2 filtros externos


Recommended Posts

Boas

Tenho 1 aquario com cerca de 300 lts de agua e com um filtro jebo 1200 lts/h e que julgo que é pouco.

Sendo assim vou montar um segundo filtro 2217 com 900lts/h, a minha pergunta é a seguinte :

Como os devo montar ,na parte lateral do aquario, na parte de traz do aquario , em serie ou separados ?

Agradeço o melhor esclarecimento possivel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

E que mais tens dentro do aquário, além da água? :)

 

Pode não parecer importante, mas faz toda a diferença!

 

Para já só te posso responder a uma das tuas perguntas:

 

".../...em serie ou separados ?" - Separados!

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Colocas os dois a trabalhar independentemente, com as saídas de um lado do aquário e as entradas no outro. Se colocares tudo na parte de trás, metes por exemplo as saídas de água para os filtros do lado direito, e as entradas de água para os filtros do lado esquerdo. Assim há uma circulação de água de um lado para o outro do aquário, facilitando o encaminhamento de detritos para o lado certo: o lado da aspiração.

 

Tenta fazer de modo que as saídas de água dos filtros sejam ligeiramente direccionadas para dois sítios. Se os filtros tiverem daquelas saídas tipo bengala, não as coloques de modo a atirarem água para o mesmo sítio.

 

 

Além disso, faltam elementos no teu perfil, como a Localidade, Data de Nascimento e Sexo. Se os preencheres, pode ser que alguém da tua zona te possa dar uma ajuda pessoalmente.

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu por acaso estava a pensar colocar na parte de trás do aquario com a saída de agua em dois lados e a entrada da mesma forma,será pior?

Peço desculpa mas eu ainda sou novo nisto e tenho muito que aprender e com muita vontade de aprender

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Pelo que percebi, e peço já desde desculpa se não é assim, estavas a pensar em colocar o filtro "A" com a entrada de água à direita e a saída de água à esquerda, e o filtro "B" com a entrada de água à esquerda e a saída de água à direita. Ou seja: a entrada de um ao pé da saída do outro e vice versa.

 

Se for isto, não está mal, mas também não está bem! Senão vejamos: o "A" aspira água já filtrada do "B", e o "B" aspira água já filtrada do "A", porque a entrada de um está junto da saída do outro.

 

Se colocares as entradas de "A" e "B" de um dos lados, e as saídas de "A" e "B" no outro, crias uma corrente contínua, sempre de um lado para o outro. Resultado: a água filtrada sai de um lado,nas saídas, "empurrando" a menos limpa para o outro, as entradas. Quando me refiro a entradas e saídas é nos filtros! Entrada de água no filtro e saída de água do filtro.

 

Penso que assim a filtragem se fará de modo mais homogéneo, ou não?

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Podes fazer de um modo ou de outro! Se tiveres peixes pouco "porcalhões", colocas os dois do mesmo modo. Se pelo contrário forem um bocado "porcos", colocas o que tiver maior poder de filtragem a fazer a parte mecânica. Assim dás um pouco de descanso ao mais fraquito, que se ocupará da filtragem biológica.

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho 4 discos mas tenciono adquirir mais 2

Sem querer parecer "chato" se as duas flautas estiverem na parte lateral do aquario e as entradas da água na outra lateral tambem provoca uma corrente boa, certo ? não será melhor deste forma?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Se tens discus, as chamadas solhas :split: , coloca os dois a fazer mecânica e biológica. Como são peixes "sensíveis", no caso de um falhar, o outro aguenta-se à bronca.

 

A posição das flautas e das entradas de água funcionam bem assim como dizes. Depois se verificares que há algum ponto morto de movimentação da água, basta direccionar uma delas, de modo a evitar esse ponto morto. A experiência depois to dirá.

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

David,

 

Se for isto, não está mal, mas também não está bem! Senão vejamos: o "A" aspira água já filtrada do "B", e o "B" aspira água já filtrada do "A", porque a entrada de um está junto da saída do outro.

 

Vou divergir um pouco das tuas opiniões.

 

Primeiro, pq é assim tão diferente como colocar os filtros dependente dos peixes? Se o "robalo" tivesse dado outra resposta, a colocação das entradas e saídas seria assim tão diferente?

 

Outra coisa é a já muito debatida historia de quando a entrada do filtro está do mesmo lado da saída se pensar que a água "filtrada" entra de novo no filtro. Ora se a tomada de água está em baixo e a flauta "empurra" a água em frente, ela há-de ir até ao fundo do aquário (depende obviamente das medidas), vem para baixo e volta para a entrada. Pessoalmente acho uma circulação eficaz.

Com dois filtros crio que ainda mais se justifica. Eu por exemplo tenho dois filtros com uma flauta e entrada de água de cada lado - uma flauta "empurra" a água à superfície para o outro lado do aquário e a outra, oposta, faz a água ir para baixo (tb é o filtro onde tenho ligado o reactor de CO2, logo convém não estar ao cimo) - isto é, os buracos estão a apontar 45 graus para baixo.

Funciona bem :split:

 

Pedro.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

É claro que a "minha" hipótese não é assim tão linear como isso! Estamos a falar de fluídos, e estes têm um comportamento "imprevisível". Mas na minha última resposta também escrevi: "A experiência depois to dirá."

 

Estou desculpado ? :split:

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estamos a falar das flautas ficarem na parte de traz do aquario ou na parte lateral?

Já agora as medidas do aquario 120*45*55.

Eu tenho um filtro jebo 1200lts/h e acho que é muito pouco para este aquario visto ter discos,dai estas questões de como colocar o segundo filtro da melhor maneira.

O segundo filtro sera um 2217

 

Eu estou a aprender por isso todas as ajudas e opiniões são bem vindas,

 

Muito obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Coloca na posição que achares mais estético. Nas laterais ou no fundo, de certo que esses dois filtros irão cumprir muito bem a sua função.

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Talvez poderei dar aqui uma achega.

Dentro de um aquário deve-se criar sempre uma corrente de água o mais abrangente possível. Assim num ponto ficam a ou as entradas de água e no outro a ou as saídas por forma a facilitar o transporte das impurezas para os locais de saída em direcção ao filtro. Existem saídas de diversas tipologias tais como de profundidade e superficiais (a combinação das duas poderá ser interessante e porventura mais eficaz).

Deste modo, deve-se sempre evitar entradas de água opostas com correntes e contra correntes que mais não farão do que estagnar a àgua nalguns pontos. Aqui alguma atenção ao caudal vs tipologia de peixes pois alguns deles dmitem correntes mais brandas e outros mais fortes bem como alguns ainda necessitam de pontos de calma e relax por forma a não stressarem.

 

Se terás dois filtros direcciona as entradas dentro do aquário por forma a formar uma corrente uniformizada e posiciona as saídas no lado oposto ou no final do ciclo se as entradas e saídas ficarem posicionadas no mesmo lado. Nas soluções em que se posicionam as entradas e saídas no mesmo lado, em aquários maiores, por vezes, poderá ser benéfico a inserção de uma bomba de circulação no lado oposto.

 

Em relação de se montar os filtros em paralelo ou em série, sou da opinião que os deves montar em paralelo com diversas vantagens. Uma delas tem logo a ver com o facto de que se algum deles parar ou avariar o sistema é sempre garantido integralmente pelo outro. Outra das vantagens será aquando da limpesa dos mesmos que podem ser feitos alternadamente. Sempre que uma limpesa é efectuada não só são removidos os sedimentos nocivos que ficaram retidos mas tabém perdem-se muitas das células e fauna benéficas que activamente contribuem à estabilidade do aquário. Um mês farias a um e no seguinte ao outro. Atenção: sempre com àgua retirada do aquário.

Na opção de os montar em série os elementos filtrantes teriam que ser reposicionados dentro dos mesmos para que seja respeitada a ordem de filtragem i.e. 1º a mecâmica, 2º a química (caso haja) e, por último, a biológica. Neste caso a vantagem seria a de que se hipoteticamente tivesses no 1º filtro esponja grossa, depois fina e finalmente lã (i.e. só elementos filtrantes mecânicos) e no segundo filtro eventualmente biobolas e cerâmica, práticamente poderias lavar só unicamente os elementos filtrantes do 1º filtro e quase esquecer o segundo (uma manutenção anual bastaria neste segundo), ficando toda a vida biológica preservada.

Editado por LuisGarces
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Acabei montar o segundo filtro

Fiz da seguinte maneira do lado esquerdo atrás coloquei uma entrada e uma saida do lado direito a mesma coisa

Mas parece-me que os discos não gostaram muito,visto que provoca muita corrente em todos os lados. e eles encostaram-se a um canto do aquario.

Amanhã vou mudar de posição colocando as 2 entradas em um dos lados e as 2 saidas no outro lado oposto,para ver se tenho uma corrente menor em um dos lados

Entretanto como posso fazer para que a corrente seja menor ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em série!...

 

Tenho dois filtros, ambos com muitos anos de serviço, o primeiro um fluval (204 se n me engano), faz só filtragem mecânica cheio de cerâmicas, o segundo um eheim 2215 ten 1-2 cm de cerâmicas pequenas, depois a rede de filtragem, depois muitas bioballs e no topo a lã de vidro...

 

Comsigo espaçar mais a manutenção dos filtros porque tenho mais volume de filtragem, tenho dois motores a trabalhar para o mesmo, se um falhar o outro assegura, e estão numa UPS ;).

 

A pesca e saída directa (esqueçam a flauta) do mesmo lado do aqua foi o melhor que já fiz para ter o aquário muito mais limpo. A água circula tudo antes de retornar ao filtro, é garantido.

 

Cumprimentos.

::EndorFeena::Projecto Discus 300L
aquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)
nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)
calhas LED DIY (2010)
CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiro
o meu blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.