Tiago Proença Publicado Setembro 26, 2010 Publicado Setembro 26, 2010 Boas Venho aqui mostrar o meu nano reef com muito pouco tempo de vida, todas as opiniões serão sempre bem vindas. Setup: Cubo de 45x45x45 Escumador deltec mce 300 Bomba Vortech mp 10 es Iluminação 4x24w t5(1 10.000k, 2 actinicas e 1 fiji purple) 8 kg rocha viva Areia viva nature's ocean bio-activ samoa pink 9kg Vivos: um strombus(grande máquina) três turbos sp três cerithes quatro nassarios Corais: Sarcophyton Actinodiscos azuis/roxos(vinha com a rocha) Actinodisco verdes O layout devido a ser um cubo e o tamanho da rocha não deu para muito mais, tentei fazer um layout simples com algumas passagens pelo meio da rocha Todas as sugestões serão bem vindas para a fauna Tiago EX-Naysel
Diogo HC Matias Publicado: Setembro 26, 2010 Publicado: Setembro 26, 2010 Um nano simples e com equipamento muito adequado! Gosto do layout apenas mexeria na pedra da frente sob o lado esquerdo que é talvez um pouco grande. Como é que conseguistes encaixar 4*24W em cima de uma área de 45*45? Ficou saído do cubo? Porque não um foco HQI? Planos futuros? Abraços
Tiago Proença Publicado: Setembro 28, 2010 Autor Publicado: Setembro 28, 2010 Boa Tarde Diogo Obrigado pelo feedback O tamanho da calha e um pouco maior que a largura do aquário mas sinceramente não me interessou esse aspecto, optei por usar esta calha em vez de hqi porque achei a HQI demasiado para o que quero neste momento, no futuro aquário daqui a uns 2 anos aí sim irei usar HQI. Outro forte motivo porque usei esta calha foi porque já a possuía, foi só mudar as lâmpadas. Logo deixarei uma foto da calha com a moon light e relógio incorporado Tiago EX-Naysel
Luis Rodrigues Publicado: Outubro 1, 2010 Publicado: Outubro 1, 2010 Gosto bastante. Layout simples e bonito, mas com espaço para corais, o que no aquario que tens é realmente dificil de fazer. Abraço
octopus Publicado: Outubro 2, 2010 Publicado: Outubro 2, 2010 Boas, Como disse o Luis, simples e bonito. Gosto da disposição da rocha. Pelo que vejo, presumo que tens sump, logo, tens a litragem aumentada. Quais as medidas da sump ? Força nisso. Abraço, Paulo
rui da silva Publicado: Outubro 3, 2010 Publicado: Outubro 3, 2010 boas tiago. se realmente tens sump, no teu lugar tentava fazer ou comprar um overflow, em vez do tubo que tens, pois não te deixava acumular essa pelicula na superficie, tipo escumador de superficie.. de maneira a ser eliminada pela escumação.. de resto parece-me tudo muito bem, tive um nano durante um ano e meio, e se n fosse o facto de estar extremamente limitado a nivel de peixes, nunca teria desistido.. força! cumprimentos
Tiago Proença Publicado: Outubro 3, 2010 Autor Publicado: Outubro 3, 2010 Boas Rui e Paulo Realmente este nano reef não tem sump, foi uma hipotese que não pensei porque alem de querer aproveitar o material que tinha em casa, esta montagem foi apenas para voltar aos poucos aos reefs a pensar numa montagem maior para a minha futura casa na qual aí sim prefiro investir bem. Rui overflow estaria fora de questão porque já tive uma e correu mal, não só pela falta de experiência nesses assuntos técnicos como o barulho que a overflow fazia apesar de ter conseguido reduzir muito o mesmo, os aquários estão todos no quarto e era complicado. Agora é ir enchendo este com corais moles e mais tarde uma montipora e euphyllia para ganhar alguma experiência alem dos moles Cumprimentos Tiago EX-Naysel
jc.gomes Publicado: Outubro 3, 2010 Publicado: Outubro 3, 2010 Boas Rui e Paulo Realmente este nano reef não tem sump, foi uma hipotese que não pensei porque alem de querer aproveitar o material que tinha em casa, esta montagem foi apenas para voltar aos poucos aos reefs a pensar numa montagem maior para a minha futura casa na qual aí sim prefiro investir bem. Rui overflow estaria fora de questão porque já tive uma e correu mal, não só pela falta de experiência nesses assuntos técnicos como o barulho que a overflow fazia apesar de ter conseguido reduzir muito o mesmo, os aquários estão todos no quarto e era complicado. Agora é ir enchendo este com corais moles e mais tarde uma montipora e euphyllia para ganhar alguma experiência alem dos moles Cumprimentos Tiago Olá Tiago, acho que está um Nano muito bem conseguido e com potencialidade. Tens bom escumador para a litragem, boa circulação e boa iluminação. Na minha opinião punha de parte os corais moles porque tens potencialidades para muito mais. Neste tipo de aquários acho que fica excelente as seguintes combinações: (e tens condições para os manter) - Acans (muitas e diferentes) - Zoanthus (muitos e diferentes) - Ricordeas (muitas e diferentes) - 2/3 SPS (seriatoporas, stylophoras são fáceis e bonitas se a estirpe certa for escolhida) - 1/2 favites - 1x fungia - 1x Euphylia - 1xTrakifilia Cumprimentos e boa sorte. Feedback aquariofilia.netPlantado DiscusProjecto Reff Blog
Tiago Proença Publicado: Outubro 7, 2010 Autor Publicado: Outubro 7, 2010 Boas jc.gomes, gostei dessa selecção de corais principalmente dos SPS, irei estudar isso certamente. Deixo aqui umas fotos mais recentes: Aqui com a nova aquisição, uma colónia de zoanthus verdes Uma foto lateral do cubo A foto da calha como prometi mais acima Cumps Tiago EX-Naysel
Filipe Saraiva Publicado: Outubro 13, 2010 Publicado: Outubro 13, 2010 Ora se não fosse uma montagem com o belo do Deltec igual ao meu Parabens está um aquario agradavel à vista, agora vai adiconando frags, eu na minha opnião era a maior parte SPS e uns moles tipo ricordeas yuma e zoanthus. E já agora mete ai fotos das novas aquisições Cumprimentos Filipe Saraiva
Tiago Proença Publicado: Outubro 19, 2010 Autor Publicado: Outubro 19, 2010 Aqui vai uma nova foto As novidades não são muitas: - ricordia yuma - um zoanthus vermelho - euphyllia devisa - casal de palhaços - Montipora confusa EX-Naysel
octopus Publicado: Outubro 19, 2010 Publicado: Outubro 19, 2010 Boas, O aquário está a ficar com um aspecto muito agradável. Agora, é ires metendo mais uns corais e fica óptimo. Na minha opinião, uma Fungia nessa clareira de areia na frente, ficava muito bem. Abraço, Paulo Ps - Tenho passado lá na loja e não te tenho visto. Estive com o Fortunato e com o João Abóbora. Do Luis, nem sombra.
Tiago Proença Publicado: Outubro 19, 2010 Autor Publicado: Outubro 19, 2010 Boas Paulo Obrigado pelas tuas palavras. Meu objectivo é meter mais uns sps se couber e mais uns ricordias,fiquei fã desse coral, a tua ideia e boa e já tinnha pensado na fungia mas pelos preços que vi vou esperar mais um pouco até ter. Pois é o luis ao fim de semana só o apanhei ao sábado he he EX-Naysel
Luis Rodrigues Publicado: Outubro 20, 2010 Publicado: Outubro 20, 2010 Ps - Tenho passado lá na loja e não te tenho visto. Estive com o Fortunato e com o João Abóbora. Do Luis, nem sombra. Jovem o Luis tem de descansar tambem!!! abraço
Tiago Proença Publicado: Novembro 13, 2010 Autor Publicado: Novembro 13, 2010 Aqui vai uma foto mais actual EX-Naysel
Hugo Costa Coelho Publicado: Novembro 13, 2010 Publicado: Novembro 13, 2010 Tiago muito bom..... temos de combinar um visita
Tiago Proença Publicado: Novembro 15, 2010 Autor Publicado: Novembro 15, 2010 Obrigado Hugo é só combinar EX-Naysel
Hugo Costa Coelho Publicado: Novembro 22, 2010 Publicado: Novembro 22, 2010 Tiago a tua vortech esta com que potencia??? Ando com medo de por uma que mesmo no mínimo me levante a areia
Tiago Proença Publicado: Novembro 22, 2010 Autor Publicado: Novembro 22, 2010 Estava a usar o short pulse com a potencia um pouco antes do meio e mesmo assim levantava um pouco de areia por trás da zoanthus, agora com um pouco menos de potência já não levanta isto claro está e um cubo, num aquário mais comprimento penso que não haja problemas EX-Naysel
Tiago Proença Publicado: Dezembro 24, 2010 Autor Publicado: Dezembro 24, 2010 Com o ano a acabar deixo por aqui umas ultimas actualizações do reef A ultima aquisição fora alguns pequenos frags de corais Pseudochromis diadema Abraços e até para o ano EX-Naysel
Tiago Proença Publicado: Janeiro 7, 2011 Autor Publicado: Janeiro 7, 2011 Então pessoal, criticas construtivas? Estou á espera :D EX-Naysel
epedlou Publicado: Janeiro 19, 2011 Publicado: Janeiro 19, 2011 Oi Tiago, Está mesmo com muito bom aspecto o teu nano. Por curiosidade, que manutenção fazes (TPAs, limpeza de algas, etc) ? Abç Pedro
Tiago Proença Publicado: Janeiro 21, 2011 Autor Publicado: Janeiro 21, 2011 Boas Obrigado epedlou, a ver se hoje meto uma actualização. Em relação á manutenção faço tpa's todos os fins de semana sem falha desde que o montei, cerca de 20% da água de osmose com sal da elos(muito bom por sinal) e adiciono todas as semanas uma a duas vezes calmax. As algas felizmente nunca foram muitas, apenas limpo os vidros quando faço tpa's. Juntamente com as tpa's e com a limpeza dos vidros faço a limpeza da vortech e do copo do escumador e uma vez por mês a limpeza á bomba do escumador. Cumprimentos Tiago EX-Naysel
Gustavo fgx. Publicado: Janeiro 22, 2011 Publicado: Janeiro 22, 2011 Então pessoal, criticas construtivas? Estou á espera :D Está muito harmonioso e bem equilibrado, só gostaria de ver uma sequencia de fotos dos corais em "close". Abraços, GX.
Tiago Proença Publicado: Janeiro 25, 2011 Autor Publicado: Janeiro 25, 2011 Infelizmente tive a primeira e unica baixa neste reef, o meu blenny bicolor(ecsenius bicolor) meteu-se dentro da vortech quando a fui ligar e ficou em postas Fotos macro de corais está dificil, apesar de ter uma boa máquina(canon 450D) não tenho jeito nenhum para fotos macros mas lá consegui uma da nova aquisição, um cryptocentrus cinctus EX-Naysel
Recommended Posts