angel99 Publicado Setembro 23, 2010 Publicado Setembro 23, 2010 (editado) Boas.... Hoje de manha ao alimentar a peixarada vi que uma femea de Guppy estava com uns pontos brancos nas barbatanas... pensei que fosse ictio, e aumentei a temperatura para 30,5ºC... coloquei umas pedrinhas de sal na agua, poucas mesmo... Fiz bem? e agora? algo mais a fazer ou só tenho que esperar que complete o ciclo de reprodução dos protozoários e depois de morrerem todos posso baixar a temperatura?? Quanto tempo?? Vale a pena stressar os peixes com o aumento da temperatura? compro remédio? qual? é o meu 2º aquário e 1º no allgarve (50cm@35L) Restante fauna: 4 guppys 5 neosn 1 corydora 2 cobras kuhly flora uma (1) molhada de uma planta que me esqueci o nome (tipo arroz para quem sabe... cada pé é só uma folha direitinha), que juntamente com as kuhlis foi a ultima adição ao aquário.... EDIT é uma Lilaeopsis mauritania offtopic é no que dá ir de FDS e deixar o aquáro a 26º... com estas temperaturas maradas dei oportunidade Editado Setembro 23, 2010 por angel99
pintas1977 Publicado: Setembro 23, 2010 Publicado: Setembro 23, 2010 Boas.... Hoje de manha ao alimentar a peixarada vi que uma femea de Guppy estava com uns pontos brancos nas barbatanas... pensei que fosse ictio, e aumentei a temperatura para 30,5ºC... coloquei umas pedrinhas de sal na agua, poucas mesmo... Fiz bem? e agora? algo mais a fazer ou só tenho que esperar que complete o ciclo de reprodução dos protozoários e depois de morrerem todos posso baixar a temperatura?? Quanto tempo?? Vale a pena stressar os peixes com o aumento da temperatura? compro remédio? qual? é o meu 2º aquário e 1º no allgarve (50cm@35L) Restante fauna: 4 guppys 5 neosn 1 corydora 2 cobras kuhly flora uma (1) molhada de uma planta que me esqueci o nome (tipo arroz para quem sabe... cada pé é só uma folha direitinha), que juntamente com as kuhlis foi a ultima adição ao aquário.... offtopic é no que dá ir de FDS e deixar o aquáro a 26º... com estas temperaturas maradas dei oportunidade Boas fizeste bem em aumentar a temperatura para 30 Graus, por vezes basta isso para resolver o problema, mas se quiseres mesmo ficar descansado usa um producto anti.ictyo e segue as instruções, pois por vezes quando desces a temperatura o ictio volta novamente e assim não. Eu uso o Tetra Medica contraick, mas há outros muito bons
angel99 Publicado: Setembro 23, 2010 Autor Publicado: Setembro 23, 2010 A minha duvida é: se o ictio afecta os outros peixes... principalmente as minhas kuhllizinhas ( amadas por mim odiadas pela Maria)
maCenteno Publicado: Setembro 23, 2010 Publicado: Setembro 23, 2010 (editado) Também tive o mesmo problema. Podes ler aqui: "http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=164068 Editado Setembro 23, 2010 por maCenteno Cmps, maCenteno
Marta Silva Publicado: Setembro 25, 2010 Publicado: Setembro 25, 2010 (editado) Olá Dois ou três conselhos da minha parte: 1. Baixa ligeiramente a temperatura para os 29ºC, é verdade que o ictio não resiste a temperaturas muito elevadas, mas 30,5ºC já é um bocadinho a mais para os teus peixes 2. Não deves colocar o sal porque nem todos os peixes do teu aquário o toleram. Mas como puseste tão pouco não fez mal aos peixes (...nem ao ictio) 3. quando vires que o ictio já desapareceu todo começas a baixar a temperatura gradualmente, não baixes logo 3graus de repente 4. tens várias marcas de medicamentos para tratar peixes com ictio, isso há praticamente em todas as lojas. Como nunca experimentei não te posso dizer qual a melhor marca na minha opinião, mas vê os conselhos dos outros membros 5. se o peixe estivesse saudavel e não sujeito a stress não teria sido afectado pelo ictio, mesmo com temperatura de 26ºC ou até inferior. Ás vezes basta nos esquecermos de fazer as TPAs com a frequencia devida, ou haver algum peixe a perseguir o guppy para induzir stress, baixar a defesas do organismo e o parasita (ictio) se aproveitar da situação. Felizmente é algo que se resolve com bastante facilidade quando é detectado atempadamente 6. O íctio também pode afectar os outros peixes do aquário, principalmente se estiverem mais debilitados, mas como já subiste a temperatura e o ictio só apareceu num peixe em principio não deves ter mais problemas. De qualquer das formas vai observando atentamente os peixes Cumprimentos, Marta Silva Editado Setembro 25, 2010 por Marta Silva
angel99 Publicado: Outubro 1, 2010 Autor Publicado: Outubro 1, 2010 Actualizando... o aquário está estável, a 30º a 8 dias... os pontos brancos desapareceram, e as a plantas também parece que não gostaram da temperatura... os habitantes mantêm-se todos de aparente boa saúde e apetite voraz...
xert Publicado: Outubro 2, 2010 Publicado: Outubro 2, 2010 não deves manter a temp elevada tanto tempo. no maximo 3 a 4 dias
inesdani Publicado: Outubro 24, 2010 Publicado: Outubro 24, 2010 Ola. Tenho um aquário de 30 L com o pH a 7.1 e a amónia a 0 e hoje reparei que o meu platy também esta com ictio. Já subi a temperatura para os 28ºC e introduzi 7 ml de tetra medica Contraict. Desliguei também as luzes do aquário. Já li que também se deve introduzir sal mas como tenho neons chineses penso que não deveria faze-lo. Outra duvida: deveria subir mais a temperatura? e k para ajudar esses neons, tal como as corydoras (que também possuo), também não suportam temperaturas muito elevadas. na embalagem do produto diz para fazer o tratamento 5 dias, colocar carvao activado e depois repetir. So que também ja li que deveria fazer o tratamento 17 dias. O que deverei fazer entao? Sera que isto e suficiente? Inês Daniela
maCenteno Publicado: Outubro 24, 2010 Publicado: Outubro 24, 2010 No meu aqua também tenho corydoras e neons, mantive a temperatura a rondar os 29/30º e não tive problemas, não podes é xegar ali e aumentar tudo de uma vez... Aumenta 1/2 graus por hora até á temperatura desejada (foi o que fiz e não tive problemas!) Usei o SERA costapur durante 7 dias ( tive de repetir mais dois dias porque nao desapareceu ), mas estes 7 dias já, 2 dias é o um extra caso não ficasse resolvido em menos. Ficou resolvido por volta do 8º dia e tal como subi, desci a temperatura... Tudo 5* ... Em relação á temperatura se for gradual e devagar não há grande problema, mas se forem 17 dias a essa temperatura, já não sei o que isso pode causar! Espero ter ajudado. Cmps, maCenteno
Recommended Posts