais k suficiente ;)

com esse aqua tens muita margem de manobra, portanto Boa Sorte!

Publicado:

Obrigado pela sugestão !

Ainda tenho de ver de facto o que colocar na parte traseira talvez optar por uma cartolina e não vinil não sei , mas azul total não sei se ficara bem !

relativamente a filtragem não tenho Um jebo1000L mas sim "Filtros: Eheim 2215+ SunSun 1000L/H", ou seja no total 2000l/H

Que plantas aconselhas mais »?

tenho no outro aqua bastantes anubias ainda !

Em relação a pedra é uma cosia que terei de ver, mas para já fica pois os discus só para o final do ano agora fica só com as verduras !!

O problema do substracto é que não sei onde adquirir igual ou algo que fique bem ali xD

"DiscusLandia"

Publicado:

Desculpa! pensei k esse filtro fosse daqueles internos ou de tampa....se é dos canister tás muito bem servido!

Quanto as plantas, anubias, Echinodorus, Cryptocorynes são todas normalmente de crescimento lento, gostam de ph a atirar para o acido portanto se conseguires arranjar uns troncos melhor ainda, já que as anubias ficam muito bem atadas a eles.

Quanto ao substrato existem muitos parecidos com esse, até o simples areão de basalto ficaria aí bem, procura nas lojas próximas de ti ou nos patrocinadores do fórum, enfim qualquer coisa k dê altura, senão acabas como eu com o meu primeiro aqua......a adicionar akadama já com tudo montado e ficar com as plantas, ancistros e otos cheios de pó durante umas semanas :P

Publicado:

Sim de facto tenho ainda muitas anubias nanas no outro aqua que qualquer dia sairao !

também ando a ver os troncos vamos la ver o que se sucede com tempo la chegaremos acho que o areao vai ficar assim pois tenho a agua cristalina e nao a quero sujar haha !

Agora preciso de colocar lá alguma populaçao que poça ser compatível com os discus !Sugestões»?

E ainda falta o Fundo haha

:P

Cumps

"DiscusLandia"

Publicado:

Agora preciso de colocar lá alguma população que poça ser compatível com os discus !Sugestões»?

Deixem a vossa opinião !

"DiscusLandia"

Publicado:

Boas,

Relativamente ao Filtro com o 2227 ficas muito bem, é um filtro fantástico para os discus, porque oxigena a água, só que retira tudo o que é CO2, ou seja, não é tão bom para as Plantas. Mas se tiveres plantas pouco exigentes sem problema, tenta colocar a saida de uma forma que não provoque muita agitação no aqua porque os discus por norma não gostam muito.

Se bem que com 2000lt/h não ficas mal servido.

De resto para a traseira do aqua, podes colocar vinil, azul ou preto. depende do teu gosto.

Quanto á fauna, acho que uns cardinais ou neons ficavam aí a matar, não te esqueças de colocar umas corydoras para "aspirarem" os restos de comida no fundo.

Nesse áqua um cardume de cardinais com os discus fica brutal!!! sobretudo com o fundo escuro.

Abraço.

ForumDiscus.com
User Nuno Dinis

Publicado:

Obrigado pela opinião kcholas!

Sim de facto um fundo meio claro se calhar vai ser a minha opção !

já ando a ver uns troncos porque é capaz de assentar ali bem também !

Em relaçao a filtragem para já vai ficar assim !

O filtro que tenho provoca alguma agitação mas é so na superfície de agua o que penso que não terá grande problema !

Em relação há fauna que mais rapidamente ira habitar o aqua aceito e ficam registadas essas opções , mas se tiverem um leque maior de sugestões agradeço no final verei qual a que gosto mais e se adapta mais ao habitat!

Cumps

"DiscusLandia"

Publicado:

Boas malta enquanto tenho o agua em ciclagem peço mais uma vez , a malta que me de sugfetoes de possível fauna a colocar para acompanhar discus no futuro!

Cumps

"DiscusLandia"

• 2 semanas depois...
Publicado:

ora então mais pormenores para quem me segue ate a chegada dos Discus!

Adicionei 14 neos rosa !

2 corydoras

1plecos|

trouxe os neos todos que havia na loja agora parecem formigas no aquário !

também já encontrei me arranjaram um tronco, agora ver se o consigo colocar sem fazer muita poeira xD

Agora ver se compro outros tantos azuis para se juntarem a estes e depois ver o que se pode adicionar mais !..

para este ambiente de Discus as anubias são indicadas tambem?

Cumprimentos

"DiscusLandia"

Publicado:

Boas,

Só falta ai uns troncos para isso ficar mais preenchido...

Quanto à filtragem tu tens 1620l/h... Porque o eheim 2215 tem 620 e não 1000... De qualquer maneira tens pouca filtragem, quer dizer enquanto só tiveres neons e corys chega e sobra mas quando tiveres discus esquece... Terás de arranjar mais 2 de 1000L/H pelo menos e obviamente tpas... Pois então repara eu tenho 2 eheim pro 3 2071 e 1 eheim 2215 que dá 2520l/h com 16L de material filtrante e olha que os filtros em 2 ou 3 semanas ficam logo sujos, mas quando digo sujos são mesmo sujos :discuss_gathering: Por isso como o teu aqua ainda é maior que o meu precisaras de pelo menos mais 2 filtros... Pode-te parecer filtragem e caudal a mais mas acredita no que toca a filtragem para discus nada é demais...

Mas vai actualizando isso que estou a acompanhar atentamente...

cumpz

Publicado:

Boas Paulo

Em primeiro que tudo quero agradecer a tua opinião !

E em primeiro venho só corrigir pois tinha mal em cima a descrição do filtro ele é sim de 1000L , e é o 2217 e eu tinha la outro modelo não sei porque xD

Se for preciso tenho ainda outro que esta em utilização em outro aquário um Eheim 2227 de 1050l/H.

Em relação aos troncos já coloquei um agora ver se mudo a pedra para algo de xisto !

Logo actualizo as fotos!

"DiscusLandia"

• 2 semanas depois...
Publicado:

boas malta!

Passado um mês e já com habitantes e plantas e tronco , começo a ter o primeiro problema !

ou seja esta me a aparecer no vidro muita sujidade castanha , parece algas que não são algas , é parecido com pó!

Passei um guardanapo e resolveu por agora !

Que acham que poderá ser!

Cumps

"DiscusLandia"

Publicado:

Só para deixar registado também !

Boas

Hoje quando cheguei ao pé do meu aquário deparei me com esta especie de algas noas ramos do tronco !

Eu retirei logo o tronco e limpei o todo , porque achei que seria melhor !

Alguém em sabe dizer a que se deve isto ?

DSC03001.jpg

DSC03002.jpg

Agora outro problema que tenho vindo a constatar é que de as pontas de uma das plantas que tenho tem tendência a ficar com as pontas secas como ilustro nesta foto , e não consigo chegar ao motivo !

DSC03003.jpg

Cumps

"DiscusLandia"

Publicado:

Aqui fica algumas mudanças que fiz enquanto tento chegar ao layout final , pois ainda me faltam umas pedras que quero arranjar em xisto , e como vão perceber retirei a que tinha !

Ainda faltam algumas coisas , ainda não coloquei o Fundo , pois ainda não me decidi também !

Aguardo opiniões!

DSC03021.jpg

DSC03026.jpg

DSC03028.jpg

DSC03029.jpg

DSC03031.jpg

DSC03034.jpg

DSC03035.jpg

DSC03039.jpg

"DiscusLandia"

• 1 mês depois...
Publicado: (editado)

Boas

muito bonito esse teu aquario, em especial esse tronco, tens bom gosto...;) Actualiza o topico e metes umas fotos da bicharada nova umm que tal? e passa ca para me tratar do assunto dos aquecedores tá...:)

Cump

Editado por Filipe23
  • 5 semanas depois...
Publicado:

ora passado muito tempo de não actualizar , hoje cá deixo um vídeo da minha bicharada que esta a crescer a olhos vistos !

Espero que gostem e comentem !

Ainda nao terminei o aquario espero nas proximas semanas terminas , principalmente com a colocação de um fundo !

"DiscusLandia"

Publicado:

ta fixe o aqua os discos ja cresceram bastante a unica coisa que eu fazia ai era mesmo mais fauna mas isso tu ja sabes mete ai vivos mas é....e trata do aqua dos monster;)

abraço

Publicado:

Obrigado Filipe !

As coisas estão se a compor tenho de pensar no futuro quando estes meninos crescerem , mas devo adicionar mais fauna brevemente se encontrar o que quero !

"DiscusLandia"

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!