Recommended Posts

Publicado (editado)

Boa noite, gostava que me ajudassem na identificação de dois peixes que tenho no aquário aqui em casa e que me interessa identificar, o primeiro é um um Aulonocara que está cá por casa desde que nasceu, é filho de um casal de aulonocara baenschi mas que por alguma razão saiu com um tom mais azulado e bastante menos amarelado que o pai. A minha dúvida é se esta variação é normal ou indica directamente que a fêmea que estava com ele seria de outra sub-população? Infelizmente não poderei meter fotos da mãe por já ter falecido e o macho vendi-o, aqui fica o filho em questão:

img0023mm.jpg

O outro que me tem causado algumas dúvidas há já alguns tempos é este Labeotropheus fuelleborni 'yellow sided', este mais na sexagem, muito embora ele aja como sendo o macho dominante não consigo decifrar se é mesmo um macho... e nem sei onde arranjar parceira(o) para ela(e), se alguém souber agradeço a informação.

img0029bl.jpg

img0030w.jpg

Editado por tiagoagfaria

A pressa é inimiga da perfeição.

Feedback

Publicado:

Olá Tiago,

A Aulonocara não é baenschi. Significa que a mãe seria provavelmente de outra espécie e tens agora um macho híbrido...

O labeotropheus é mesmo um macho.

Cumprimentos,

Paulo Duarte

Publicado: (editado)

Ao tempo que não falamos Carlos, temos que combinar uma visita ás fishrooms para ver como andam os animais, hehe.

Se tiveres então fotos dos progenitores mete aqui ou envia-me por email sff, mesmo que não ajude muito sempre fico com uma recordação dos bichos.

O fuelleborni muito provavelmente vai sair uma vez que não consigo sexa-lo e nem tão pouco arranjar parceiro(a) para ele(a)

Abraço

Editado por tiagoagfaria

Feedback

Publicado:
Olá Tiago,

A Aulonocara não é baenschi. Significa que a mãe seria provavelmente de outra espécie e tens agora um macho híbrido...

O labeotropheus é mesmo um macho.

Olá Paulo, e desde já obrigado pela tua opinião, também fiquei com a ideia que a mãe do Aulonocara em questão seria talvez de Sciaenochromis fryeri uma vez que o macho está com os azuis bem carregados, mas que é um belo peixe é, e irei mantê-lo enquanto puder. Quanto ao Labeotropheus, consegues-me explicar como distingues o macho da fêmea? E por ventura não saberás quem tem desta espécie e que queira vender adultos ou juvenis?

Obrigado mais uma vez.

Feedback

Publicado:
Quanto ao Labeotropheus, consegues-me explicar como distingues o macho da fêmea? E por ventura não saberás quem tem desta espécie e que queira vender adultos ou juvenis?

Obrigado mais uma vez.

Olá Tiago,

Se reparares, as barbatanas anal e dorsal terminam bastante em bico e quase chegam à ponta da cauda. As fêmeas têm, regra geral, as pontas dessas barbatanas mais curtas e arredondadas.

O termo 'yellow sided' é uma denominação comercial, que não identifica qual a população de fuelleborni em causa. Vê aqui:

http://www.malawi-dream.info/Labeotropheus_fuelleborni.htm

Ou seja, o peixe não está correctamente identificado...

Cumprimentos,

Paulo Duarte

• 1 mês depois...
Publicado:
Olá Tiago,

Se reparares, as barbatanas anal e dorsal terminam bastante em bico e quase chegam à ponta da cauda. As fêmeas têm, regra geral, as pontas dessas barbatanas mais curtas e arredondadas.

O termo 'yellow sided' é uma denominação comercial, que não identifica qual a população de fuelleborni em causa. Vê aqui:

http://www.malawi-dream.info/Labeotropheus_fuelleborni.htm

Ou seja, o peixe não está correctamente identificado...

Boas !! a mim parece_me um macho de Aulonocara stuartgranti nao me parece ser um hibrido!!!

Marco Bordalo