Recommended Posts

Publicado

Boas tardes,

Estou a pensar em arrancar com o projecto de montar um aqua de 1.5 ou 2 metros de largura de agua doce. Andei a ver preços de alguns aquas, e além de serem caros vêm sempre com equipamentos que não vão ser aqueles que quero colocar (ou filtros manhosos ou iluminação insuficiente). E para um aqua desta dimensão terei de investir em equipamentos fiaveis e que me tragam segurança e qualidade de vida aos futuros habitantes. A minha pergunta é a seguinte: Já alguém construiu um aqua deste nivel, em que todas as ligações fossem feitas pela base do aqua? Vou me tentar explicar melhor: é possivel fazer e é eficiente um aqua cujas entradas de agua e saida de agua, entrada de CO2 fiquem no fundo do aqua? E é possivel fazer o aquecimento da agua fora do aqua?

A ideia também seria ser um aqua desoberto. Com esta dimensão será que a perda de temperatura não vai ser enorme?

Se alguem tiver experiência prática para um aqua desta forma, agradecia umas dicas.

Abraços a todos

Publicado:

Boas

Isso que queres fazer é possível sim senhor. Usas ou uma Sump, onde fazes a filtragem e colocas o aquecimento, ou substituis a Sump por um filtro extrerno com aquecimento incluído!

De qualquer dos modos tens de ter sempre dois "buracos" algures no aquário. Na parte traseira por exemplo. É algo que terá de ser feito com bastante cuidado e muito bem estudado. Depois de furar o vidro já não há nada a fazer, ou quase...

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

Publicado:

Mas eu tinha vontade de fazer mais furos :)bang:music_singguitar:

A ideia seria mais ou menos isto.... (se fôr muito louca digam) dois furos simetricos,na parte de trás, para colocar duas saidas e entradas de agua para dois filtros externos(considero que a existêncica de dois filtros seria melhor que 1 para o aqua todo... isto porque mantinha equilibrio nos extremos para ter uma boa filtragem geral. Depois gostaria de ter um furo central atrás para introdução de co2, juntamente nesse furo com entrada e saida de agua do filtro UV. Como tenho bomba de outro aqua de 120 litros que pretendo desactivar fazia essa situação independente. A ideia seria, não ser visto qualquer equipamento no aqua. Nem tubos, nem difusores, nem termometro, nem nada. Apenas o aqua.

Também tive a ideia de utilizar o aqua de 120 litros que tenho, colocado no móvel por baixo do aqua, para colocação de agua para fazer as TPA´s (deixar o cloro evaporar) com uma bomba para depois introduzir no aqua. Nesse aquario também levaria um termostato para colocar a água a uma temperatura igual ao do aqua. Como tem um filtro de decantação, deixaria ele a funcionar.

No fundo seria aproveitar vários componentes de asneiras que fui fazendo, para criar um aqua equilibrado

No caso de uso de Sump, colocaria também dois termostatos de aquecimento em cada extremo. Acho uma ideia meio louca, mas pelo que tenho visto do custo de um aqua novo com móvel, provavelmente mandando fazer consigo ter mais barato com umas soluções mais interessantes. Efectivamente não ver equipamentos seria o que mais gostaria, sem que tivesse de recorrer a "tapar" a parte de trás do aqua!!!

Sugestões aceitam-se!!! principalmente porque um projecto destes não é barato!!!!!

Obrigado a todos!!

Publicado:

Bom dia

A ideia seria essa, colocação de dois tubos simples, com entrada de agua pela parte superior e saida pela lateral abaixo da metade do tubo. Teria dentro desse tubo uma bomba para tirar a agua. Na parte de baixo do movel, faria um bypass de torneira simples, para colocar a agua para reposição das TPA's. Ainda não idealizei foi como isolo os tubos dentro do tubo simples para que a agua não caia pelo furo do aqua.

Abraço

Publicado:

... outra pergunta, alguem já utilizou diatomite em vez de areia de filtro de piscina, para o interior do aqua?

Publicado:

Boa noite.

Parece-me que usar sump e injectar CO2 são coisas que não são muito compativeis.

cumps

Rui Rodrigues

Publicado:

Olá ef70

Utilizar Diatomita no fundo do aquário em vez de areia de sílica não me parece boa idéia. A probabilidade das partículas de Diatomita flutuarem na água é grande pois elas poderão ser mais leves do que a água.

Utilizar Diatomita nos filtros tem vantagens pois trata-se de material poroso com grandes propriedades filtrantes.

Cumprimentos

Publicado:

Obrigado,

Efectivamente estive a ver o que era e entendi logo que não era possivel. Como tem uma densidade baixa, o que aconteceria era aquando de aspiração do fundo, sairia toda.

Obrigada pela resposta.

Abraço

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!