mja_mauro Publicado Setembro 17, 2010 Publicado Setembro 17, 2010 Boas pessoal. Deixei de fazer criação de discus e estou a pensar fazer do cubo de 50-50-50 (com uma luz de 18w, termostato de 200w e filtros de esponja), em aqua de agua salgada. Mas eu pouco percebo disso. Queria a vossa opiniao. Qual o material a comprar? Quais as areias e pedras, peixes... Pelo que ja percebi ha peixes e corais de facil manutençao, tal como camaroes. Estava a pensar fazer um aqua com alguns camaroes, corais dos mais faceis de ter e peixes palhaço talvez. o que me dizem? Obrigado desde já.
rop64050 Publicado: Setembro 17, 2010 Publicado: Setembro 17, 2010 Com esse tamanho, podes fazer um Nano. Vai à secção dos Nano reef e assim podes ficar com uma ideia do que precisas. Em principio, o que é preciso para um reef maior, é o mesmo para o nano, mas em tamanho mais reduzido. Skimmer, bomba circulação, termostátos , bomba de reposição, sump , rocha viva, areão de coral, água com sal marinho .
mja_mauro Publicado: Setembro 18, 2010 Autor Publicado: Setembro 18, 2010 Boas. pois, seria essa a minha ideia. n posso ter nada muito grande em casa pois ja tenho um aqua de 150-50-65 com discus e a mulher n esta a gostar mt da ideia de um por lá mais um. Eu tenho lido aqui mt mas gostava de discutir com o pessoal o que sera melhor pois de ler a ser eu propio a discutir e falar vai uma grande diferença na compreençao das coisas..
rop64050 Publicado: Setembro 18, 2010 Publicado: Setembro 18, 2010 Primeiro tens de saber o orçamento disponivél e a partir dai planeares um projecto. Tudo depende do que queres gastar , existem várias marcas e vários preços. Convém teres um movél só para o nano e por baixo metes a sump e acessórios. è como eu digo, visita a secção dos nanos , tiras ideias e fazes o teu projecto. Em termos de material, é o aquário, sump, termostáto, bombas de circulação, bomba de retorno, calha . Depois tens de furar o aqua , ou fazes coluna seca ou fazes dois furos atrás , metes dois tubos nos furos ( esgoto ) e depois metes outro tubo da sump para o aqua com bomba de retorno . Depois de tudo montado, metes a água , rocha viva ou rocha viva e rocha morta, deixas o aqua maturar durante 2 ou 3 meses e só depois metes corais e peixes , mas sempre pouco a pouco. Há quem não utilize sump, mas na minha opinião , é o ideal, tens mais litragem, a manutenção é feita basicamente a nivél da sump , o equipamento fica escondido na sump e no interior do móvel. Esta ´a minha opinião, mas sou um pouco maçarico nestas andanças, o ideal será alguém com mais experiência dar opinião.
Gremlyn Publicado: Outubro 19, 2010 Publicado: Outubro 19, 2010 Depois tens de furar o aqua , ou fazes coluna seca ou fazes dois furos atrás , metes dois tubos nos furos ( esgoto ) e depois metes outro tubo da sump para o aqua com bomba de retorno . Aproveito o tópico para fazer uma questão sobre coluna seca (vou ter uma porque o meu aquário fica no meio da sala): quantos furos tenho k fazer? Um para sair, outro para o retorno e outro ainda com cablagem de energia? Ou bastam 2? Um "molhado" e outro para energia?
rakiki_gti Publicado: Outubro 20, 2010 Publicado: Outubro 20, 2010 boas , com um cubo e com essa litragem nao necessitas propriamente de sump.. sim ajuda porque fika mais bonito e tal. mas se nao quiseres furar o aquario não o precisas de fazer.. eu tenho um cubo de 45 x 45 x45 e nao tenho sump.. aconcelho-te a escoher bem os materiais e fazer devagar se for preciso comprar algo melhor nunca peques na qualidade por causa do preço. em nano os erros nao são tao toleraveis como nos maiores. ter sempre atenção as mudas de agua e de resto é na boa... eu no meu tenho escumador v2 120 bomba circulação tunze 6025 luz tenho neste momento apenas uma pll de 36 watss de 10000k
Gremlyn Publicado: Outubro 20, 2010 Publicado: Outubro 20, 2010 Boas E no cubo onde passam os cabos de energia e os tubos? Por fora do aquário ou pela coluna seca?
Recommended Posts