co2 a mais


Recommended Posts

Boas

Tenho um aquario com 120*45*55 em que tenho 4 discos (devo aumentar para 6), 2 escalares e mais alguns peixes muito pequenos.

Injecto co2 caseiro e um dia desta semana acordei com os peixes todos a tona com excesso de co2(ainda tive algumas mortes não de discos)

Já injecto a bastante tempo e nunca tive este problema,Acho que este problema foi de ter mudado a posição da flauta diminuindo a agitação a superfície da água e de ter sido de noite.

 

Agora a minha pergunta

Posso ter a flauta virada para baixo de forma a provocar pouca agitação na agua a fim de aproveitar o co2 e como de noite não o posso parar colocar uma bomba de circulação em que só funciona de noite a agitar a água.

Isto funciona ou continuar a ter picos de co2 a noite

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

O ideal seria mesmo interromper o fornecimento de CO2 durante a noite. Colocando uma bomba de circulação apenas durante a noite não irá "stressar" os peixes?

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para colocar co2 num aquário deverás conhecer bem a ciclo do co2, dito isto o co2 SÓ DEVERÁ ser introduzido no aquário durante o dia, de dia as plantas consomem co2 e libertam oxigénio mas pela noite é exactamente o contrario consomem oxigénio e libertam co2, por isso tens esse picos de co2 durante a noite, tens que forçosamente cortar o fornecimento de co2 durante a noite.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Sendo claro que as plantas não consomem CO2 durante a noite, o CO2 tem outras funções num aquário ,para alem da contribuição para a fotossíntese. É mais um dos factores que determina o pH.

 

No meu caso, tenho um aquário de 200 Litros, plantado e injecção de CO2 (Com cilindro e electroválvula). A interrupção do fornecimento de CO2 durante a noite, provoca uma subida de pH de 6.9 para 7.5.

 

A solução que utilizo é manter o CO2 durante a noite, ligado alternadamente em períodos de uma hora (uma hora ligado, uma hora desligado)

 

Neste meu caso em particular, o pH é mantido constante, durante o dia e noite, (6.9) e se não há flutuação de pH não há flutuação do nível de CO2.

 

Obviamente que isto só é possível usando uma electrovalvula e uma tomada com relógio.

Editado por zancum
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.