muita filtragem biologica!!! sim ou não?

nuno34

Recommended Posts

boas

tenho um aqua com 60 lt. + filtro externo de 600 lt. hora ( na pratica nem de perto )

o filtro trazia 3 gavetas 1º ceramicas* (não porosas )+ espuma grossa 2º bioballs 3º esponja fina

eu coloquei 1º camada de ceramicas* (não porosas )+ bioball 2º esponja grossa + substract pro da heinm 3º lã fina

tenho em casa umas ceramicas da sera porosas se as trocar pelo as que tenho vou aumentar a filtragem biologica

virei a ter algum problema com isso ou vai melhorar ?

* segundo a marca são ceramicas apenas para fazer filtragem mecanica e dispersar melhor a agua

Editado por nuno34

Posted Image

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Partilhar nas redes sociais

pessoal bom dia

ninguém me sabe responder a isto?

vou fazer a limpeza do filtro amanha e não sei se deva trocar as cerâmicas

tenho receio que demasiada filtragem biológica me vá dar excesso de nitratos ou outro

:eusathink:

Posted Image

Grupo Entre Margens

pessoal bom dia

ninguém me sabe responder a isto?

vou fazer a limpeza do filtro amanha e não sei se deva trocar as cerâmicas

tenho receio que demasiada filtragem biológica me vá dar excesso de nitratos ou outro

:eusathink:

Boas,

Nunca se deve trocar a nossa filtração biológica logo toda de uma vês, mas como tens substract pro da heinm, não deve fazer mal. Contudo eu jogava pelo seguro e trocava metade delas agora e a outra metade passado uma semana, pois apesar de serem para filtração mecânica têm sempre bactérias.

A filtragem biológica nunca é de mais, não te esqueças é que as outras também são precisas.

Espero ter ajudado

Cumps, Rafael Silva

EDIT: já agora a ordem que deves ter num filtro dever ser esta:

Filtragem mecânica - filtragem química - filtragem biológica, passando a água primeiro pela mecânica e por fim pela biológica.

Editado por Tankado

como tenha no filtro as biobals o substract pro e a esponja grossa que tambem serve para fixar bacterias, vou trocar as ceramicas todas de uma só vez.

faço é tpa só a meio da proxima semana para não perder muitas.

e as tuas algas ja melhorou ?

Posted Image

Grupo Entre Margens

como tenha no filtro as biobals o substract pro e a esponja grossa que tambem serve para fixar bacterias, vou trocar as ceramicas todas de uma só vez.

faço é tpa só a meio da proxima semana para não perder muitas.

e as tuas algas ja melhorou ?

Sim já melhorou, já consigo ver os peixes que estam no outro lado do aquario. xD Para a semana, já deve ficar transparente, ao menos não tive mortes.

Obrigado por perguntares.

Olha eu talves retira-se a esponja grossa (que não tem assim muita eficiencia), e colocava uma esponja fina, para filtração mecanica visto só teres a lã e trocava então tambem as ceramicas.

Editado por Tankado

realmente agora que falas nisso

quando limpo o filtro a esponja ve se que não esta muito suja ou seja deixa passar quase tudo.

na limpeza seguinte vou ver se encontro uma esponja mais fina

Posted Image

Grupo Entre Margens

realmente agora que falas nisso

quando limpo o filtro a esponja ve se que não esta muito suja ou seja deixa passar quase tudo.

na limpeza seguinte vou ver se encontro uma esponja mais fina

Faz isso, só te vai melhorar a filtragem.

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!