horaciosilva Publicado Janeiro 3, 2005 Publicado Janeiro 3, 2005 Falaram-me há pouco sobre a unidade de medida "microsiemen" (condutividade?) e da sua importância para, por exemplo, os apistos agassizii. Como é que se mede isto e o que é que a condutividade nos diz acerca da água? Eu sei o que significa condutividade, sei que o microsiemen a mede, só não sei é porque é que isto é relevante. Alguém me ajuda? Citar Life is a tale told by an idiot, full of sound and fury and signifying nothing. (W. Sh.)
ruitaborda Publicado: Janeiro 4, 2005 Publicado: Janeiro 4, 2005 Ola Horacio A condutividade serve para medir diversoselementos que existem na água. Por isso é que existem peixes de água suave ou dura. Normalmente os peixes do Amazónia gostam deágua suave e os dos estuários e lagos preferem água dura. O melhor metodo para medir a condutividade é o aparelho electrónico próprio que com a sonda mede a resistente que água faz entre dois polos. Também impiricamente de pode medir atravéz dos testes de GH pois por cada hota pode-se contar 30 graus de condutividade. Mas esta afirmação cria sempre muito polémica, pois nem todos estão de acordo. Eu tenho um aparelho desses que normalmente me ajuda a medir a calibração de água de osmose com a da torneira. Por exemplo a água dos meus aquários andam à volta de 320 mic. Mas nos aquarios aonde faço criação de discus procuro tê-la a 100/120. Até sempre. Rui Citar
Recommended Posts