Vanessa Franco Publicado Setembro 29, 2010 Publicado Setembro 29, 2010 O meu namorado tem um aquário de 100 litros brutos com motor em cascata, se ele meter o motor mesmo no fundo do aquário o motor deixa de fazer aquelas bolhas de oxigénio, ele pode por o motor assim? ou os peixes precisam mesmo dessas bolhas? é que assim faz muito menos barulho... Citar
Rui Galrão Publicado: Setembro 29, 2010 Publicado: Setembro 29, 2010 boas, essas bolhas são dispensáveis.. é o mesmo que uma pedra difusora. Citar O meu aquário.. AQUÁRIO AFRICANO by Rui Galrão Projecto do meu Lago em standby
mnunespt Publicado: Setembro 30, 2010 Publicado: Setembro 30, 2010 (editado) O que interessa é manter a agua oxigenada. Mas como? Pode deixar o filtro a lançar a água de uma altura de alguns centímetros, o que faz com que algumas bolhas sejam arrastadas pela agitação facilitando a troca de gases à superfície. Claro está FAZ BARULHO. Também já aqui falaram do oxigenador com pedra difusora, faz bolhas dentro de água que vêm até à superfície dispersando-se. Criam algum movimento à superfície que facilita a troca de gases. É mais silencioso. Outra solução que para mim é a melhor em termos de eficiência vs barulho é colocar a saída do filtro imediatamente abaixo da linha de água criando uma corrente horizontal de superfície. O objectivo é fazer mexer o máximo de água à superfície mas sem borbulhar. Desta forma as trocas gasosas são maximizadas. A água saturada em CO2 irá libertar o mesmo à superfície e enriquece-se com oxigénio. Além disto esta corrente irá acabar por dar a volta ao aquário facilitando o arrasto de material orgânico em decomposição, tornado mais fácil a captação do mesmo na entrada do filtro e evitando zonas de água morta (ou parada). Espero ter ajudado, Cumprimentos. edit: ortografia Editado Setembro 30, 2010 por mnunespt Citar O meu plantado comunitario 150L + Sump 40L Aquario de Fundo Aberto de 25litros
Recommended Posts