JP Publicado Outubro 16, 2003 Publicado Outubro 16, 2003 Oi pesoal! Estou a começar a estudar o aquario marinho e estava interresado em comprar um livro para iniciantes. O meu problema é que sei que há livros que não são grande coisa e não estou para pagar um livro que depois no futuro vou descobrir que foi um mau investimento! Que livros é que recomendam para um principiante neste tipo de aquario?
Marco Madeira Publicado: Outubro 16, 2003 Publicado: Outubro 16, 2003 Olá... Benvindo! Acho uma optima ideia começares por ler e recolher informação antes de começar... Livros para montagem e informação existe um muito bom que se chama: Forum Aquariofilia Este é muito bem e concerteza nunca entre em desatualização ... he he he Agora a serio, é isto mesmo. Para aprenderes a montagem, material necessario e isso tens os forums como este e a internet. Se comprares um livro pode conter tecnicas que já não se usam ou vão deixar de se usar... Agora se quiseres mesmo investir, opta por um livro de corais e/ou de peixes pois o livro será sempre uma referencia... Tens o Corals do Bonerman Excelente, e o Reef Fishs do Scott Michael... também escelente... Uma grande enciclopedia e com muita informação incluindo montagem são os volumes do Nielsen e do Fossa que também são muito bons mas muito caros também... Abraço...
Visitante Publicado: Outubro 16, 2003 Publicado: Outubro 16, 2003 Viva Marco, Já aprendi muito sobre equipamentos e manutenção de um aquario reef aqui no forum, mas tenho muita dificuldade com os nomes dos peixes e dos corais. Logo estou muito interessado em livros. Podes me dizer onde posso adquirir livros como os que descreveste? Obrigado, João Assunção
JP Publicado: Outubro 16, 2003 Autor Publicado: Outubro 16, 2003 Olá Marco, isto é que foi rapidez em responder Estive na amazon a procura do que aconselhas-te, deixa-me só avisar o pessoal interresado do que acredito ser uma gafezita do teclado... é Nilsen sem o "e" e é Borneman...o r estava no sitio errado Tinhas razão e os volumes do Nilsen e Fossa são muito caros, mas vi outra edição deles "Reef Secrets: Starting Right, Selecting Fishes & Invertebrates, Advanced Biotope Techniques" com 240 paginas, por um preço interresante... e parece um livro para iniciantes que está actualizado! Parece uma boa compra, o que dizes?
A l e x a n d r e Publicado: Outubro 16, 2003 Publicado: Outubro 16, 2003 Foi nestes que aprendi mais e são considerados por muitos, os melhores: The Modern Coral Reef Aquarium Vol.1 Fossa and Nilsen The Reef Aquarium Vol.1 Julian Sprung and Charles Delbeek Também tenho os Vol. 2 de cada um deles mas para começar o vol1 é mais que suficiente. O preço realmente não é o melhor, mas vale bem a pena. Os livros que o marco indicou, embora não os tenha lido, são também uma referencia neste campo. Não substituem os que indiquei mas para quem não pode/quer pagar o preço dos primeiros, são uma excelente escolha. manklit Aluga-se este espaço.
Nelson Pena Publicado: Outubro 16, 2003 Publicado: Outubro 16, 2003 jp os livros que o manklit referiu são impecaveis.o modern é para mim o melhor no que respeita a montagem de um aquario.mas o marco disse muito bem que o melhor é o forum.sem duvida .cada caso é um caso .percebes?se queres conhecer especies fica o link. www.liveaquaria.com abraco h2o+something reef club
cesar Publicado: Outubro 17, 2003 Publicado: Outubro 17, 2003 Ola. Mais um voto para a serie de livros "Modern Coral reef Aquarium". Tambem tenho o de peixes do scott michael que acho excelente. Mas o melhor mesmo acho que e pesquisar na net em foruns como este e afins... Abraço
Zé Publicado: Outubro 17, 2003 Publicado: Outubro 17, 2003 Olá E para quem não pesca muito de inglês e que é também um grande livro e em Português é o de Sérgio Gomes "O aquário marinho e as rochas vivas" já li e gostei. Mas como já muito foi citado acima o grande livro é nem mais nem menos o nosso fórum Escuta os outros, ainda que sejam torpes e ignorantes; cada um deles tem também uma vida que contar. Zé
Recommended Posts