Corydora desovou e agora?


Ticha112

Recommended Posts

Boas.

A minha cory desovou pela 2ª vez à pouco...

em menos de nada fiquei com o aqua cheio de ovos. O aqua é pequeno e da outra vez (mês passado talvez) foram só 5 ovinhos k em menos de nada desapareceram, embora só tenha 2 corys e 2 mollys

Então, tal como vi no blog de umas das utilizadoras do forum, decidi tirar os ovos dos vidros. Arranjei uma caixa de cotonetes, abri uns furinhos para a água circular, pus lá os ovitos, tapei, prendi com 2 elásticos e pus no aqua.

Não tenho desinfectantes, não tenho pedra difusora e não sei o que mais fazer.

A caixa está ao de cima no oposto do filtro, no entanto a saida de água deste ainda lá bate (embora debilmente), pelo k proporciona 1 pouco a circulação.

Aqueles ovos que achei estariam mais protegidos pela decoração do aqua deixei-os ficar (plantas plásticas)

Algumas dicas? conselhos?

Talvez tenha feito mal, mas nos vidros iam embora num instante e não tenho nenhuma placa k pudesse colocar a impedir os adultos de xegarem aos vidros..

obrigada

patricia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Podes começar por retirar os elasticos, que muito provavelmente são toxicos.

 

Se o teu filtro for efectivamente muito debil, podes por a caixa com os ovos directamente sob o caudal. No entanto, deverás reforçar as TPAs a pelos menos 3 por semana.

Muitos desses ovos irao fungar, pelo que é importante ires retirando os fungados, para não espalhar pelos outros.

Passados 3 dias, e se o aquario não estiver muito iliminado deverás começar a ver uns quantos a eclodir. Esperas mais 3 dias (não faças TPAs nestes 3 dias) e começas a dar comida microscopica, do tipo microvermes ou enguia do vinagre.

Nesta faze da comida tens de reforçar ainda mais as TPAs, para uma vez de manhã e outra à noite.

 

Durante todo este tempo, tenta não ter muita luz a insidir sobre o aquario, com os ovos.

 

Boa sorte,

Luis.Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

concordo com o amigo luis dias, retire o elastico a tpa deve ser feita com o auxilio de um copinho ou algo que se possa retirar e repor muito lentamente e que de boa visao, assim que eclodirem nao ha necessidade de alimentar- os alevines pois se alimentam do saco vitelinico que é o proprio ovinho, neste periodo eles ficam parados e pouco si movimentam, apos 3 dias sim comece com artemias recem eclodidas ou siga a sugestao anterior.

vai aqui um exemplo do proprio forum:aqui

cumps

tina pinto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigada a ambos

Já vi que fiz muita coisa mal, já tirei os elásticos (não fazia ideia, só pensei na cola) e ontem o aqua esteve iluminado o período normal.

Estou a fazer o resto que me aconselharam, adorava ter pessoal novo, mas vamos a ver...

os que deixei nas paredes do aqua já desapareceram quase todos, tenho de pensar bem como fazer para uma próxima vez

Obrigada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais