Bruno Barreiros Publicado Janeiro 2, 2005 Publicado Janeiro 2, 2005 Caros, Tenho aqui duas bombas de ar em casa antigas mas fazem imenso baralho, tenho de mudar isto. O meu aqua é 62*31*33 que bomba me aconselham? Já agora a bomba deve estar sempre ligada (de dia e de noite)? Bruno Citar Abraço, Bruno Barreiros
wonderman Publicado: Janeiro 2, 2005 Publicado: Janeiro 2, 2005 olá bruno, para que queres as bombas de ar? para fazer "bolhinhas"? ou tem alguma coisa a ver com eventuais filtros que possas usar que necessitem de bomba de ar? Citar
Bruno Barreiros Publicado: Janeiro 2, 2005 Autor Publicado: Janeiro 2, 2005 Não é necessário produzir O2 para os peixes e plantas, era para isso que queria a bomba de ar. Talvez com uma pedra difusora na ponta. Obrigado. Bruno Citar Abraço, Bruno Barreiros
Luís Fortunato Publicado: Janeiro 2, 2005 Publicado: Janeiro 2, 2005 Vivas. Não é necessário produzir O2 para os peixes e plantas, era para isso que queria a bomba de ar. Talvez com uma pedra difusora na ponta. Não é nada necessário. Primeiro de tudo, durante o dia (período em que tens as luzes acesas) as tuas plantas produzem O2 e absorvem CO2 (e mais umas coisas): fotossíntese... Desde que mantenhas uma certa agitação superficial da água, não necessitas de uma bomba de ar. Além do mais, a bomba de ar não injecta O2 nos aquários. O gás borbulhado é simples ar que nós respiramos (Azoto + Oxigénio e outros gases menos abundantes). Serve para, de certa forma, equilibrar as concentrações dos gases dissolvidos dentro de água. Para evitar que tenhas uma concentração de CO2 muito elevada por exemplo. A não ser que tenhas pouca agitação superficial da tua água, ou muitos peixes dentro do teu aquário, não vejo nenhum motivo para utilizares uma bomba de ar... Em todo o caso, mal também não faz... Espero ter ajudado. Cumprimentos. Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
wonderman Publicado: Janeiro 2, 2005 Publicado: Janeiro 2, 2005 exacto... eu tinha a mesma dúvida no início. no entanto, mesmo com plantas e a sua produção de O2, estava um bocado céptico em relação à oxigenação suficiente... então, o meu filtro estava totalmente abaixo do nível da água, mas tinha uma "chaminé" que era aplicada na parte superior da "boca" do filtro, cuja "chaminé" estava aberta em cima, já fora da água... o que acontecia é que realmente o meu aquário apresentava um aspecto pouco cristalino, pois só se viam era bolinhas de O2 a circular pela água... assim, o que fiz foi retirar a dita chaminé e manter o filtro bem lá em cima. desde que a água faça "ondinhas" existem trocas gasosas do nivel superior à água, que te oxigena a água. seja como for é sempre importante verificar a respiração dos peixes, se é muito ofegante, e se estão constantemente lá em cima à procura do tal O2! Citar
Bruno Barreiros Publicado: Janeiro 2, 2005 Autor Publicado: Janeiro 2, 2005 Obrigado a ambos pela explicação. Para já então não meto bomba de ar. A uníca maneira de perceber que necessito de mais O2 no aqua é pelos peixes? Não consigo perceber se o O2 está ok para as plantas à noite. Já agora uma outra dúvida, qual a diferença de colocar na ponta do tubo que vêm da bomba de ar uma pedra difusora?Se o tubo estiver livre qual a diferença? Obrigado. Bruno Citar Abraço, Bruno Barreiros
SergioCosta Publicado: Janeiro 2, 2005 Publicado: Janeiro 2, 2005 Se me permites, diria que a utilização de pedra difusora é quase exclusivamente uma questão estética. Algumas pessoas gostam do efeito que tem o borbulhar por detrás de um tronco ou de uma ruina (?!?!) e para isso a pedra difusora serve perfeitamente. Se a saída de ar se fizer directamente pela ponta do tubo, normalmente isso é sinónimo de maior agitação e eventualmente, um forte fluxo no sentido ascendente, consoante a utilização ou não de um sistema de regulação saída de ar (torneira). Foi o meu contributo... Citar Cumprimentos, Sérgio Costa Aqua http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_3296_6.jpg
Luís Fortunato Publicado: Janeiro 3, 2005 Publicado: Janeiro 3, 2005 Vivas Se me permites, diria que a utilização de pedra difusora é quase exclusivamente uma questão estética. Desculpa discordar de ti, mas a pedra difusora não serve apenas para efeitos estéticos... Se por ventura quiseres que o gás que se borbulha na água se dissolva melhor, convém que as bolhas sejam o menor possível, daí a pedra difusora. Cumprimentos. Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Recommended Posts