Recommended Posts

Publicado

Boa tarde a todos

Uso turfa quando estou a preparar a água nova para os meus aquas.

Inicialmente, depois de fazer as mudas, secava a turfa para a guardar até à próxima muda. Reparei que foi perdendo as propriedades.

Agora, guardo-a num balde com um bocado de água de forma a manter-se húmida. Mas vai perdendo na mesma as propriedades. Ou seja, de uma forma ou de outra, a turfa perde propriedades num espaço de tempo relativamente curto.

Isto é normal ou há algum processo de guardar a turfa de forma a que mantenha as propriedades durante mais tempo?

Publicado:

Boa questão.. Já agora para quem sabe..

:tongue: Qual a duração em média da Turfa??

:bs_quesexclaim: Usem alguma técnica especial para reduzir a cor de chá??

:arrow: Como recomendem a sua utilização, debaixo do areão ou dentro do filtro ou existe outra forma de utilização??

Publicado:

O meu sistema de filtragem, num aqua, é por sump. tenho turfa dentro desta. no outro aqua, é por filtro externo. não uso turfa directamente. uso sim, quando estou a preparar a agua nova.

Só acho é que dura pouco tempo

Publicado:

desculpem a minha ignorância, mas o que é que é preparar a agua nova com turfa? em que é que a turfa é boa? é só para baixar o pH ou tem mais alguma propriedade que eu desconheca?

Publicado:

Como não se deve meter água directamente da torneira, deixo-a 24h +/- num recipiente com uma bombita de agua para a manter em movimento. uso a turfa para baixar o PH da água da torneira. chamo "água nova" à agua que vou introduzir no aqua a quando dos TPA´s

Publicado:

ok pensei que havia mais alguma funcão para a turfa

Como não se deve meter água directamente da torneira, deixo-a 24h +/- num recipiente com uma bombita de agua para a manter em movimento. uso a turfa para baixar o PH da água da torneira. chamo "água nova" à agua que vou introduzir no aqua a quando dos TPA´s
Publicado:

Já experimentaste congelar a turfa?

Não sei se resulta mas é uma ideia a experimentar... Digo isto porque supostamente na natureza a turfa congela de um ano para o outro (em Invernos rigorosos)

Só uma ideia...

Ricardo Fonseca

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

Publicado:

Boas Ricardo

Realmente nunca me passou isso pela cabeça mas realmente é uma ideia. Não sei é se a patroa vai gostar da ideia mas... hehe

Publicado:
em relação as questões que coloquei sabem?? gostava de saber, o tópico está directamente relacionado..

Boas

a mim dura-me relativamente pouco tempo. é normal a água ficar cor de cha mas n tem problema. quanto à aplicação, podes usar no filtro desde que vás medindo o PH regularmente. eu num dos aquas uso na sump. no outro, como é filtro externo, não uso. mas quando estou a preparar a água nova para fazer a muda, aí uso sempre. temos é de ter atenção ao PH para não baixar demasiado.

• 2 semanas depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!