Ajuda para 1º aqua


spayz

Recommended Posts

Boas pessoal, vou comprar o meu primeiro aquario, o tamanho ja esta escolhido, 120x40x50 240L, agora preciso de ajuda do pessoal do forum no resto do equipamento k tenho k comprar. Para ja vou começar com plantas artificiais por isso nao preciso de muita iluminaçao. gostava de opinioes em relacçao a k filtro comprar e potencia da resistencia e.t.c. Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Bem vindo ao "vício" :tongue:

 

 

Agora as perguntas que se impõe:

  • Quais os parâmetros da água que tens?
  • Que tipo de fauna estás a pensar em colocar?
  • Já pesquisaste alguma coisa pelo Fórum, para tirar algumas dúvidas?

 

Não compres plantas artificiais! Vai ser dinheiro deitado fora...

 

Respondendo às tuas perguntas, ou tentando:

 

  • Filtro: que faça entre 4 a 10 vezes por hora a capacidade do aquário, conforme os peixes...
  • Aquecimento: 300Watts chegam, conforme a temperatura ambiente, da divisão...
  • Iluminação: 18Watts até 200Watts, conforme a fauna e flora...

 

Como podes ver, antes de comprar seja o que for, convém ter uma ideia já definida daquilo que queres fazer, correndo o risco de mais tarde encontar algum equipamento por não o indicado para aquilo que tens/queres.

 

Além disso podes ir preenchendo o que falta no teu perfil, ( Localidade, Data Nascimento e Sexo ). Parece que não, mas pode ajudar, e bastante. Pode aparecer alguém da tua zona de residência que esteja disposto a dar-te uma mãozinha pessoalmente!

 

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

 

Não sei quanto dinheiro tencionas gastar, mas no que deves investir mais é no filtro, comprando um canister (não te vou dizer qual modelo te recomendo porque nãos ei o ter orçamento xD) que faça 5 a 10 vezes o volume do teu aquário.

 

Quanto á iluminação, vai depender principalmente da flora que quiseres ter, mas visto que estavas a pensar pôr plantas de plástico (não faças isso põem verdadeiras), não deves estar a pensar pôr substrato fértil, o que nem é um problema, pois dá para fazer uma infinidade de coisas com plantas low-tech. Eu tenho um aquário de 250L (brutos, reais devem se uns 180L)) sem substrato fértil, sem CO2, sem adubos e com 2 lâmpadas T8 de 25W, as plantas crescem na mesma e verdinhas, não é é tão rapidamente como se tivesses todos estes equipamentos, por isso arrisca nas plantas verdadeiras, depois também depende da qualidade das lâmpadas que comprares.

 

No aquecimento quanto mais melhor também (300W), quanto menos tempo o aquecedor tiver de estar ligado melhor e para mais nem são caros. Aconselho-te o da tetratec pois o da eheim vai ter de ficar na diagonal (e mesmo assim é capaz de não dar para o colocares numa lateral, o que fica esteticamente pior. (na minha opinião)

 

 

Cumps, Rafael Silva

 

PS: Atenção não coloque o aquário onde apanhe sol directamente. Eu tive o meu aquário durante um mês onde apanhava sol directamente ao final da tarde sem qualquer problema, até que um dia tive de mexer no areao, para tirar uns troncos e plantar e tive de baldear mesmo aquilo, com a grande quantidade de fosfatos, matéria orgânica, etc… que aquilo soltou conjugado com a luz solar deixou-me a água todinha verde.

Editado por Tankado
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Preços sempre podes procurar em lojas online, e logo ficas com uma ideia. Depois podes procurar em lojas físicas, mas como ainda não tens esse campo preenchido no teu perfil, e não só, é difícil alguém te dizer: vais à loja "X" ou à loja "Y"! Não sabemos de onde és...

Também podes procurar nos Classificados aqui no Fórum. Deve haver algo que sirva para o que queres!

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Podes começar por aqui, ou esperar que alguém da tua zona te dê alguma dica.

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Com 200 aérios já compras um óptimo filtro! Ou dois! Agora a pergunta que se impõe: já pensaste nos tipos de peixes que queres/podes meter? Isso influencia em muito na escolha do(s) filtro(s). Tenta saber quais os parâmetros da água da tua zona, e vê se os peixes que estás a pensar em colocar se dão bem nessa água. É melhor optar por peixes que melhor se adaptam às condições da água, do que tentar adaptar a água aos peixes que queres!

 

Marcas de filtros, para não ser "tendencioso", opta pela Eheim :drool3:

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o teste foi a agua da torneira, para saber se é boa, tb tenho aki perto de casa duas fontes.

 

Depois de teres o aquário com a decoração principal (pedras e troncos e areão) é que deves medir os parâmetros (da água do aquário depois de estabilizada).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal o k axam do filtro EX1200 da tetratec???

 

Eu já tive o EX2400, mas vinha com um problema no motor e tive que o devolver, pois devido ao problema fazia algum ruído, mas oiço dizer bem desse filtro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apesar de fazer menos litros se podes comprar um eheim ou fluval eu optaria por eles, neste caso um eheim, já agr o filtro faz 1250 L/h

Editado por David Cabete
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas

 

Plantas para aquário de ciclídeos? Algo bem duro e resistente. Esses peixes "traçam" tudo! Aos meus ciclídeos nem essas mesmo resistem...

 

Deve-se colocar esferovite ou algo parecido debaixo do aquário. Sempre ajuda.

 

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.