Pocas Publicado Janeiro 3, 2005 Share Publicado Janeiro 3, 2005 Ora viva... Gostava que me dessem uma ajuda. Tenho um aquário de cerca de 80 litros com muitos guppys, mollys, platys etc (Poecilídeos) que raramente tenho problemas. Mas gostava de passar à próxima fase... Tou a pensar em comprar um aquário entre os 300 e 400 litros e gostava de ter ciclideos. No entanto queria ter mais de que uma espécie, o que me foi desaconselhado... Alguem me consegue ajudar a escolher algumas especies que possam coabitar?? E a reprodução é facil? Quais as principais diferenças entre os ciclideos e os poecilídeos no que respeita a condições especificas?? Desde já o meu Obrigado Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Tiago Proença Publicado: Janeiro 3, 2005 Share Publicado: Janeiro 3, 2005 podes por varias especies de ciclideos(falo so sobre sul americanos porque africanos não tenho experiencia) em aquas grandes como vai ser o teu caso. Podes por exemplo por escalares e ramirezis juntos ou apistos,ou discus etc, geralmente em aquarios grandes não costuma haver problemas EX-Naysel Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
antonio silva Publicado: Janeiro 3, 2005 Share Publicado: Janeiro 3, 2005 Boas, Pocas Antes de mais, Bem vindo ao Forúm Quanto á tua pergunta, claro que podes ter mais de 1 espécie, aliás no aquário dessa dimensão era um desperdicio ter só uma espécie Mas, atenção quando falas em ciclideos nem imaginas o quanto isso é vago PEnso que deves fazer algumas pesquisas para saberes os que te agradam mais: - Os sul americanos, os centro americanos(dos rios ou Lagos), os Africanos Dos rios, os africanos dos grandes lagos (Malawi , Tanganica e Victória). Enfim, deves optar por recriar em termos de parametros da água e em decoração o habitat que escolheres e depois escolheres habitantes do mesmo ecossistema que sejam compativeis, depois de escolheres cá estamos para te tentar ajudar na escolha dos ciclideos. Cumps: Antonio Silva Cumps António Silva APC#128 Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Diesel_Car Publicado: Janeiro 3, 2005 Share Publicado: Janeiro 3, 2005 Olás, Existem mais dois biótopos (entre as muitas dezenas de habitat's possiveis para os ciclideos), pouco conhecidos e cujos peixes são dificies de encontrar, a acrescentar: - Ciclideos de madagáscar - Ciclideos asiáticos de água salobra Como referiu o antonio silva, deves primeiro optar por um biótopo antes de falar em ciclideos. Não te esqueças que, caso queiras manter os teus poecilideos juntos dos ciclideos, terás de optar por ciclideos anões... Cumps, Nuno Reis Diesel_Car....Vrummmmmmm! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
João Magalhães Publicado: Janeiro 5, 2005 Share Publicado: Janeiro 5, 2005 Pocas o que é um ciclideo? cumps João Magalhães APC #45 http://joalmag.blogspot.com/ Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Pocas Publicado: Janeiro 5, 2005 Autor Share Publicado: Janeiro 5, 2005 Antes de mais... Eu sou novo nisto... afinal n devias ser tu a explicar-me o QUE SÃO CICLIDEOS?!?! Mas, eu tou aqui é para te ensinar... O que e um Ciclideo? Grosso modo, Ciclídeos são peixes da ordem dos Perciformes, com 1.500 gêneros e quase 10.000 espécies. Os Ciclídeos são a maior família de peixes existente e são uma das mais importantes famílias de vertebrados: eles representam 5% dos vertebrados existentes na Terra. Possuem o corpo comprimido lateralmente, uma narina apenas por lado do corpo, a linha lateral dividida e espinhos nas nadadeiras dorsal e anal (dorsal, entre 7 e 25 raios duros e 5 e 30 raios moles; anal, entre 3 e 15 raios duros, geralmente 3, e 4 e 15 raios moles, em algumas espécies até 30). O seu tamanho varia de 2,5 centímetros (Neolamprologus multifasciatus) a 80 centímetros (Boulengerochromis microlepis), ambos do lago Tanganika. Possuem as mais variadas formas, mas em geral possuem o corpo moderadamente profundo e comprimido, em sua maioria são muito coloridos , com destaque especial aos peixes do lago Malawi, os mais coloridos da família. A grande maioria é usada como peixes ornamentais, onde geram divisas e empregos na pauta de exportação, são também interessantes para pesca comercial e esportiva. Estão amplamente distribuídos pelo continente Americano, Africano, Madagascar, litoral sul da Índia e Oriente Médio. A saber, no vale do Jordão, Oriente Médio (quatro espécies), Irã (uma espécie), sul da Índia e Sri Lanka (3 espécies, também na água salobra), Madagascar (17 espécies válidas, algumas também na água salobra), Cuba (4 espécies válidas, algumas na água salobra), América do Norte e América Central (95 espécies válidas), e América Sul (290 espécies válidas). Foram introduzidos em vários países nos 4 continentes, e em alguns são a única fonte de proteína animal para milhões de pessoas. Habitat Os Ciclídeos são encontrados em água doce e algumas espécies em água salobra, não possuem espécies marinhas, apesar de alguns se aventurarem eventualmente na água salgada. São parentes dos Pomacentridae (donzelas e palhaços), Labridae (wrasses) e Apogonidae (peixes cardeais, cardinal banggai), entre outras famílias, com mais de 200 espécies em cada gênero. São peixes tropicais habitando águas com temperatura acima de 20 graus centígrados, o pH e dureza dessas águas pode variar muito, podendo ser encontrados desde águas negras com pH de 5,0 a águas extremamente salinas e com o pH acima de 8,5. Evolução Os Ciclídeos são um grupo de peixes monofiléticos, ou seja, evoluíram de um ancestral comum. Acredita-se que esse tenha migrado da água salgada da costa da terra de Godawana, antes da separação do supercontinente, até atingir a água doce onde esse ancestral evoluiu para as mais de 1.500 espécies existentes. Essas espécies evoluíram e se especializaram em hábitos alimentares dos mais variados possíveis, alguns até com métodos bizarros. Algumas espécies são eficientes predadores, caçando pequenos peixes, moluscos, crustáceos e insetos, outros são predadores de ovos, existem também os que se alimentam de vegetais e ainda aqueles que chegam a se alimentar de escamas de outros peixes Comportamento A característica mais marcante dos Ciclídeos é o cuidado com a prole. Apesar de algumas outras famílias terem comportamento similar, os Ciclídeos têm um zelo extraordinário com sua prole, defendendo-a com violência. Os seus métodos de reprodução são muito interessantes, algumas espécies fazem sua postura sobre o fundo de rios e lagos, outros em cavernas, entre as rochas, em conchas, em folhas duras de plantas e alguns encubam os ovos na boca. Esse cuidado com os filhotes pode durar algumas semanas ou até meses, em alguns casos, como algumas espécies do lago Tanganika, esse laço dura a vida toda, onde podemos encontrar colônias de alguns Neolamprologus com mais de 500 indivíduos. São extremamente territoriais e, quando com filhotes, podem agredir outras espécies. Os Ciclídeos possuem uma personalidade muito forte a ponto de carregar pedras muito maiores que eles, e outros objetos, para construir seu ninho ou deixar o ambiente mais a seu gosto. São animais muito inteligentes, conseguem reconhecer quem os trata, e são muito interessantes de se interagir. Em Aquários Ciclídeos, apesar de resistentes, podem não ser uma boa opção para iniciantes, pois algumas espécies, como já citado, têm hábitos predatórios, outras arrancam e devoram plantas, outros gostam de cavar o substrato. Algumas espécies precisam de condições especiais de água e de alimentação, portanto, devem ser introduzidas com cuidado em aquários comunitários. Espero que esta minha explicação sucinta de "o q é um ciclideo?" te ilucide... Para informações mais detalhadas passa pelo meu gabinete e deixa o teu pedido junto da minha secretária... Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Nuno Antunes Publicado: Janeiro 6, 2005 Share Publicado: Janeiro 6, 2005 O que e um Ciclideo? Grosso modo, Ciclídeos são peixes da ordem dos Perciformes, com 1.500 gêneros e quase 10.000 espécies. 10.000 espécies... percebes agora a "pergunta" do João? Se não identificas ao menos que região do globo é que te interessa como é que é possivel ajudar-te? Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Pocas Publicado: Janeiro 6, 2005 Autor Share Publicado: Janeiro 6, 2005 Bem... eu só queria saber qual o biótipo que aconselham para quem está a começar... e obviamente quais os peixes desse mesmo biótipo que se podem manter juntos no mesmo aquário.... Vamos imaginar que vou querer recriar o biótipo do lago Malawi... Quais as espécies mais comuns desde biótipo? É possivel a reprodução num aquário com várias espécies? Quais as espécies que permitem a reprodução com essas condições? Obrigado... Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
João Magalhães Publicado: Janeiro 6, 2005 Share Publicado: Janeiro 6, 2005 Pocas, andas a estudar andas andas :D Mas agora fora de brincadeiras. Depois do teu excelente artigo e depois de me ensinares qualquer coisa :D , pergunto que ciclídeos te interessam? porque pelo teu último tópico parece-me que estás mais virado para os africanos, mas a minha pergunta não é tão descabida assim já que tens espécies tão diferentes como os m'bunas, os discus, os ramirezis etc... Relativamente às tuas dúvidas gerais, tens as respostas neste forum e outros sites ou foruns. Eu já passei pelo mesmo quando comecei e o meu conselho é éstudares alguma coisa antes de colocares as perguntas gerais e tenta colocar perguntas específicas que é mais fácil para te darem as respostas certas. inclusive neste forum existe um topico com os biotopos todos no qual podes recolher informação muito válidas. OBS. todos os biotopos são bons para começar :D cumprimentos João Magalhães APC #45 http://joalmag.blogspot.com/ Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Nuno Antunes Publicado: Janeiro 6, 2005 Share Publicado: Janeiro 6, 2005 Ah bom... assim está melhor... Qualquer dos biotopos de ciclideos é bom para quem está a começar embora os ciclideos não sejam bem um peixe para quem não goste muito de ler, ou seja, antes de iniciar o biotopo e escolher peixes é preciso pesquisar bem. Todos os ciclideos são normalmente agressivos e territoriais, mas os niveis variam de espécie para espécie e até de continente para continente. Em relação ao malawi, os dados sobre o lago e biotopos encontras no tópico dos biotopos. Espécies comuns (nas lojas) -Aulonocaras -Pseudotropheus (diversos tipos, incluindo hibridos :D ) -Labidochromis caeruleus -Cynotilapia -Melanochromis auratus (esta é comum, muito bonita e muito agressiva!) Procurando um pouco mais encontram-se outras espécies menos comuns, mas normalmente apenas em lojas com alguma especialização em ciclideos africanos. Reprodução em aquário, desde que respeites os rácios de 1 macho para 2 fêmeas pelo menos, que não tenhas 2 machos da mesma espécie, não tenhas excesso de população, os parametros de água estejam em ordem e que tenhas esconderijos suficientes reproduções acontecem. Os peixes levam bastante tempo a atingir a idade fertil e cada ninhada demora perto de 20 dias a eclodir. A incubação é por norma bocal e durante esse tempo a fêmea quase não se alimenta, sendo por isso importante a existencia de esconderijos. Boas leituras :D Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Pocas Publicado: Janeiro 9, 2005 Autor Share Publicado: Janeiro 9, 2005 Desde já quero agradecer a todo o pessoal que me ajudou neste tópico. Peço desculpa por ter colocado uma questão tão generalista mas, toda a ajunda é bem vinda Já agora gostava que me dessem mais uma ajuda e vissem o seguinte tópico: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=16758 Obrigado Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts